Numerais

Olá pessoal, tudo bom?

Seguindo o nosso roteiro de estudos, hoje nós vamos falar sobre os numerais, que são palavras associadas a quantidades e ordens numéricas.



Os numerais podem ser classificados da seguinte forma:

 Numerais Cardinais 
- aqueles que indicam uma quantidade, iniciando de "um" em diante (um, dois, três, etc...), podendo ser representados pelos algarismos arábicos (1, 2, 3...)

 Numerais Ordinais  - aqueles que indicam a ordem ou posição (primeiro, segundo, terceiro, etc...)

 Numerais Fracionários  - aqueles que indicam divisão (meio, terço, quinto etc...)

 Numerais Multiplicativos  - aqueles que indicam aumentos proporcionais (dobro, triplo, etc...)



Tenho o dobro da sua idade (multiplicativo)

Como eu estou de dieta, vou comer somente um terço da pizza (fracionário)

Fiquei em trigésimo lugar (ordinal)

Quem pegou os quatro pedaços de pizza que estavam aqui??? (cardinal)

Não fui eu!


 Numerais ou substantivos coletivos? 

Também são numerais as palavras que expressam um conjunto específico de elementos, como por exemplo: década (10 anos), dúzia (12 elementos), par (2 elementos), novena (9 dias). Porém, tenha cuidado para não confundir numerais com substantivos coletivos

Por exemplo: um molho de chaves indica um conjunto de várias chaves, mas "molho" é substantivo coletivo. Observe que "molho" não indica uma quantidade específica de elementos, mas sim apenas indica um agrupamento de chaves, sem definir quantas são. Por outro lado, em uma dúzia de chaves, eu sei que se tratam, exatamente, de 12 chaves. A palavra "dúzia" indica uma quantidade específica de elementos e é um numeral.


 Escrita por extenso 

Segundo o gramático Domingos Paschoal Ceglla, para escrevermos os números por extenso, devemos intercalar a conjunção "e" entre as centenas e as dezenas e entre estas e as unidades. Não usamos vírgula entre uma classe e outra. Exemplo:

10.147.243 = dez milhões cento e quarenta e sete mil duzentos e quarenta e três. 



Um comentário:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©