Através ou por meio?

tags: através ou por meio qual a diferença entre através e por meio e quando usá-los

Olá povo,

E então? Qual a diferença entre o uso dos termos "por meio" e "através"?

Se você acha que é tudo igual, lamento: está enganado.

O termo "através" tem a ideia de movimento (físico), enquanto o termo "por meio" tem a ideia de instrumento. Meio complicado? Vejamos os exemplos:

O carro de Zucrinilda foi correndo através da rua e, do nada, caiu na lixeira  
(ideia de deslocamento, movimento)

Como ela fez isso?


Acroveraldo venderá seu carro por meio da publicidade
(ideia de ferramenta) 

Hum... Será que anda ainda?

Verbatin!

imagens retiradas respectivamente de:
motorpasion.com.br
humoradois.wordpress.com

Senão ou se não?

tags: senão se não quando usar junto ou separado gramática ortografia

Olá povo,

Quando usar "senão" e "se não"? O pequeno detalhe de escrever junto ou separado enrola muita gente, então vamos ver logo a diferença entre o uso de cada termo.

Se não = "caso não", "quando não"
Senão = "caso contrário", "a não ser", "porém", "do contrário"

Vejamos alguns exemplos:

Se não usar o telefone fixo, não vai conseguir falar conosco 
(Caso não use o telefone fixo, não vai conseguir falar conosco)



Acheropito precisa trocar o air bag do carro, senão não terá segurança 
(Acheropito precisa trocar o air bag do carro, caso contrário não terá segurança) 

Moderno air bag após o veículo ser submetido
ao Brega-Brega Serviços automotivos LTDA


Portanto, veja que "se não" tem um aspecto mais condicional. Por isso, o "se" é separado do "não". É uma condicional "negativa". A positiva seria "se usar o telefone fixo, vai conseguir falar conosco". Portanto, a condicional negativa é separado (se não usar o telefone fixo, não vai conseguir falar conosco). O uso do telefone é uma condição para que a comunicação possa se realizar (por isso chamamos de condição ou condicional).

Já o "senão" não apresenta uma condição, mas sim está mais ligado à ideia de consequência (faça isso, senão acontecerá aquilo). Portanto, temos:

Se não fizer isso, acontecerá aquilo (condicional) = acontecerá aquilo se não fizer isso.
Faça isso, senão acontecerá aquilo (consequência)

Verbatin!

Imagens extraídas respectivamente de:
mais.uol.com.br
twittercomhumor.com

Substantivo (definição)

OS SUBSTANTIVOS


O substantivo diz respeito à classe de palavra com que se nomeia seres em geralOu seja: todas as palavras que funcionam como nomes (para qualquer coisa) são classificadas como substantivos. 

João é um substantivo (porque é nome de gente), assim como cadeira (nome de um objeto), Brasil (nome de um país), Gramaticando (nome do melhor blog de português da galáxia), amor (nome de um sentimento), relâmpago (nome de um fenômeno natural), Matrix (nome de um filme), gato (nome de um animal que gosta de arranhar minha cara quando estou dormindo... além de me olhar com desdém) e Borrazópolis, Putinga e Entrepelado (cidades brasileiras). 




substantivo
CALMA! Não precisa tirar a roupa!
"Entrepelado" é somente o nome da cidade (é um substantivo, nome de lugar)


Resumindo: o substantivo é a palavra que nomeia as coisas e os seres em geral. Toda palavra que funciona como nome de alguém ou de alguma coisa é classificada como substantivo. 

Outro exemplo de substantivo é o glubion

Ué? É sério que você não sabe o que é um glubion

Eu não sei se você reparou, mas o Blog do Gramaticando tem um mascote. Ele é uma gracinha: é amarelo, baixinho, redondinho e usa óculos. Quando ele está irritado, ele pode morder e arrancar sua mão, mas tirando esse pequeno detalhe ele é bem tranquilo. Olha ele aí:

Glubion é um substantivo porque é uma palavra que eu inventei para definir o nome da espécie animal da mascote da Gramaticando. Na realidade, eu tentei desenhar uma coruja, mas acabou saindo essa coisa aí... um glubion. Agora olhando melhor, o glubion parece um minion.


Bem, agora que você já entendeu a definição, vamos estudar a classificação dos substantivos. Afinal, existem diferentes tipos de substantivos de acordo com diferentes critérios. Sendo assim, os substantivos podem ser classificados como comuns, próprios, concretos, abstratossimples, compostos, primitivos e derivados.

É isso que veremos no próximo artigo. Siga o roteiro! 

                               ROTEIRO "CLASSES GRAMATICAIS"                            

Próximo:



Advérbio (lista)

Bem, na postagem anterior (clique aqui para reler) nós vimos o que são os advérbios. Agora, veremos a sua classificação.

Modo
Assim, bem, mal, acinte (de propósito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propósito, para esse fim), debalde (inutilmente), depressa, devagar, melhor, pior, sobretudo, sobremodo, sobremaneira, quase, principalmente, bondosamente, generosamente, cuidadosamente

Obs:  muitos advérbios "de modo" terminam em "mente".

Locuções Adverbiais de Modo
às pressas, às claras, às cegas, à toa, à vontade, às escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a pé, de cor, em vão.

Lugar
abaixo, debaixo, acima, adentro, adiante, afora, aí, além, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aqui, aquém, atrás, cá, dentro, embaixo, externamente, lá, longe, perto, detrás, aonde, onde, defronte, além,  acolá, fora, adiante.

Locuções Adverbiais de Lugar
a distância, à distância de, de longe, de perto, em cima, à direita, à esquerda, ao lado, em volta, por aqui.

Tempo
afinal, agora, amiúde (da expressão a miúdo - Repetidas vezes, freqüentemente, a miúdo), ontem, hoje, amanhã, breve, cedo, constantemente, depois, enfim, então, ora, entrementes (enquanto isso), imediatamente, outrora, primeiramente, primeiro, tarde, provisoriamente, sucessivamente, já, doravante, logo, nunca (é de negação também), sempre, ainda, antigamente, dantes

Locuções adverbiais de tempo
às vezes, à tarde, à noite, de manhã, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia.

Negação
não, tampouco (também não), nunca, jamais, nem.

Locuções adverbiais de negação
de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma, não. e etc.

Afirmação
sim, certamente, decerto, certo, realmente, efetivamente.

Locuções adverbiais de afirmação
de certeza, etc.

Dúvida
acaso, casualmente, porventura, possivelmente, provavelmente, talvez, quiçá, será

Locuções adverbiais de dúvida
por certo, quem sabe.

Intensidade ou quantidade
assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quão, quase, tanto, pouco, demasiado, tão, .

Locuções adverbiais de intensidade ou quantidade
em excesso, de todo, de muito, por completo, por demais.

Exclusão
apenas; exclusivamente; salvo; senão;somente; simplesmente; só; unicamente

Inclusão
ainda; até; mesmo; inclusivamente; também

Ordem
depois; primeiramente; ultimamente

Designação
eis

Interrogação
Onde? Como? Quando? Por quê?

Advérbio (definição)




Meu gato come ração. 



Eu poderia dizer algo do tipo:

Meu gato come ração rapidamente
Meu gato come ração na cozinha.
Meu gato comeu ração ontem
Meu gato comeu rapidamente a ração na cozinha ontem


Perceba que nesses exemplos nós estamos dando detalhes da ação verbal: podemos dar detalhes do modo (ex: rápido, devagar, melhor, pior...), do lugar (ex: na cozinha, no quarto, no Brasil, em Marte), do tempo (ex: ontem, hoje, amanhã), da intensidade (ex: pouco, muito, bastante...) e por aí vai. Essas palavras são os advérbios. São palavras invariáveis que indicam as circunstâncias da ação verbal. Ou seja: os advérbios nos dão detalhes e características da ação verbal. Quando isso acontece, nós dizemos que os advérbios modificam os verbos.




Alguns se flexionam (variam) em grau (ex: pouco/pouquíssimo, perto/pertinho,...), aumentando ou diminuindo a intensidade, além do grau comparativo de superioridade (bem-melhor, mal-pior).

Além dos Verbos...

Os advérbios, além dos verbos, também podem modificar os adjetivos ou até mesmo outros advérbios além de orações inteiras. Veja os exemplos:

Meu gato é muito bom. 
("muito" é um advérbio que intensifica o adjetivo "bom")

Meu gato pula muito bem.
("muito" é um advérbio que intensifica o advérbio "bem", que por sua vez modifica o verbo "pula")


Felizmente, o meu gato é sortudo. 
("felizmente" é um advérbio que modifica a oração inteira)

OBS: muitos advérbios terminam em "mente" (lamentavelmente, rapidamente, felizmente, fatalmente, etc). 

A Classificação

Porém, o mais importante é saber a classificação dos advérbios, ou seja: saber se eles dão a ideia de modo, tempo, lugar, afirmação, negação, dúvida e por aí vai.

No próximo artigo, eu vou falar a respeito da classificação dos advérbios. Clique no link "ir para o próximo artigo".


Dúvida do Internauta # 3

Olá povo

Recebi uma dúvida sensacional de uma de nossas leitoras.  Vou postar aqui e, logo em seguida, responderei. Se você tem alguma dúvida de gramática, use o nosso formulário de contatos ao final do blog que a gente dá uma ajudinha (como o totó aí no lado esquerdo).

Ajude-me... tenho dúvida ao utilizar a palavra naquele ou aquele. Ex: Naquele dia junto ao mar... ou aquele dia junto ao mar? Outro ex: Tremi aquela hora. Ou Tremi naquela hora. Vou esperar ansiosamente as explicações. Obrigada.


Olha, é o seguinte:

Na oração "naquele dia junto ao mar...", eu preciso saber o que tem depois das reticências (os três pontinhos), senão a história é outra (explicarei logo).

Em relação a "tremi aquela hora", serei franco: eu tenho dúvida se essa forma também é certa (eu acho que está errado). Você pode usar "tremi NAQUELA hora" (com certeza, está certo), mas não sei dizer se "tremi AQUELA hora" está 100% certo.

Portanto, escreva "tremi naquela hora" (está certo, pois se trata de uma referência temporal já consagrada).
O negócio é o seguinte: use "aquele" se esse termo fizer parte do sujeito. Use "naquele" se a ação verbal estiver orientado para outro sujeito.

Calma, serei mais claro.

Nas orações abaixo, o "aquele" funciona como pronome demonstrativo e faz parte do sujeito:

"Aquele dia foi rápido."

"Aquele dia acabou."

"Aquele dia foi chato."

Perceba que os verbos se referem ao termo "aquele dia". Portanto, use "aquele" (e não naquele). Estaria errado dizer "naquele dia foi rápido". Fica vago, pois falta um sujeito.

Portanto, use "aquele" se ele fizer parte do sujeito.

"Aquele dia foi chato" (sujeito: aquele dia)

"Naquele dia, eu fiquei chateado" (sujeito: eu)

Agora, vejamos a sua outra frase com o termo invertido e o sujeito expresso (para ficar mais simples):

"Naquela hora, eu tremi".

Quem tremeu não foi "naquela hora", mas sim fui "eu". Fui EU quem tremeu. Portanto, o termo "naquela hora" funciona como referência temporal.  Se fosse a hora que tivesse tremido (estranho, né?) eu escreveria "aquela hora tremeu".

Portanto, veja a diferença:
"Naquela hora, EU tremi". (o "naquele" não faz parte do sujeito)

"Aquela hora tremeu". (o "aquele" faz parte do sujeito).
Em relação à oração "naquele dia junto ao mar...", eu preciso saber o que tem depois das reticências. Veja:

Zucrinaldo
"Naquele dia, junto ao mar, Zucrinaldo bebeu água." (referência temporal)

"Aquele dia, junto ao mar, estava maravilhoso" (o sujeito é "aquele dia").

Na segunda opção, temos: "aquele dia foi maravilhoso" (o que está entre vírgulas é o aposto). Como "aquele dia" é o sujeito, então usamos "aquele" (pronome demonstrativo).


Na primeira opção, o "naquele dia" funciona como referência temporal e o sujeito é "Zucrinaldo". Tanto é que você pode omitir o termo, ficando assim: "Zucrinaldo bebeu água".

"Embaixo", "em baixo", "denovo" ou "de novo"?


tags: de novo ou denovo gramática de novo junto ou separado de novo ou denovo yahoo denovo ou dinovo denovo junto ou separado denovo ou de novo dicionario denovo ou de novo gramática


1) "De novo" ou "denovo"?

Em relação ao "denovo", o correto é escrever "de novo" (separado). Muita gente cisma em escrever "denovo" junto não sei por quê*. Portanto, escreva de novo. A palavra "denovo" não existe.

* Sabe a diferença entre "por que", "porque", "porquê" e "por quê"? É bem simples: veja aqui.



2) "Embaixo" ou "em baixo"?

Quanto ao "embaixo", há pessoas que associam ao "em cima" e dizem: se "em cima" se escreve separado, então "em baixo" se escreve separado também.

Porém, esse pensamento está errado! De modo geral, se escreve "embaixojunto e "em cimaseparado.

Waldir está em cima do ônibus. 
Waldir está embaixo do banco do ônibus. 


 OBS 1: Eu disse "de modo geral" pois, de fato, existe "em baixo" separado, mas o sentido é outro. É empregado quando "baixo" é um adjetivo. Ex: "Dorovaldina sempre se expressa em baixo calão". Nesse caso, "baixo" é um adjetivo. Para os outros casos (que são os mais usuais) se escreve "embaixo".


OBS 2: Também existe a diferença entre o uso de "embaixo" e "debaixo". Use "embaixo" para indicar estado, ou seja, não indica ação ou movimento (ex: há poeira embaixo da cadeira) e "debaixo" para indicar ação ou movimento (ex:a carta passou debaixo da porta). O termo "abaixo" é mais usados em exemplos do tipo: "leia as regras abaixo descritas", sendo, portanto, usado para apresentar uma listagem ou enumeração, seja lá o que for.


Não se vá!

O blog possui planos de estudo on-line grátis sobre verbos, análise sintática e morfologia, contando com módulos teóricos e com mais de 500 exercícios de vestibulares e de outros concursos. Veja nossos assuntos disponível na barra lateral esquerda ou então clique aqui.

Nós temos uma série de ortografia com as dúvidas mais frequentes dos internautas.            



Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©