Adjetivo - definição e classificação


Geraldo usou o serviço da loja.
Geraldo usou o excelente serviço da loja. 


Veja que eu acrescentei um adjetivo para caracterizar um substantivo. É esse o papel do adjetivo: mostrar uma característica do substantivo. Nesse caso, o substantivo é "serviço" e eu estou caracterizando esse serviço como "excelente".

É para isso que o adjetivo serve: ele atribui uma qualidade ou característica a um substantivo.




Agora que já vimos a definição vamos ver a classificação dos adjetivos:


Adjetivos explicativos e restritivos 


Os alunos do professor Geraldo serão ótimos jogadores de futebol. 

Típico aluno veterano do professor Geraldo.


O adjetivo é "ótimos". Agora, são todos os alunos do mundo que serão ótimos jogadores de futebol? E a resposta é: não. Eu só falei dos alunos que têm aula com o professor Geraldo. Logo, existe uma ideia de restrição aí (estamos restringindo o sentido do "ótimos jogadores" apenas aos alunos do professor Geraldo). Portanto, esse adjetivo, nesse contexto, é um adjetivo restritivo.


Todo mundo passa por situações perigosas



Nessa frase, o termo com função de adjetivo é "perigosas", que caracteriza a palavra "situações". Note que, ao contrário do exemplo anterior, a ação verbal se aplica a todo mundo; não se restringe a um certo grupo. Logo, o adjetivo é explicativo.


Além dessa classificação, temos os adjetivos:

compostos (ex: luso-brasileiro), simples (ex: magro), derivados (ex: belíssimo, que vem de "belo") e primitivos (ex: belo).

Os adjetivos, como você percebeu ao longo dessa postagem, se flexionam em número (ex: "ótimo" e "ótimos"), em grau (bonita, bonitona, bonitinha) e em gênero ("ótimo" e "ótima').

Adjetivos pátrios
Relativos ao lugar de origem (cidades, estados, países...)

Exemplo:
Ceará - adjetivo pátrio: cearense
Rio de Janeiro - adjetivo pátrio: carioca ou fluminense
Tangamandápio - adjetivo pátrio: tanga... não sei

Locução Adjetiva 

Quando um termo com mais de uma palavra tem a função de adjetivo, nós o denominamos de "locução adjetiva", da mesma forma que existe "locução verbal" e "locução adverbial".

Carne bovina (adjetivo)
Carne de boi (locução adjetiva)






Plural dos substantivos compostos

Olá povo,

Nós já vimos a definição de substantivo e sua classificação. Nessa postagem, vamos falar a respeito do plural dos substantivos compostos. Se prepare pois não tem jeito: tem que decorar.

Você já viu verbos e advérbios no plural? Por exemplo: qual é o plural de "correr"? Por acaso é "corrers"?
Bem, nem verbo nem advérbio tem plural. Portanto...

REGRA 1: Se o primeiro elemento da palavra composta for um verbo ou for um elemento de uma classe de palavras invariáveis, então somente o segundo irá para o plural.

Exemplos:

GUARDA-ROUPA

plural: GUARDA-ROUPAS (1ª elemento: verbo "guardar". Logo, só "roupa" vai para o plural)


Choupencio comprou dois guarda-roupas na loja Brega-Brega

Típica loja da rede Brega-Brega dotada de seu exclusivo sistema
de segurança de discurso defensivo



ALTO-FALANTE


plural: ALTO-FALANTES (1ª elemento: advérbio "alto". Logo, só "falante" flexiona, indo para o plural).

REGRA 2: Se os termos forem iguais, somente o último irá para o plural.

Exemplo:

RECO-RECO
plural: RECO-RECOS

REGRA 3: Se os dois elementos forem variáveis (forem substantivos, adjetivos ou numerais), então os dois vão para o plural.

Exemplos:

COUVE-FLOR
plural: COUVES-FLORES

SEGUNDA-FEIRA
plural: SEGUNDAS-FEIRAS

Essas foram as regras principais dos substantivos compostos.

Créditos da imagem na própria imagem

Verbatim!

Classificação dos substantivos

Já definimos e explicamos o que é um substantivo (clique aqui para reler). Agora, veremos como os substantivos podem ser classificados. 

SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS X SUBSTANTIVOS COMUNS

Os substantivos próprios são nomes que que se referem a algo ou a alguém de modo específico e particularsendo escritos sempre com letra maiúscula, enquanto que os substantivos comuns são nomes comuns e genéricos, sendo escritos com letra minúscula. 

A palavra "país" é um substantivo comum, enquanto que "Brasil" é um substantivo próprio (pois é o nome de um país específico). A palavra "empresa" é um substantivo comum, enquanto que Google é um substantivo próprio (é o nome de uma empresa específica). 

Titanic é substantivo próprio (nome de um navio e também de um livro e também de um filme), África é substantivo próprio (nome de um continente), João é substantivo próprio (nome de pessoa), enquanto que as palavras "navio", "livro", "filme", "continente" e "pessoa" são substantivos comuns (genéricos), escritos com letra minúscula. 

São substantivos próprios nomes de pessoas, de empresas, de cidades, de filmes, de livros etc. 


Agora, veja uma coisa interessante:

A palavra "caneta" é um substantivo comum, certo? Eu tenho uma caneta aqui, você tem a sua caneta aí e há canetas espalhadas pelo mundo. A palavra "caneta" é um nome comum de um objeto comum. Se eu acordar mal-humorado amanhã e resolver, do nada, trocar o nome do meu cachorro para "caneta", aí esse substantivo passa a ser próprio e eu usarei a letra maiúscula: "Venha cá, Caneta!". Não se trata mais do objeto caneta (substantivo comum), mas sim do nome próprio do meu cachorro. Portanto, é fundamental estarmos sempre atentos ao contexto, ou seja: à situação em que a palavra estiver sendo utilizada. 

Sorria, Caneta! Que coisa linda!



SUBSTANTIVO SIMPLES X SUBSTANTIVO COMPOSTO

Os substantivos simples são formados por apenas um radical, enquanto que os substantivos compostos são formados por mais de um radical

Por exemplo: "flor" é substantivo simples, mas "couve-flor" é substantivo composto (couve + flor).

OK, mas... o que é radical?

O radical nada mais é do que o pedaço da palavra que guarda o significado dessa palavra, se repetindo nas palavras que pertencem a uma mesma família (ex: pedra, pedreiro, pedregulho, pedreira etc). Depois nós vamos estudar isso com mais detalhes (no conteúdo de Estrutura e Processo de Formação de Palavras).


SUBSTANTIVO PRIMITIVO X SUBSTANTIVO DERIVADO 

Os substantivos derivados são criados a partir de um primitivo. Por exemplo, o substantivo "pobreza" é derivado de "pobre". Logo, a "pobreza" é um substantivo derivado, enquanto que "pobre" é um substantivo primitivo. 


Burrice é uma palavra derivada de burro



Observação: As palavras podem mudar de classe gramatical de acordo com o contexto (ou seja: de acordo com a situação em que elas são usadas). "Burro" pode funcionar tanto como substantivo, indicando o animal ("o burro está amarrado a uma cadeira"), como também pode ser adjetivo, indicando um xingamento, uma ofensa (ele é muito burro!). Veremos a classe dos adjetivos mais adiante.  


SUBSTANTIVOS CONCRETOS X SUBSTANTIVOS ABSTRATOS


Substantivos concretos são aqueles que existem por si só, enquanto 
que os substantivos abstratos são aqueles que dependem de outros substantivos para existirem. 


NÃO ENTENDI NADICA DE NADA!


Calma... veja o exemplo:


João sentiu felicidade porque ganhou um grande desconto na loja


Belo desconto



João é o nome de uma pessoa e ele existe por si só, sem depender de ninguém para existir no universo. Logo, João é substantivo concreto. Por outro lado, a felicidade (nome de um sentimento) precisa de alguém para existir (pois um sentimento existe porque alguém sente esse sentimento). Se ninguém sentir felicidade, ela não existe, entendeu? A felicidade, por ser um sentimento, só existe porque existem seres vivos para sentires esse sentimento.  Portanto, os sentimentos são substantivos abstratos (dependem da existência concreta de alguém para existirem, para se manifestarem).

AINDA NÃO ENTENDI!

Calma, jovem... Observe, com atenção, estas duas frases:


A esteira de Janete.
A beleza de Janete.


Agora, vamos supor que Janete foi caminhar na esteira e morreu de forma misteriosa.





A Janete morreu, mas a esteira dela continua existindo, já que a esteira independe de Janete para existir. É por isso que esteira é um substantivo concreto (é algo que existe por conta própria).

A Janete morreu, então a beleza dela se foi junto com ela, não é verdade? Isso ocorre porque beleza é um substantivo abstrato (só existe em função de algo, ou seja: depende de outro substantivo para existir).



DICAS


Essa questão sobre a existência das coisas é algo que pode confundir a gente. Sendo assim, aí vão algumas dicas importantes:

De um modo geral, são substantivos abstratos: ações ("o canto", de cantar; "a corrida", de correr; "a venda", de vender; "o nado", de nadar, etc) sentimentos (felicidade, amor, tristeza, vergonha), sensações (fome, sede, calor), virtudes e qualidades (bondade, fé, inteligência, paz, justiça, liberdade).

E, de modo geral, são substantivos concretos tudo o que não for substantivo abstrato, tendo existência própria: pessoas (João, José, Maria, Astolfo, Paulo, Chico), lugares (Brasil, Rio de Janeiro, Marte, Europa, Ponta Grossa), objetos (colher, copo, computador, celular), animais, frutas, vegetais e minerais (cavalo, burro, alface, tomate, maçã, banana, ferro, ouro).

Também são substantivos concretos: fenômenos naturais (chuva, dia, noite, temporal, vento), entidades (Deus, espírito, demônio, diabo, fada, duende, gnomo) e conceitos matemáticos (algarismo, número, linha, triângulo). Cuidado com a pegadinha: tempo, oxigêniodinheiro também são substantivos concretos.

Atenção: Deus é substantivo concreto,.

Também são substantivos concretos: diaboanjodemôniofadagnomoduende. Eles existem, seja no mundo real, seja no mundo imaginário. Portanto, entidades sobrenaturais ou fantasiosas são substantivos concretos. 

OBSERVAÇÃO

Você acabou de ver quatro pares de classificações para os substantivos: próprios e comuns, simples e compostos, primitivos e derivados, concretos e abstratos. É importante salientar que um mesmo substantivo pode ser classificado em cada um desses pares de classificações (uma classificação não exclui a outra). 

Por exemplo:

A palavra "gato" é um substantivo comum, simples, primitivo e concreto







SUBSTANTIVOS COLETIVOS

Ainda temos os substantivos coletivos, que são usados para definir um grupo ou conjunto de seres ou coisas.

Ex: molho (conjunto de chaves), alcateia (grupo de lobos), arquipélago (conjunto de ilhas), atlas (conjunto de mapas) etc.






           ROTEIRO "CLASSES GRAMATICAIS"        

Próximo:


Aviso

Por conta do tempo curto, o Blog do Gramaticando voltará a ter postagens semanais.

Eu mantenho esse blog por conta própria e, às vezes, as minhas ocupações e compromissos aumentam, dificultando o meu trabalho no blog. Ao contrário de muitos outros blogs e sites, o Gramaticando não é sustentado e motivado por publicidade. Faço esse blog por espontaneidade. A minha motivação é saber que posso ajudar as pessoas a compreenderem melhor a nossa língua num jeito diferente e mais espontâneo.

Logo, preciso de tempo para cada postagem. Pesquisar imagens e estudar um modo de expressão objetivo, simples, acessível e pedagógico não são tarefas fáceis.Reduzirei o número de postagens publicadas, porém vou manter a credibilidade e a qualidade do conteúdo, pois encaro com seriedade e responsabilidade essa tarefa.

Atenciosamente,

Vinic

Espectador ou expectador?

tags: como escrever expectador espectador qual é a diferença como se escreve

Olá povo,

Qual é o certo: "espectador" ou "expectador"?

Não fique chocado: as duas formas estão corretas. Claro que você não pode pôr os burros na frente da carroça e fazer confusão com os significados. Vejamos a diferença:

ESPECTADOR 

São as pessoas que assistem a alguma coisa (filme, teatro, etc...). Por isso, no caso de televisão, os espectadores são chamados de "telespectadores".

O programa "Corta-se Cabelo", que é exibido ao vivo, tem muitos telespectadores




EXPECTADOR 

Vem de "expectativa", ou seja: aquele que espera por algo, que "tem expectativa". Portanto, se alguém tem expectativa de alguma coisa, esse alguém é um expectador (em relação a essa coisa).

crédito da imagem:
dabliodablio.com

Como se escreve infraestrutura

tags: como se escreve infraestrutura infra-estrutura

Olá povo,

Como se escreve: infraestrutura ou infra-estrutura?

E a resposta é: INFRAESTRUTURA.

De acordo com a Nova Ortografia, o hífen entre dois termos é banido quando o prefixo termina com uma vogal diferente daquela que incia a segunda palavra. Portanto, escreva tudo junto.

Não entendeu pocilgas? Vejamos...

1ª termo: INFRA
2ª termo: ESTRUTURA

O 1ª elemento termina com A e o segundo começa com E. São vogais diferentes. Portanto, o hífen é assassinado.

Só para lembrar: infraestrutura significa o conjunto de instalações e serviços que fazem uma cidade funcionar (esgoto, eletricidade, água, etc...) ou alguma outra coisa funcionar (se referindo às instalações estruturais, claro).

A BREGA-BREGA Linhas Férreas tem uma ótima infraestrutura.



crédito da imagem:
humorcomrisada.blogspot.com

Viagem ou viajem

tags: viagem ou viajem como escrever corretamente

Como escreve: viagem ou viajem?

Resposta: As duas formas estão corretas! 

O que muda é o jeito de usá-las. Observe:

VIAGEM

Com "g" é substantivo.

Gosto daquela viagem.


VIAJEM

Com "j" é verbo:

Espero que Joaquina e Severino viajem bem amanhã. 




Como se escreve de repente?

tags: de repente ou derrepente nova ortografia como se escreve como escrever de repente

Olá povo,

Se você costuma escrever "derrepente" (tudo junto), então se prepare para uma notícia triste: você é um pseudo-letrado.

Mas agora você sabe: o correto a se escrever é "de repente". O "derepente" (tudo junto) praticamente não existe.

Portanto, escreva sempre "de repente" (separado).

De repente, Aldegundo caiu no mar


créditos da imagem:
favoritos.wordpress.com

Como escrever dia a dia

tags como escrever dia a dia ou dia-a-dia 

Olá povo,

De acordo com a Nova Ortografia, devemos escrever dia a dia (sem hífen). Portanto, esqueça o hífen nessa palavra!

Essa é uma regra que se aplica às palavras compostas que possuem elementos de ligação entre elas (claro que tem algumas exceções). Como exemplo, temos: pé de moleque, fim de semana, cor de vinho, cara de pau, camisa de força, corpo a corpo, passo a passo, lua de mel, maria vai com as outras, queda de braços... e a lista é longa, minha gente!

O que foge a essa regra são as seguintes palavras: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa (sempre há exceções para toda regra da gramática!). Além delas, é exceção também os nomes de espécies zoológicas ou botânicas e os nomes pátrios (de lugares).

Godofrêncio e seu dia a dia no trabalho...


Verbatin!

Crédito da imagem
ultimoriso.blogspot.com

Mussarela ou muçarela

tags: mussarela ou muçarela muçarela ou mussarela muçarela mussarela como escrever

Olá povo,

Hoje vamos provar que a voz do povo é a voz de Deus usando a muçarela.

Muçarela se escreve corretamente assim: MUÇARELA. Vem do italiano, mozzarella. Como o bom e velho português não está acostumado com o "z" duplicado, a elite dos letrados trocou os dois "z" pelo "ç". Portanto, o correto é: MUÇARELA.

Porém, caiu no gosto popular a forma "mussarela", que acabou se consagrando como mais um daqueles erros de grafia que, de tanto serem repetidos, parecem que estão certos. Escrever "mussarela" está errado! O certo é "muçarela", mas as pessoas insistem em "mussarela".

Logo, se você é um pseudo-letrado, escreva "mussarela". Porém, se você for um letrado, escreva MUÇARELA.

Acheropito pôs muçarela tanto no ensopado de cachorro, como no cachorro-quente.



Verbatin!

crédito das imagens na ordem em que foram apresentadas:
orapois.com.br
na imagem 



O que faz um território virar nação?

O que faz um território virar uma nação? Talvez você responda que seja a sua história ou sua cultura. Outro, talvez, responda que são os símbolos nacionais e os estereótipos do nacionalismo. De modo mais formal e diplomático, você pode responder que, para um território virar uma nação, ela precisa ter sua independência reconhecida pelos outros países, como prevê os protocolos internacionais. 

Entretanto, muito mais do que tudo isso, ser nação é ter identidade. Ser nação é ter uma fisionomia, é ter uma face, é ter um nome. Muito mais importante do que gritar "independência ou morte" no Ipiranga, é manter e relembrar esse histórico momento por 189 anos. 

Ao comemorarmos o 7 de setembro, estamos reafirmando nossos valores históricos, cultivando a nossa nacionalidade e consolidando nossa identidade. 

Já podeis da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
(trecho do Hino da Independência) 

Independência ou Morte, de Pedro Américo     1888 (óleo sobre tela)

De baixo ou debaixo?

tags: de baixo ou debaixo como escrever ortografia gramática 

Olá povo,

Hoje vamos complementar um assunto bem interessante da ortografia: "de baixo" ou "debaixo". Qual é o certo? Será que tem diferença?

E...

than-than-than-thaaaannn (isso soou brega, não?)

As duas formas estão corretas. Bem, vamos ver, devagar, quando escrever um e quando escrever outro.

Quando se usar DE BAIXO (separado)

1) Se usa quando estiver associado com "alto" ou "cima".

Jurandimar foi comprar uma casa. Ontem, ele a olhou de baixo a cima

... hum, acho que prefiro comprar uma "casa aérea"
OBS: corresponde a "de cima a baixo" também.

2) Se usa quando "baixo" foi adjetivo (qualificando um determinado termo).

Jurandimar disse palavras de baixo calão após entrar na piscina. 

Jurandimar é o indivíduo da direita 

 

Explicando melhor: quando "baixo"é um adjetivo, ele está qualificando o termo a que ele se refere. Portanto, o correto a dizer é "palavras de baixo calão", pois "baixo" é um adjetivo que caracteriza "calão" (o calão é baixo). Da mesma forma, o correto é dizer "roupas de baixo", pois "baixo" é um adjetivo que caracteriza o termo "roupas" (roupas para serem usadas de baixo da roupa usual).

3) Quando puder ser substituído por "de cima"


Juvêncio saiu de baixo do touro
(Juvêncio saiu "de cima" do touro )


Que final terá essa cena?

DEBAIXO (junto)

Se não se enquadrar em nenhum dos itens anteriores, então escreva "debaixo" junto.

Observação: com frequência, o termo "debaixo" é seguido de preposição, enquanto que "de baixo" não é. Exemplo:

Carlito se escondeu debaixo da pia

Para ver a grafia correta de "embaixo" ou "em baixo", CLIQUE AQUI.

crédito das imagens 
terraruim.wordpress.com
natpm.com
culturamix.com


Acesse nossa série sobre ortografia clicando BEM AQUI e seja feliz!


Afim ou a fim de?

tags: como se escreve se diz afim a fim de que separado junto gramática

Ahhhh.... estou tão afim da Juvenalda!
Quer dizer... estou a fim da Juvernalda... Ou melhor... Não sei...

Juvenalda e seu sorriso contagiante

Que situação, hein? E aí, qual é o certo: a fim de (separado) ou afim (junto)?

Bem, para escrever, existe tanto o "afim" junto e "a fim" separado. Vejamos:

1) A fim de 

Pode significar: Vontade, desejo, disposição, finalidade

Estou a fim de vender seu carro
(estou com vontade de vender seu carro)

Você compraria?

Adalgamir não está a fim de fazer nada hoje
(ele não está com vontade\com disposição de fazer nada hoje)

Emadolnida está a fim de Acheropetônio
(literalmente: Ela está "com vontade de dar uns pegas" nele)


Zucrinalino vai juntar dinheiro a fim de comprar um carro novo.
(finalidade: ele vai juntar dinheiro para comprar um carro novo)

2) Afim (junto)

O "afim" (junto) só é usado por gente culta, por gente pseudo-culta ou por vestibulando. É bem comum seu uso no plural (afins).

Pode significar: afinidade, parentesco, semelhança

Abigonaldo, você precisa praticar atividades físicas, como corrida, natação, futebol e afins 
(...atividades físicas, como corrida, natação e atividades semelhantes a essas\parecidas com essas)

Abigonaldo em seu melhor lance no futebol

Eles são afins 
(eles são próximos\parentes\têm afinidade um com o outro) 





Se você escreve "afim" e "a fim" corretamente, meus parabéns: você é um letrado! Caso contrário, você é um pseudo-letrado. Entretanto, não entre em desespero: o Gramaticando está aqui para isso!

Acesse nossa série sobre ortografia clicando BEM AQUI e seja feliz!

Verbatin!


Para dúvidas e sugestões: use o nosso formulário de contato ao final dessa página ou faça um comentário. 


Para xingamentos e barracos: aperte a tecla "10" de seu telefone e depois tente morder seu próprio cotovelo. 

créditos das imagens (na ordem em que foram apresentadas):
humorvip.wordpress.com
humoradois.wordpress.com
article.com.br

QUIZ GRAMATICANDO VERSÃO 1 (RESPOSTA)


Abaixo, as respostas comentadas da versão 1 do Quiz Gramaticando: 




Questão 1) Qual é a palavra que está escrita de modo correto? 



DESAFIO - QUIZ 1


Resolva o QUIZ GRAMATICANDO 1 da série "Ortografia". 

 Será que você é capaz de acertar as 10 perguntas? 


FAZER QUIZ (CLIQUE AQUI) 






Compartilhe no Twitter e no Facebook o seu resultado, mostrando-o a todos!



VERBATIN!




ESCREVA CERTO - Catálogo Ortográfico



Este é o catálogo ortográfico do Blog do Gramaticando







Nos ajude a aumentar essa lista, comentando as suas dúvidas! 


Excessão ou exceção?


tags: exceção ou exceção? como escrever? gramática, ortografia

Olá!

Como devemos escrever: "exceção" ou "excessão"? Será que você também comete esse erro? É o que você vai ver nesta postagem.


Bem, a forma correta é "exceção", com "ç".


"Astolfo, sua dieta é livre, mas tem uma exceção: salada de cachorro." 





Significado 
A palavra "exceção" está associada a "exceto", que dá a ideia de "algo fora do contexto, não comum ao contexto". No exemplo, "salada de cachorro" é uma exceção à dieta livre, ou seja: não se enquadra na dieta, está fora dela. 

Classe gramatical
Trata-se de um substantivo feminino.


Próxima dúvida:
ONDE ou AONDE? 




Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©