CH - Política










Olá galera,

Vamos começar a série "Conhecimento de Mundo" falando sobre Política! Que maravilha, não?

Dilma mandando menina cega olhar para a câmera durante premiação
  Acontece que, muita gente, ao escrever sobre política nas redações, só sabe dizer que todo político é corrupto e não presta, que faltam investimentos na educação, que "tudo termina em pizza", mas sequer sabe o que faz um deputado ou um senador. 
  Antes de escrevermos qualquer coisa sobre política, precisamos, ao menos, saber como tudo funciona, não? Então, aí vai um baita resumão para quem está completamente zerado no assunto.

Vamos ver, agora, como o Brasil funciona!





Os Poderes

  Bem, o presidente não é o “super-homem”: ele não pode fazer o que vier na cabeça. Todo o controle do governo do país é administrado por um “sistema de freios”. Você já vai entender o que eu acabei de dizer.



  Um camarada chamado Montesquieu bolou a ideia inteligente: “só o poder freia o poder”. É perigoso encher um cara de poder; para maior controle e segurança, é preciso dividir o poder. Assim, nasceu os 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. São eles quem governam o país. 

O Presidente


  O presidente representa o Executivo: ele precisa estar em harmonia com o Legislativo e com o Judiciário para poder governar. Se dá uma louca nele e ele resolve declarar guerra para o mundo todo, ele precisa da aprovação do Legislativo, que é representado pelo Congresso Nacional. E do mesmo modo, o presidente pode não aprovar (vetar) projetos elaborados pelo Congresso Nacional. Então veja que é um “freando” o outro: um depende da aprovação do outro. Portanto, lembre-se: presidente não é “super-homem”; ele depende dos outros 2 poderes para governar. 


  Agora, eis a questão: o que cada um faz? Bem, o Executivo (o presidente) propõe as ações e o Legislativo (Congresso Nacional) as controla. Tudo o que dá na cabeça do presidente é analisado pelo Legislativo. E tudo o que o Legislativo aprova, o presidente pode vetar. O Judiciário é representado pelo Supremo Tribunal Federal e trata da justiça no país. É o Legislativo que projeta e cria as leis e o Judiciário regula o cumprimento delas.


  O Legislativo, que é representado pelo Congresso Nacional, é formado por duas “casas”: não é casa de se morar, mas sim são duas “câmaras”, dois órgãos: O Senado e a Câmara dos Deputados. Pode ver que tem um “copo” para cima e outro para baixo. Daqui a pouco nós veremos o que isso significa. É lá que o presidente trabalha em seu gabinete (e o lugar onde ele mora é o Palácio da Alvorada). 



Congresso Nacional,
Palácio da Alvorada
 
 Qual é a diferença entre o Senado e a Câmara dos Deputados? Na prática, a Câmara projeta e propõe as leis, enquanto o Senado as revisam, analisam e as aprovam ou não. Na Câmara, existem 513 deputados para criarem as leis, enquanto o Senado possui 81 senadores para avaliá-las.

  De modo geral, o Senado representa os estados federativos, enquanto a Câmara representa o povo em geral. No edifício do Congresso Nacional, a Câmara é o copo virado para cima (aberto para o povo) e o Senado para baixo (é mais restrito para as unidades da federação, ou seja, os estados). 



Exemplo de deputado
 

  Você pode encontrar o conteúdo completo no meu blog de artigos, o VINICBLOG. Basta clicar aqui e acessar o post-piloto da série "Política para Iniciantes". 



Aprimore seu conhecimento de mundo, fuja do senso comum e inove!  


crédito das imagens (na ordem em que foram apresentadas)
coelhodomal.com
na imagem
supermontagens.com.br
folhape.com.br
comerciododf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário