Trás ou Traz?


"Uma boa esposa traz equilíbrio para o marido".
"Uma boa esposa trás equilíbrio para o marido".

Gente, o "traz" vem do verbo "trazer". Já o "trás" significa "atrás", sendo um advérbio de lugar. Observe que "traz" não é acentuado e que "trás" é acentuado. Portanto, não vamos misturar essas duas formas, ok?

Logo, o correto é: "uma boa esposa traz equilíbrio para o marido".

Exemplos com "trás":
"Ela olhou para trás". 
"Ela passou por trás". 


Dicas de Caligrafia

Letra feia é uma coisa. Letra bonita é outra coisa. Letra legível é outra coisa. Letra ilegível é outra coisa. 

Qual é o tipo de letra que você precisa usar na redação? Resposta: letra LEGÍVEL, que possa ser lida. Isso independe de beleza.
 Você pode escrever de modo torto e feio, mas se eu puder ler o que você escreveu então quer dizer que a letra é "legível".

Dicas gerais de caligrafia.

1ª) O "i" e o "j" tem pingo sim. Não adianta ficar teimando e ignorando o maldito pingo.

2ª) O til é isso: ~. Pronto. Apenas um "s" deitado e esticado. Às vezes, por simples preguiça, acabamos transformando o til num traço horizontal.

3ª) Diferencie o "a" do "o". Lembre que o "o" é cortado e o "a" tem a perninha.

4ª) Diferencie o "r" do "s". Essa é, sem dúvida, o maior problema da caligrafia. Na letra cursiva, dependendo do modo que a gente escrever, nós acabamos transformando o "r" e o "s" na mesma letra. "Como fazer então?" Dê o seu jeito: pegue uma folha de papel e vai treinando. Depois mostre pra tia, pra vizinha, pra mãe ou pra qualquer um e veja se eles conseguem diferenciar as duas letras. Caso contrário, será melhor treinar mais.

5ª) Diferencie as letras maiúsculas das minúsculas. Pode parecer simples, mas tem gente que coloca as letras maiúsculas e minúsculas na mesma altura e no mesmo modelo de modo inconsciente, sem perceber. 




Foto: Letra feia é uma coisa. Letra bonita é outra coisa. Letra legível é outra coisa. Letra ilegível é outra coisa. 

Qual é o tipo de letra que você precisa usar na redação? Resposta: letra LEGÍVEL, que possa ser lida. Isso independe de beleza. Você pode escrever de modo torto e feio, mas se eu puder ler o que você escreveu então quer dizer que a letra é "legível". 

Dicas gerais de caligrafia. 

1ª) O "i" e o "j" tem pingo sim. Não adianta ficar teimando e ignorando o maldito pingo. 

2ª) O til é isso: ~. Pronto. Apenas um "s" deitado e esticado. Às vezes, por simples preguiça, acabamos transformando o til num traço horizontal.

3ª) Diferencie o "a" do "o". Lembre que o "o" é cortado e o "a" tem a perninha. 

4ª) Diferencie o "r" do "s". Essa é, sem dúvida, o maior problema da caligrafia. Na letra cursiva, dependendo do modo que a gente escrever, nós acabamos transformando o "r" e o "s" na mesma letra. "Como fazer então?" Dê o seu jeito: pegue uma folha de papel e vai treinando. Depois mostre pra tia, pra vizinha, pra mãe ou pra qualquer um e veja se eles conseguem diferenciar as duas letras. Caso contrário, será melhor treinar mais. 

5ª) Diferencie as letras maiúsculas das minúsculas. Pode parecer simples, mas tem gente que coloca as letras maiúsculas e minúsculas na mesma altura e no mesmo modelo de modo inconsciente, sem perceber. 

Você tem mais alguma dica? Talvez eu tenha me esquecido de alguma. Faça um comentário e compartilhe a sua dica conosco!

Como estudar Português?

como estudar português sozinho pela internet





Por onde eu começo? O que eu faço?


Vamos começar pelo começo, ora bolas!


[ 1 ] Cada palavra da língua portuguesa é formada por uma combinação de letras, que por sua vez têm sons. Assim, letras e sons se articulam para formar todas as palavras que existem no universo (LINDO!) e essa é a área de estudos da Fonologia e da Estrutura e Formação de Palavras. Portanto, se você precisa estudar todo o conteúdo de Língua Portuguesa, seria interessante começar daqui. 



[ 2 ] As palavras, uma vez formadas, precisam ser classificadas de acordo com suas características. Ou seja: toda palavra de uma língua é classificada, individualmente, em Classes Gramaticais (substantivos, adjetivos, preposições, verbos, pronomes, etc) e é fundamental conhecer cada classe gramatical, pois os demais conteúdos vão exigir esse conhecimento de você. Portanto, é importante estudar esse assunto antes de seguir para qualquer outro. 

O conteúdo de Estrutura, Formação de Palavras e Classes Gramaticais faz parte da Morfologia, que estuda a forma, estrutura e classificação das palavras de forma isolada (sem considerar o contexto, as frases etc). 

[ 3 ] Ao terminar esses conteúdos, você pode estudar Acentuação e também Nova Ortografia, dois assuntos interligados que podem ser melhor compreendidos depois de você ter estudado o que eu disse em [ 1 ] e [ 2 ].  Também poderia aproveitar esse momento para estudar Parônimos e Homônimos e todos os assuntos relacionados à ortografia (ou seja: relacionados à escrita adequada das palavras). 

[ 4 ] Bem, até aqui você estudou as palavras de forma isolada, mas elas não vivem isoladas: elas se combinam, formando frases, desde frases simples até períodos mais complexos e doidos. Entra em ação, então, a Sintaxe (Análise Sintática), que vai estudar o que cada palavra faz dentro de cada frase, classificando as palavras de acordo com a função que desempenham em cada sentença. Observe este exemplo maravilhoso, fruto de minha criatividade em criar frases originais:

Gertrudes está vendendo pinguins

"Gertrudes" e "pinguins" são substantivos (classe gramatical), mas desempenham diferentes funções dentro dessa frase esquisita: afinal, uma coisa é vender e outra coisa é ser vendido. Portanto, na classificação sintática, Gertrudes é classificada como "sujeito" da oração, enquanto que "pinguins" é classificado objeto direto. Ambos continuam sendo substantivos (na classificação por classes gramaticais), mas cada um tem uma função sintática específica dentro dessa frase (sujeito e objeto).

Não dá para estudar esse assunto sem conhecer as classes gramaticais. Se você partir direto para a Sintaxe sem conhecer nada sobre classes gramaticais, você vai se enrolar, principalmente quando for estudar a sintaxe do período composto. Portanto, antes de estudar Sintaxe, dê uma revisada nas Classes Gramaticais. É por isso que há professores que trabalham esses dois conteúdos de forma simultânea (Morfossintaxe: Morfologia + Sintaxe), articulando classes gramaticais com função sintática. 


Os pinguins da Gertrudes


[ 5 ] Depois de estudar Fonologia, Estrutura e Formação de Palavras, Classes Gramaticais e Sintaxe, será infinitamente melhor estudar outros assuntos, como Concordância e Regência Verbal, Crase, Pontuação, entre outros. 

Obviamente, em caso de emergência, você até pode estudar esses outros assuntos sem saber nada sobre Classes Gramaticais e Sintaxe, mas aí o seu estudo vai se limitar somente à memorização de regras, sem entender a lógica e o fundamento delas. 

Afinal, eu acho muito melhor estudar concordância e regência verbal depois de estudar os verbos e a sintaxe do período simples. É muito melhor estudar o emprego da vírgula depois de estudar a sintaxe do período composto. É muito melhor estudar crase depois de estudar regência verbal e combinação e contração de preposições, artigos e pronomes. E por aí vai...

Tendo essas informações em mente, escolha, agora, o seu roteiro de estudo e siga em frente!

Obs: além dos roteiros de estudo principais, há outros conteúdos disponíveis no menu da barra lateral do blog (à esquerda). 

Roteiros de Estudo


FONOLOGIA, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Aqui você vai aprender tudo sobre os morfemas e sobre os fonemas. Ou seja: você vai aprender tudo sobre os sons das palavras (fonemas) e sobre os elementos estruturais das palavras (morfemas). 

Para acessar o conteúdo sobre Fonologiaclique aqui
Para acessar o conteúdo sobre Estrutura das Palavrasclique aqui.
Para acessar o conteúdo sobre Processos de Formação de Palavrasclique aqui

CLASSES GRAMATICAIS (acessar roteiro)

Aqui você vai estudar toda a classificação das palavras (adjetivo, advérbio, conjunção, preposição, pronome, interjeição, substantivo, numeral, artigo e verbo). O roteiro já apresenta os assuntos na ordem estratégica (basta seguir a ordem).


VERBOS+ (acessar conteúdo)


Verbos+ é um complemento do roteiro de estudo Classes Gramaticais e ele serve para aprofundar o seu estudo sobre os verbos. 

Aqui você vai estudar a classificação das palavras dentro das orações (sujeito, verbo, objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial, adjunto adnominal, etc) e também vai estudar os tipos de orações (orações coordenadas e subordinadas).

ORTOGRAFIA
O Roteiro Ortografia é composto pelos seguintes assuntos (clique para ter acesso):
CraseAcentuaçãoVírgulaHífenDúvidas de Ortografia e Regras de Ortografia.


OUTROS ASSUNTOS DA GRAMÁTICA

Figuras de Linguagem

Olá povo!

Hoje nós vamos falar a respeito das figuras de linguagem

 PRINCIPAIS FIGURAS DE LINGUAGEM 

 1) Metáfora e Comparação  

A metáfora nada mais é do que uma comparação sem o elemento comparativo. Por outro lado, a comparação possui elemento comparativo. Veja:

O meu cachorro é um coelho (metáfora)
O meu cachorro é como um coelho (comparação)

figuras de linguagem



Observe que, ao usarmos um elemento comparativo (no exemplo foi "como") estaremos fazendo uma comparação. Caso não usarmos um elemento comparativo estaremos fazendo uma metáfora.

 2) Metonímia 

Bonifácio lê Paulo Coelho.
Bonifácio está sem teto. 
Bonifácio comeu uma caixa de chocolates


Todos esses exemplos caracterizam a metonímia. Na metonímia, nós usamos uma palavra no lugar de outra e essa palavra não pode ser lida ao "pé da letra" (de modo literal), mas mesmo assim nós conseguimos entender o sentido da frase.  

Dizer que alguém "lê fulano de tal" significa dizer que alguém lê os seus livros. Portanto, Bonifácio não pega o Paulo Coelho em pessoa e o "lê", mas sim lê os livros de Paulo Coelho. Dizer que "Bonifácio está sem teto" não significa dizer que ele está morando num lugar "sem telhado", sem o teto físico, mas sim que ele está sem lugar para morar. Dizer que Bonifácio comeu uma caixa de chocolates não significa dizer que ele comeu a caixa, mas sim que ele comeu os chocolates que estão dentro da caixa. 

 3) Prosopopeia ou Personificação 

Trata-se de atribuir características humanas a outros seres e de objetos.

O sol nasceu sorrindo.
A lua chorou.
O cachorro assustou o outro, gritando: "surpresa!"




O sol não sorri. A lua não chora. Cachorro não fala. Afinal, essas ações são feitas pelos humanos. 

 4) Eufemismo 

É um modo de dizer mais "suave", abrandando determinada informação. Por exemplo: ao invés de falarmos "Fulano morreu", nós dizemos "Fulano não está mais entre nós". 

 5) Hipérbole 

Trata-se de um exagero. Por exemplo: "chorei rios por você", "esperei séculos por você", "já falei milhares de vezes", "fui voando para o escritório porque eu estava bem atrasado".

 6) Antítese 

Ideias contrárias. Exemplo: "A guerra pode gerar paz". Existe uma antítese entre "guerra" e "paz", pois esses termos são opostos.


7) Pleonasmo 

É uma espécie de redundância, ou seja: repetição de termos ou de ideias desnecessárias. Por exemplo: "vi com meus próprios olhos", "sonhei um sonho", "cantei uma canção". A diferença é que o pleonasmo é uma figura de linguagem e é utilizado de forma proposital, enquanto que a redundância caracteriza um vício de linguagem e é inadequada ("ele subiu para cima").

 OUTRAS FIGURAS DE LINGUAGEM 

 Zeugma : é a supressão de uma determinada palavra que já foi usada anteriormente no texto. Assim, a sua omissão não prejudica a compreensão da mensagem transmitida. 

Eu prefiro chocolate branco; ela, preto.

Observe que foram retiradas as palavras "prefere" e "chocolate" para evitar a repetição ("eu refiro chocolate branco, ela prefere chocolate preto). Porém, mesmo com a omissão dessas palavras, o leitor pode compreender perfeitamente o sentido. 

 Elipse: trata-se da omissão de uma palavra, não importando se ela foi mencionada anteriormente ou não.

Na mesa, dois copos e dois pratos. 

Observe que podemos entender que "na mesa, havia dois copos e dois pratos". Houve, portanto, a elipse de "havia".

 Hipérbato: trata-se da inversão na ordem dos elementos da oração (sujeito +verbo + complemento). Exemplo: "caiu Juvenal da bicicleta" é um hipérbato (uma inversão) de "Juvenal caiu da bicicleta".

 Silepse: trata-se de alterar a concordância das palavras, concordando com a ideia transmitida e não necessariamente com a palavra expressa. Ao invés de dizer, por exemplo, "o pessoal se desequilibrou e caiu na vala", nós podemos dizer "o pessoal se desequilibrou e caímos na vala", alterando, assim, a concordância correta, como se eu estivesse me incluindo na queda.

Não repare/repara a bagunça

"Não repare na bagunça" ou "não repara na bagunça"?

Como dizer?

Bem, as duas formas estão corretas. Antes de qualquer coisa, devemos saber que o modo verbal está no imperativo (quando queremos dar uma ordem, uma sugestão ou pedido nós devemos usar o imperativo). 

No imperativo, podemos dizer "não repara tu" ou "não repare você" (pois "você", como pronome de tratamento, usa o modelo da terceira pessoa durante as conjugações).

Dúvidas em verbos? Acesse o plano de estudo "Verbos 360" e aprenda tudo o que você precisa saber sobre eles. Caso não saiba absolutamente nada, você poderá começar do zero e, em pouco tempo, aprenderá os conceitos fundamentais, seja com as nossas postagens teóricas ou com as nossas centenas de exercícios: 










Micro-ondas ou microondas?

MICRO-ONDAS ou MICROONDAS?

O correto, pela Nova Ortografia, é escrever "micro-ondas".

Sempre que o prefixo termina com a mesma letra que inicia a segunda palavra nós usamos o hífen. "Micro" termina com "o" e "ondas" começa com "o". Portanto, escrevemos "micro-ondas".

Quando isso não ocorre, nós escrevemos o prefixo junto com a palavra.

Exemplos da regra: contra-ataque, micro-organismo, multi-instrumentista, para-atleta, micro-ônibus. 





Pelo contrário, escrevemos junto quando isso não acontece: "autoescola", "autoestrada", etc...

Observação: se a letra for "r" ou "s", então ela será dobrada. Ex: minissaia.

Agora, se você não tem micro-ondas em casa, compre um ferro, um secador de cabelo e seja feliz:





"Às custas" ou "à custa"?

"Ele é tão preguiçoso que vive às custas do pai"

É tão comum ouvir a expressão "às custas" em nosso dia a dia, não? Porém, se prepare, pois você vai ficar chocado:

ESTÁ ERRADO DIZER "ÀS CUSTAS"

Oh meu Deus! Eu fiquei falando errado a vida inteira!

O correto é dizer "à custa". Portanto, o exemplo dado deveria ter sido: "ele é tão preguiçoso que vive à custa do pai".

Por questão de curiosidade, só usamos "custas" (no plural) na linguagem jurídica quando tiver o sentido de "despesas com processos".

Pois é... É feio, mas está certo. Dá vontade de ficar falando errado para não pensarem que estamos falando errado XD.

Falando em preguiça, lembrei que eu preciso trocar uma lâmpada da sala...




blogdocaipira.com




Catorze ou Quatorze?

Para comprar a televisão 3D, você precisa pagar CATORZE parcelas de 99,90 ou QUATORZE parcelas de 99,90?

Resposta: as duas formas estão corretas. Você pode tando escrever catorze quanto quatorze


Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©