Redação 1-5: resumo dos artigos anteriores




Acabamos de finalizar o módulo 1 da série Gramaticando Redação, a melhor forma de você alcançar a redação noa 10 do modo correto. 

Nos artigos anteriores, falamos a respeito dos tipos de argumentos, que são a matéria-prima para qualquer redação dissertativa. São eles:

1 - causa e consequência
2 - exemplificação
3 - citação
4 - contra-argumentação

Quando você for escrever a sua redação, você precisa ter uma opinião e defendê-la com esses tipos de argumentos. Procure pelas causas e pelas consequências dos fatos. Se você é a favor de alguma coisa, procure analisar as consequências positivas de sua opinião e as negativas da opinião contrária, fazendo o uso do "contra-argumento". Se o tema apresentar algum problema, procure resolvê-lo analisando suas causas. Afinal, é atuando nas causas que o problema é resolvido.

Para realçar esses argumentos de causa e de consequência, além dos contra-argumentos, faça o uso de exemplos concretos, como por exemplo, fazendo o uso de fatos históricos que ilustrem que a sua opinião realmente está correta. Procure por citações diretas e indiretas, aliando-se a grandes nomes como cientistas, pensadores, filósofos e políticos, usando suas palavras para dar mais credibilidade a você. Não se esqueça de que os exemplos e as citações devem ser breves e poucos, senão seu texto argumentativo se tornará narrativo.

Esses tipos de argumentos formam a técnica necessária que você deve dominar para escrever bem. Ao ler um tema, você deve se posicionar (criar uma opinião) e articular esses tipos de argumentos.

Porém, não basta ter a técnica. É preciso ter o conhecimento de mundo mínimo para poder compreender bem os temas. Por conta disso, fizemos três propostas básicas para você: ler a respeito de política interna, economia e política externa. Assim, ao final desse módulo, você deve saber tudo sobre conceitos básicos e importantes, como por exemplo:

1 - Como funciona o Brasil politicamente, ou seja: o que um senador faz, o que um deputado faz, qual é o papel do Congresso Nacional, como se arranjam os ministérios e a secretaria, etc...

2 - Inflação, deflação, Banco Central (o "banco dos bancos"), superávit, déficit, funcionamento das bolsas de valores, valorização e desvalorização de moedas, etc...

3 - Globalização, ONU, Mercosul, política externa, Itamaraty, etc...

Esses tópicos farão com que você abandone um pouco a "massa", o "senso comum" e passe a ver o mundo com outros olhos, tornando-se mais crítico e evitando que a "massa" pense por você. Eu poderia simplesmente falar a respeito de cada tópico aqui no GR, mas eu apenas propus a leitura de modo a incentivá-lo a ler, a procurar, a pesquisar, a criar esse hábito saudável e importante. Assim, você mesmo descobrirá os melhores portais e os melhores lugares para ler a respeito desses assuntos e se atualizar. Eu particularmente gosto muito do G1 e da Globo News (que é diferente do jornalismo apresentado na tv aberta, que ao meu vez deixa a desejar) e também da Wikipédia para procurar os conceitos necessários para poder se entender a atualidade.

Ir para o Gramaticando Redação 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário