Redação 1: Introdução




Hoje vamos começar o nosso Gramaticando Redação. Vou reservar um espaço aqui no blog para falar um pouco das técnicas redacionais. Se você sempre teve dificuldades em escrever bem então agora é a hora de "desencalhar", certo?

Lá na escola a aula de redação é assim: "gente, a redação discursiva é dividida em: introdução, desenvolvimento e conclusão. Pronto! Vamos praticar". 

Aqui não. Aqui será diferente. Ao contrário dos cursinhos preparatórios que fazem uma lavagem cerebral, enchendo a prática redacional de macetes e de dicas de última hora que funcionam temporariamente para um determinado concurso, o que eu quero propor aqui, no Gramaticando Redação, é para a vida inteira.
Vamos começar o nosso primeiro artigo com a seguinte citação: 


é melhor escrever mal sobre o que se conhece do que escrever bem sobre o que não se conhece

O que eu quero dizer é que, antes mesmo de falarmos em argumentação, paralelismo, paragrafação, clichês, vícios de linguagem e falácias nós devemos falar do conhecimento. Redação boa é aquela em que o camarada demonstra que realmente sabe o que está falando.

Você pode escrever super bem, mas se você disser na sua redação apenas que "político é corrupto", "tudo acaba em pizza" e não sair dessa lenga-lenga então... sua redação vai para o brejo.

Esqueça a gramática, esqueça a estrutura da redação. Vamos começar falando de "conhecimento".

Como alguém vai escrever algo relacionado com a política se não souber o que é "direita" ou "esquerda"? Se não souber para que serve o Congresso Nacional? Se não souber qual é a diferença entre um senador e um deputado?

Se você quer escrever bem, então o primeiro passo é ser curioso! O seu dever de casa para essa semana será:

1) Saber a diferença entre "esquerda" e "direita"
2) Saber a diferença entre "Capitalismo", "Socialismo" e "Comunismo"
3) Saber como o Brasil funciona: entender o que a Chefe da Casa Civil faz, entender a função dos deputados e dos senadores, entender o que os ministros devem fazer, etc...

Pesquise no Wikipédia, no Brasil Escola, etc... Existem diversos portais para você brincar. Marque um tempo regular todos os dias nem que seja 10 ou 20 minutos para você cumprir o seu dever de casa.

E não esqueça jamais: você pode tirar uma redação nota 10! Há um potencial enorme dentro de você! Confie em mim!


Ir para Gramaticando Redação 2

3 comentários: