Redação 3: Argumento por exemplificação




Esse é o Gramaticando Redação de número 3.

No GR anterior, falamos a respeito da argumentação por causa e consequência. Ao meu ver, esse é um dos tipos de argumentos mais convincente e mais poderosos que existem. Portanto, assim que você ler o tema e se posicionar a respeito dele, procure saber se há causas ou consequências (positivas ou negativas) relacionadas aos fatos que envolvem esse tema. O exemplo que eu dei ates  foi o trânsito: o trânsito é caótico por conta do excesso de veículos, principalmente automóveis (causa) e resulta na queda da qualidade de vida dos cidadãos (consequência). Com a causa identificada (excesso de veículos, principalmente automóveis), podemos propor uma solução: melhoria na infraestrutura dos transportes coletivos para se tornarem uma opção confortável ao uso dos carros.

Veja quanta coisa falamos apenas pensando em causas e em consequências, forçando-nos a pensar e a propor soluções. Isso enriquece o texto.

Hoje vamos falar a respeito do nosso segundo tipo de argumento: é o argumento por "exemplos".

O exemplo é um tipo de argumento bem convincente, pois trás situações reais aos fatos defendidos, aumentando a credibilidade de sua opinião. A respeito do trânsito, podemos exemplificar a situação observando a Central do Brasil em horário de pico. É um horário complicado, porque todo mundo quer voltar para casa ao mesmo tempo, lotando trens sucateados e ônibus que se espremem nas estreitas ruelas laterais. Você pensa no trabalhador brasileiro que acorda às 4 da manhã e chega em casa de noite, ficando preso no engarrafamento por duas ou três horas, sendo que, muita das vezes, ele precisa pegar mais de um ônibus para chegar ao seu destino. Esse exemplo ajuda a ilustrar a realidade do trânsito nas grandes cidades e dá mais força aos seus argumentos. Quando você dá exemplos, você está mostrando conhecimento e dá um tom de originalidade à redação.

Porém, tome cuidado: use, no máximo, uns 2 exemplos. Se você encher a sua redação de exemplos (ou então escrever exemplos longos) seu texto ficará mais narrativo do que discursivo. O exemplo deve ser curto, breve e original.

Lembro-me de um tema de redação que era mais ou menos este: "o discurso vencedor basta ter palavras bonitas ou é preciso ter ética?".

Infelizmente, para você estar "certo" e ser convincente basta usar palavras bonitas. Afinal, Hitler jamais soube o que é ser "ético" e jamais conheceu alguma coisa a respeito de "direito humanos". Porém, ele, apenas com o poder das palavras, fez uma nação inteira pensar que os brancos eram realmente "a raça superior" e que deveriam dominar o mundo e exterminar os judeus. Hitler foi um homem maligno, mas conseguiu chegar aonde chegou porque conhecia a gramática e o poder da expressão oral, assim como muitos líderes religiosos e políticos fazem hoje em dia.

Eu usei "Hitler" como um exemplo que, sem dúvida, por si só, é capaz de detonar qualquer opinião diferente da minha. Meu texto ganhou força e impulso e se tornou muito mais convincente.

Porém, não se esqueça de que os exemplos devem ser breves e curtos senão tornarão o texto uma simples narrativa.

A lição de casa anterior foi pesquisar a respeito de conceitos relacionados com a política. Pois bem... Agora que você já sabe o fundamental em política, vamos migrar para a economia.

A sua próxima lição de casa será pesquisar alguns conceitos relacionados com economia, como por exemplo:

a) como funciona a bolsa de valores
b) para que serve o Banco Central
c) o que é inflação, deflação, superavit e déficit

Ah, antes que eu esqueça, vamos atualizar o nosso roteiro:

1) Leia o tema
2) Tenha uma opinião a respeito desse tema
3.1) Analise as causas e as consequências associadas aos fatos ligados ao tema
3.2) Procure exemplos para dar originalidade e respaldo à argumentação

Ir para o Gramaticando Redação 4

5 comentários:

  1. Antes de mais nada, obrigado!
    Sua didática prática, concisa e "suave", a transforma num instrumento de fácil aprendizado. Com exemplos descomplicados e com sua maneira nada prolixa, porém responsável e séria, você está me fazendo entender tudo que é transmitido. Aquilo que para mim era um "monstro", está se tornando um prazer.

    ResponderExcluir
  2. Gostei, e estou gostando deste site. gostaria de ver outros exemplos de redação e de correção em breve irei mandar a minha.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog! Muito útil para muitas pessoas.Obrigada

    ResponderExcluir