Plantão Redação #3



Tema: obesidade

A obesidade é considerada uma doença crônica e é um fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão, entre outras. Pode estar relacionada à herança genética e a problemas em glândulas, mas a principal causa do acúmulo excessivo de gordura no organismo é a má alimentação e um consumo maior que o gasto de energia.

Hoje em dia, as pessoas têm muitos afazeres e pouco tempo para realizá-los. Graças à internet, é possível estudar, trabalhar, comprar e resolver problemas sem sair de casa. Com tanta comodidade, a tendência é o ser humano ficar mais preguiçoso, passando mais tempo sentado em frente ao computador.

A sociedade tem tempo curto. Por isso, as refeições são mais rápidas. Há quem opte pela comida congelada, que é de fácil preparo e excelente para quem mora sozinho, porém, não é saudável. O indivíduo deve escolher entre o que é prático e o que é saudável e, na maioria das vezes, escolhe o que é prático.

O ideal é evitar engordar. Mas, para quem já está acima do peso, a solução é procurar um médico e, por mais que seja difícil, seguir a dieta, fazer exercícios e se cuidar. Afinal, manter-se saudável vale o sacrifício.


Bem, vamos lá...

* * *

RAIO-X da redação:

Introdução: a obesidade é uma doença causada principalmente pela má alimentação e pelo consumo maior do que o gasto de energia.
Desenvolvimento 1: argumenta que a sociedade atual está mais acomodada e sedentária.
Desenvolvimento 2: argumenta que a sociedade atual, por falta de tempo, tem optado pela alimentação “prática”, que não é saudável.
Conclusão: o ideal é evitar a obesidade

Introdução:
A obesidade é considerada uma doença crônica e é um fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão, entre outras. Pode estar relacionada à herança genética e a problemas em glândulas, mas a principal causa do acúmulo excessivo de gordura no organismo é a má alimentação e um consumo maior que o gasto de energia.

1) Na introdução, nós devemos apresentar uma tese (um posicionamento, uma opinião, uma ideia) que será defendida e trabalhada ao longo dos parágrafos de desenvolvimento. A sua tese é a expressão que está destacada com a letra vermelha e vem seguida pelos argumentos que serão desenvolvidos em sua redação:

“...a principal causa do acúmulo excessivo de gordura no organismo é a má alimentação e um consumo maior que o gasto de energia.”

Ou seja: o seu texto deve girar em torno desses dois argumentos (má alimentação e consumo maior de energia), que são os argumentos que sustentarão a sua tese (pois foram apresentados em sua introdução).
Porém, pelo raio-x de sua redação, você não falou especificamente sobre os dois argumentos apresentados. Observe:

Tese apresentada: vou argumentar a respeito da causa da obesidade (“a principal causa do acúmulo excessivo de gordura no organismo é...”)

Ideias apresentadas na introdução:
1) A obesidade é causada pela má alimentação
2) A obesidade é causada pelo consumo maior do que o gasto de energia

Ideias que foram, de fato, desenvolvidas na redação:
1) A sociedade está mais acomodada e sedentária.
2) A sociedade atual, por falta de tempo, tem optado pela alimentação “prática”, que não é saudável. Ou seja: má alimentação.

Observe que, na introdução, foram apresentadas duas ideias diferentes das que foram desenvolvidas no texto. Os dois argumentos apresentados na introdução devem ser desenvolvidos na ordem em que foram apresentados (e cada um dá origem a um parágrafo).
Portanto, precisamos mexer nessa introdução, fazendo-a apresentar as ideias que realmente foram desenvolvidas na redação. Uma sugestão é:

A obesidade é considerada uma doença crônica e é um fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão, entre outras. Pode estar relacionada à herança genética e a problemas em glândulas, mas a principal causa do acúmulo excessivo de gordura no organismo é a comodidade da sociedade atual e a cultura de uma má alimentação.

Agora sim... nós apresentamos na introdução as verdadeiras ideias que serão desenvolvidas nos dois parágrafos seguintes.

Após ajustarmos o conteúdo da introdução (que agora apresenta as ideias que realmente foram desenvolvidas na redação), vamos dar uma olhada na forma: vocabulário e expressão.

1.2) Correção da Concordância: “as principais causas do acúmulo excessivo de gordura são...”

1.3) Ajuste da preposição: “Pode estar relacionada à herança genética e aos problemas em glândulas”

1.4) Uma boa estratégia para escrever o parágrafo introdutório é trabalhar com informações e com conceitos, o que você fez muito bem: apresentou o tema (obesidade), expôs a tese (a causa da obesidade é...) e apresentou os argumentos que serão desenvolvidos (a causa da obesidade é comodidade e má alimentação).

Porém, a introdução ficou longa demais. Veja que ela está maior do que os parágrafos de desenvolvimento. Como um parágrafo de apresentação de ideias pode ser maior do que os parágrafos de desenvolvimento de ideias? Isso não pode ocorrer.

Logo, uma sugestão é enxugar a introdução, removendo informações que podem ser realocadas nos parágrafos de desenvolvimento (ou simplesmente mandá-las para onde Judas perdeu as botas ou as meias). O parágrafo de introdução deve ser mais simples e objetivo. A introdução não desenvolve nada: apenas apresenta a tese e os argumentos, embalada pela breve apresentação do tema. Minha sugestão é:

A obesidade, além de ser uma doença crônica, também é um fator de risco para doenças cardiovasculares. Suas principais causas são: a comodidade da sociedade atual e a cultura de uma má alimentação.

Pronto. Em azul, nós temos a apresentação do tema proposto. Em verde, temos a tese e em sublinhado temos os argumentos que irão sustentar a tese. Toda introdução deve ter essas três estruturas de uma forma objetiva e direta. Evite muitos detalhes ou explicações, senão a introdução fica longa e acaba desenvolvendo ideias (o que não é o seu papel).  

Agora, vamos ao segundo parágrafo: 

Ideia 1: a comodidade da sociedade atual

Desenvolvimento correspondente:

Hoje em dia, as pessoas têm muitos afazeres e pouco tempo para realizá-los. Graças à internet, é possível estudar, trabalhar, comprar e resolver problemas sem sair de casa. Com tanta comodidade, a tendência é o ser humano ficar mais preguiçoso, passando mais tempo sentado em frente ao computador.

Vamos observar a forma do parágrafo:

2.1) Tome cuidado com determinadas expressões. Há um critério de correção chamado “adequação vocabular”. Observe o que você disse: “a tendência é o ser humano ficar mais preguiçoso”. Na verdade, a palavra mais adequada seria “acomodado”. O preguiçoso não tem vontade de estudar, trabalhar, comprar e resolver coisas nem em casa e nem em lugar algum, com ou sem internet.

Dizer “passando mais tempo sentado em frente ao computador” é uma expressão informal. Nós podemos dizer isso no cotidiano, de modo informal: “Aff... Fulano não sai da frente do computador!”. Porém, não podemos usar um tipo de expressão dessas num texto dissertativo.

2.2) O parágrafo de desenvolvimento é uma pequena redação. Ele também pode ser dividido em introdução desenvolvimento e conclusão. A introdução do parágrafo de desenvolvimento é chamado de “tópico frasal” e corresponde ao primeiro período do parágrafo, indicando o que será desenvolvido. Vamos ver o primeiro período de seu parágrafo:

Hoje em dia, as pessoas têm muitos afazeres e pouco tempo para realizá-los.

Esse primeiro período, que deve ser curto e objetivo, vai indicar a ideia que será desenvolvida no parágrafo. Assim, é possível retomar o que foi apresentado na introdução e manter um elo entre a introdução e o parágrafo seguinte. Desse modo, nós vamos manter a coesão do texto: a redação ficará bem “costurada” e integrada.
Logo, se o parágrafo vai desenvolver a ideia da “comodidade social como causa da obesidade”, então o parágrafo deve ser iniciado com essa ideia. Fazendo os ajustes, eu sugiro:

Os diversos avanços tecnológicos tornaram a vida do homem mais cômoda. Hoje em dia, as pessoas têm muitos afazeres e pouco tempo para realizá-los e, graças à internet, é possível estudar, trabalhar, comprar e resolver problemas sem sair de casa. Com toda essa facilidade, o ser humano tende a ficar mais acomodado.

Aí está o parágrafo de desenvolvimento em sua correta estruturação. Em vermelho, temos o “tópico frasal”, que irá “abrir” o parágrafo com a sua ideia principal. Em verde, temos o núcleo do desenvolvimento. Em azul, temos o fechamento do parágrafo em tom de conclusão. Eu usei as suas palavras e as suas ideias, fazendo apenas a organização estrutural do parágrafo (incorporando o tópico frasal).

O parágrafo está bom e a sua ideia é boa. Só temos um pequeno detalhe: onde está a obesidade? O tema é sobre a obesidade e a sua tese é sobre a obesidade. Logo, precisamos associar essa ideia ao parágrafo de qualquer jeito. Sendo assim, vou complementar o “fechamento” do parágrafo:

Os diversos avanços tecnológicos tornaram a vida do homem mais cômoda. Hoje em dia, as pessoas têm muitos afazeres e pouco tempo para realizá-los e, graças à internet, é possível estudar, trabalhar, comprar e resolver problemas sem sair de casa. Com toda essa facilidade, o ser humano tende a ficar mais acomodado e sedentário, criando hábitos que não são saudáveis. Isso contribui, de sobremaneira, para a obesidade.

Pronto. Terminamos o primeiro parágrafo de desenvolvimento. Observe que eu o estiquei, acrescentando uma nova ideia (em verde) e criando um novo fechamento (em azul), associando-o ao tema (obesidade). Agora, o parágrafo tem início, meio e fim. Está sintonizado com o tema e, graças ao tópico frasal, está ligado à introdução.

Agora, chegou o momento de passarmos para o próximo parágrafo, que seguirá os mesmos moldes:

Ideia 2: a cultura de uma má alimentação.

Parágrafo correspondente:

A sociedade tem tempo curto. Por isso, as refeições são mais rápidas. Há quem opte pela comida congelada, que é de fácil preparo e excelente para quem mora sozinho, porém, não é saudável. O indivíduo deve escolher entre o que é prático e o que é saudável e, na maioria das vezes, escolhe o que é prático.

3.1) Seguindo a estratégia da estrutura dos parágrafos, vamos raciocinar que o parágrafo é uma pequena redação organizada em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para tanto, o primeiro período (tópico frasal) deve apresentar a ideia principal do parágrafo, que é “a cultura de uma má alimentação”. Logo, ao invés de começarmos com “a sociedade tem tempo curto” (que não é o assunto principal do parágrafo, mas sim uma causa do argumento principal), vamos dar uma mexida nele e formular o tópico frasal:

A sociedade moderna tem cultivado a cultura de uma alimentação que não é saudável. A sociedade tem tempo curto. Por isso, as refeições são mais rápidas. Há quem opte pela comida congelada, que é de fácil preparo e excelente para quem mora sozinho, porém, não é saudável. O indivíduo deve escolher entre o que é prático e o que é saudável e, na maioria das vezes, escolhe o que é prático.

3.2) Pronto. Acrescentamos o tópico frasal (que apresenta a ideia principal do parágrafo). Agora, vamos articular o desenvolvimento do parágrafo, relacionando a ideia principal com o seu desenvolvimento (relações de causa e de consequência, exemplificações, etc...)

A sociedade moderna tem cultivado a cultura de uma alimentação que não é saudável. Isso é agravado pelo pouco tempo que as pessoas têm disponível, sobretudo nas turbulências das grandes cidades. Em face disso, elas optam pelas refeições mais rápidas, a exemplo das comidas congeladas, que são de fácil preparo. Entretanto, apesar desse tipo de alimentação ser rápida, prática e adequada à escassez de tempo, ela não é saudável. Na maior parte das vezes, os indivíduos optam por esse modelo de alimentação.

3.3) Observe que eu disse exatamente o que você disse, fazendo apenas alguns ajustes. É importante, também, contextualizar a ideia (veja a parte sublinhada). Ao invés de nos referirmos à sociedade como um todo, nós podemos ser mais específicos e usar a ferramenta dos exemplos, fazendo referência à vida das grandes metrópoles, que mostram claramente o que você quer dizer. É um exemplo perfeito, que ilustra o que você quer dizer. Isso dá mais fôlego e impulso aos seus argumentos, revelando algo que acontece na realidade.

Porém, a exemplo do parágrafo anterior, eu repito a pergunta: onde está a obesidade? Esse parágrafo fala que a sociedade tem tempo curto e que opta pela comida que não é saudável. Porém, sempre precisamos fazer referência ao tema (nem que seja um mero detalhe). Portanto, vamos acrescentar um elo com o tema:

 A sociedade moderna tem cultivado a cultura de uma alimentação que não é saudável. Isso é agravado pelo pouco tempo que as pessoas têm disponível, sobretudo nas turbulências das grandes cidades. Em face disso, elas optam pelas refeições mais rápidas, a exemplo das comidas congeladas, que são de fácil preparo. Entretanto, apesar desse tipo de alimentação ser rápida, prática e adequada à escassez de tempo, ela não é saudável e é uma das causas da obesidade. Na maior parte das vezes, os indivíduos optam por esse modelo de alimentação. 

A sociedade tem tempo curto. Por isso, as refeições são mais rápidas. Há quem opte pela comida congelada, que é de fácil preparo e excelente para quem mora sozinho, porém, não é saudável. O indivíduo deve escolher entre o que é prático e o que é saudável e, na maioria das vezes, escolhe o que é prático.

Conclusão

O ideal é evitar engordar. Mas, para quem já está acima do peso, a solução é procurar um médico e, por mais que seja difícil, seguir a dieta, fazer exercícios e se cuidar. Afinal, manter-se saudável vale o sacrifício.

4) Os parágrafos, para manterem a redação coesa e integrada, precisam estar conectados. Para tanto, nós usamos os elos, os conectivos, que geralmente são conjunções, a exemplo de: contudo, todavia, a fim de, logo, porém, diante disso, assim, além de, etc... Vamos acrescentar um elo para ligar a conclusão ao parágrafo anterior:

Logo, o ideal é evitar engordar. Porém, para quem já está acima do peso, a solução é procurar um médico e, por mais que seja difícil, seguir a dieta, fazer exercícios e se cuidar. Afinal, manter-se saudável vale o sacrifício.

Observe que eu acrescentei o “logo”, que é o nosso conectivo. Eu também troquei o “mas” pelo “porém” pois o “mas” não fica adequado em início de oração ou período.

* * *

Observações Gerais



Acredito que você pode melhorar a sua redação dando uma atenção especial à estrutura dos parágrafos. Como proposta para a próxima redação, sugiro que mude a cor dos parágrafos, destacando as suas estruturas. Os parágrafos de desenvolvimento são compostos por um tópico frasal (que apresenta a ideia principal do parágrafo), pelo desenvolvimento em si e por um fechamento. A introdução é composta pela apresentação do tema, da tese e dos argumentos principais (que vão dar origem aos dois ou três parágrafos de desenvolvimento). 

PRÓXIMA REDAÇÃO >>>

Um comentário:

  1. Olá, meu jovem.
    Os temas propostos das redações são atuais, o que torna o seu trabalho perfeito.
    Parabéns.
    Claudene

    ResponderExcluir