Yahoo Respostas: Como fazer uma pergunta na introdução de um texto?



Pergunta aberta

»

Como fazer uma pergunta na introdução de um texto?

Tem que mostrar a tese na introdução, pular um parágrafo e fazer uma pergunta? ou pode colocar a pergunta no primeiro parágrafo?



Respostas (1)

  • Você pode colocar a pergunta na introdução desde que ela seja respondida ao longo do texto. O único tipo de pergunta que não é respondida é aquela que vem ao final da redação como técnica para levar o leitor à reflexão, mas isso aí já é outra história.

    Voltando para a "pergunta na introdução": não se esqueça de que você não poderá abrir mão de sua tese. As perguntas têm o propósito de chamar a atenção dos leitores, mas a sua redação deve deixar claro o seu posicionamento perante o tema logo no primeiro parágrafo. Você não pode substituir a sua opinião por uma pergunta, pois elas são ferramentas secundárias.

    Deixe eu criar um exemplo...

    "O país vive uma crise de natureza ética e moral que só poderá ser revertida através do poder da educação. Esta se manifesta nas mais variadas instâncias da sociedade, sendo construída pelos aspectos familiares, escolares e também pelas experiências vivenciadas pelos indivíduos. Porém, como uma nação que vive esse tipo de crise pode reverter essa situação e transformar a cultura de sua sociedade?"

    Observe que eu fiz uma pergunta cuja resposta dará origem ao próximo parágrafo. Porém, eu deixei bem clara a minha convicção e o meu posicionamento a respeito do tema. O tema diz respeito à crise de ética que caracteriza a sociedade atual e a minha tese afirma que essa crise pode ser resolvida por meio da educação. A pergunta colocada ao final do parágrafo tem como objetivo estimular a minha argumentação, que por sua vez dará origem ao próximo parágrafo. Veja, portanto, que eu empreguei a pergunta como um "gancho", um "elo" para o parágrafo seguinte. É uma estratégia para chamar a atenção do leitor, incentivando-o a continuar a leitura.

    Caso queira mais informações a respeito da redação, eu o convido a acessar um dos sites do Projeto Gramaticando:

    http://www.comoescreverumaboaredacao.com/

    att

    Blog do Gramaticando

    Fonte(s):

    http://www.comoescreverumaboaredacao.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário