Intencionalidade Discursiva nada mais é do que a verdadeira intenção que há por trás de alguma mensagem ou informação.
O que é intenção? Bem, vamos supor que eu sou um candidato à presidência da república e, nas vésperas das eleições eu resolva dar, do nada, uma geladeira para um pobre. A verdade nua e crua é que eu estou dando a geladeira a ele porque eu estou interessado no voto do pobre e não porque eu sou "bonzinho". Essa é a minha verdadeira intenção: conseguir votos.
Às vezes é comum nos depararmos com um determinado texto ou informação que diz uma coisa, porém lá no fundo o seu objetivo é dizer outra. A verdadeira mensagem é a intencionalidade discursiva de seu autor. É por isso que é muito comum encontrar questões que perguntam a respeito da intencionalidade discursiva de um determinado texto: essa é a natureza da interpretação de texto.
Isso é bastante explorado no universo publicitário. Às vezes, as propagandas aparentemente transmitem uma mensagem, mas lá no fundo estão dizendo outra coisa.
A propaganda é a arte de se vender ideias e não propriamente produtos.
Somos levados à comprar a ideia de que verão combina com mulheres bonitas e com cerveja, de que natal combina com magia e Coca-Cola, de que preço baixo é qualquer coisa vírgula 99, de que o remédio contra a gripe deixa as pessoas tão felizes a ponto de saírem cantando por aí.
Os vendedores são treinados para vender e, para tanto, eles sabem perfeitamente explorar os campos da comunicação e da linguagem.
Já os compradores, que somos nós, não somos treinados para comprar e, às vezes, nem percebemos que a maior parte da interpretação de texto ocorre fora da sala de aula.
Ótima explicação. Excelente vídeo!
ResponderExcluirExplicação clara e objetiva, ^^. Muito bom.
ResponderExcluirme ajudou bastante, direto e com clareza!
ResponderExcluirMaravilhoso.
ResponderExcluirvlw ajudou muito na escola,eu e todo mundo.
ResponderExcluirobjetivo u.u
ResponderExcluirParabéns! Gostei da explicação.
ResponderExcluir