O que é ADJUNTO ADNOMINAL?



O que é Adjunto Adnominal?

Observe a seguinte oração: "Pessoas compram gatos". 

Agora, vamos acrescentar uma palavra:

"Pessoas felizes compram gatos".

Observe que "felizes" acrescenta uma característica ao sujeito (que é um substantivo), porém o sentido da mensagem não é alterada. Ou seja: eu dei um detalhe a mais (pessoas felizes), mas eu não mudei o sentido original da oração. Vamos colocar mais uma informação:

"Pessoas felizes compram gatos ninjas".

Observe, agora, que eu estou acrescentando uma característica à palavra "gatos" (gatos ninjas), ou seja: eu estou acrescentando um detalhe ao objeto direto. É isso que os adjuntos adnominais fazem: eles acrescentam detalhes e características ao sujeito e ao complemento. Isso significa que os adjuntos são termos acessórios, ou seja: eles não são obrigatórios na oração para ela ter sentido, para ela ser compreensível. 

Veja este exemplo:

Os empresários feios, gordos e velhos compram gatos ninjas e caros

Todos os elementos de cor vermelha são adjuntos. Afinal, se você retirá-los, a oração que sobrar continuará tendo sentido (continuará sendo compreensível): "Empresários compram gatos."


2 comentários:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©