Denotação e Conotação

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje nós vamos estudar os conceitos de denotação e conotação.


Quando usamos uma palavra em seu sentido comum, nós estamos fazendo uso da denotação. Por outro lado, quando usamos uma palavra de forma figurada (ou seja: diferente do seu sentido original), nós estamos fazendo uso da conotação. Veja o exemplo abaixo:


Juvenal tem um coração de pedra.


É claro que o coração de Juvenal não é feito de pedra de verdade. Nesse caso, "coração de pedra" é uma expressão utilizada para dizer que Juvenal é uma pessoa que não tem sentimento, que não se sensibiliza ou não se comove pelo sentimento das outras pessoas. Portanto, nesse exemplo, a palavra "pedra" está sendo usada no sentido conotativo

Agora veja o próximo exemplo:


Juvenal adora escalar o muro de pedra.

Juvenal mostrando suas habilidades 


Nesse segundo exemplo, a palavra "pedra" está sendo utilizada com seu sentido original, indicando que o muro é feito realmente de pedra. Portanto, nesse caso, a palavra "pedra" está sendo usada no sentido denotativo (denotação).





3 comentários:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©