23/04/2012

Sobre o Blog e sobre o Autor


"O professor escolhe falar do que ama. Você não está apenas tendo uma aula 
sobre um conteúdo, e sim testemunhando uma história de amor." 

Olá ;)

Meu nome é Vinícius, sou editor do Blog do Gramaticando e separei este espaço para contar um pouco mais a respeito das origens deste blog e da minha escolha pela docência.

* * *

Bem, o ano era 2007... Eu tinha dezesseis anos e estava na segunda série do ensino médio do colégio militar (em Porto Alegre). Era um garoto tímido, que tirava notas medianas e tinha uma terrível dificuldade em matérias exatas, especialmente matemática e física. Confesso que não sabia calcular a maldita velocidade de uma galinha perfeitamente esférica arremessada num vácuo (por que vocês gostam de arremessar coisas aleatórias no vácuo para mandar a gente calcular, meu Deus?!). 

Ah, eu também era um horroroso jogador de futebol (do tipo que chuta a bola para frente e ela vai para trás), de basquete (do tipo que não consegue quicar a bola e correr ao mesmo tempo, isso é muito complexo) e de vôlei (do tipo que foge quando a bola vem na sua direção). No mais, adorava escrever histórias de ficção científica e sonhava virar um escritor de sucesso para ficar milionário vendendo livros. 

Em suma, eu era um garoto normal, como qualquer outro.

Nada de Facebook, Instagram, Twitter, Whasapp etc... Aquele era o tempo dos saudosos Orkut e MSN. Ainda não existiam memes, mas existiam "trolls" e "fails", que pipocavam nos sites de humor. Os blogs eram páginas pessoais, que funcionavam como diários virtuais e até então nunca havia passado pela minha cabecinha a ideia brilhante de utilizar a internet para fazer algo do tipo.

O primeiro blog

E aí, no início do bimestre, eu precisei criar um blog na plataforma "Blogger" para fazer um trabalho da disciplina de história. Gostei tanto da experiência que, depois de concluído o trabalho, decidi virar blogueiro. E então, esse primeiro blog, que começou como um trabalho escolar, logo se tornou um hobby e eu publicava um pouco de tudo: dicas, curiosidades, história e também escrevia conteúdos sobre gramática, já que Português era minha matéria favorita.

No ano seguinte (2008), eu me formei no ensino médio e finalmente fui aprovado no concurso do Colégio Naval, uma academia  militar de nível médio, destinada a jovens de 15 a 17 anos. Como fui aprovado na terceira e última tentativa, seria necessário voltar à primeira série e repetir os três anos de ensino médio. Porém, ao me tornar aluno do colégio, eu já me tornaria militar: passaria a receber salário ("soldo") e iria progredindo na carreira até me tornar Oficial, aos vinte e cinco anos. Portanto, aquela foi uma oportunidade única para ingressar na Marinha, um desejo que eu alimentava desde os 14 anos (já que o plano de se tornar escritor milionário iria demorar um pouco mais do que o previsto).

Sendo assim, ingressei no Colégio Naval em 2009 e, no segundo ano do curso, fui selecionado para a monitoria da disciplina de Literatura Brasileira. Como monitor, eu dava aulas, preparava resumos e ajudava os colegas que tinham dificuldades com a matéria. Procurava explicar o conteúdo do meu jeito, de colega de turma para colega de turma, de forma leve e descontraída. Lembro que, nas vésperas das provas bimestrais, eu usava o horário livre da noite (que se iniciava depois das 21h) para dar aulões de revisão. As salas ficavam completamente lotadas e eu costumava ficar até 2h da manhã ajudando o pessoal. Era sempre o último a voltar para o alojamento: só ia dormir depois de ajudar todo mundo e eu me sentia realizado e feliz por ajudar os colegas.

Durante esse período, eu voltei a acessar o meu antigo blog (fazia tempo que não escrevia nada) e notei que as postagens que eu havia publicado com dicas de Língua Portuguesa eram justamente as mais comentadas e visitadas. Isso me motivou a criar, dentro do próprio blog, um espaço destinado para publicar mais conteúdo e tirar dúvidas de leitores. Foi assim que nasceu o Gramaticando.

"Gramaticando" (2010)
No ano seguinte (2011), fui escolhido novamente para ser monitor de Literatura da minha turma. Eu estava no terceiro ano do Colégio Naval e usar o blog para estudar e publicar dicas sobre Língua Portuguesa já era um dos meus passatempos preferidos. Decidi, então, transformar o Gramaticando num blog próprio e, assim, nasceu o Blog do Gramaticando. Nesse período, a blogosfera vivia a era dos "fails" e dos "trolls" (precursores dos "memes"). Eu, com meus dezenove anos, adorava tudo isso e resolvi utilizá-los em minhas explicações, dando um tom de humor.

Blog do Gramaticando (2011)

Ao final de 2011, eu me formei no Colégio Naval e fui transferido para a Escola Naval (academia militar de nível superior), sendo promovido a Aspirante e iniciando, assim, minha graduação em Ciências Navais. Fui selecionado novamente para ser monitor, dessa vez de Língua Portuguesa, durante os dois anos seguintes. Com isso, passei 4 dos meus 6 anos de Marinha desempenhando a função de monitor e, durante esse período, percebi que a sala de aula era o que realmente me fazia sentir feliz e realizado. 

Certo disso, saí da Escola Naval no final de 2014 e recomecei minha vida: fiz vestibular em 2015 para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e iniciei, no ano seguinte, minha graduação em Licenciatura em Letras. Entretanto, por conta da grave crise da Uerj, só comecei o curso em 2017. Foram tempos difíceis, que seriam muito mais complicados se eu não tivesse a compreensão e o apoio de minha família. 

A faculdade iniciou um novo ciclo em minha vida, que abriu completamente os meus horizontes e isso, naturalmente, repercutiu no blog, que começou a ficar mais elaborado. Logo no início do curso, tive oportunidade de trabalhar num projeto de extensão voltado para a área editorial, depois migrei para a iniciação científica, desenvolvendo pesquisas na área de Literatura e, desde o ano passado, trabalho uma das principais redes de ensino do Rio de Janeiro e tenho imenso orgulho em dizer que a minha profissão é ajudar a transformar vidas por intermédio da educação.  

Este blog é muito especial porque faz parte da minha história e, com o passar do tempo, foi se transformando e evoluindo conforme eu fui amadurecendo e compreendendo o meu lugar no mundo. Há 10 anos, criei o Gramaticando e comecei a dar aulas pela primeira vez como monitor de Literatura no Colégio Naval.  De lá para cá, muitas coisas mudaram, exceto uma: continuo tendo o mesmo entusiasmo e a mesma paixão pelo ensino. 

... e também continuo sendo péssimo em esportes, em matemática, em física e ainda não sei calcular a velocidade de uma galinha perfeitamente esférica arremessada no vácuo.


E-mail: vinicfig@gmail.com
Instagram: @vinicfig


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog do Gramaticando - 2019. Todos os direitos reservados.
Autor: Vinícius Souza.
Tecnologia do Blogger.