O que são palavras homônimas e parônimas?

As palavras homônimas são aquelas que possuem a mesma grafia (escrita) ou mesma pronúncia.Se tiverem a mesma grafia serão homônimas homógrafas.  Se tiverem a mesma pronúncia serão homônimas homófonas

Observe:

Eu jogo Mortal Kombat 
O jogo Mortal Kombat é bem realista. 

Observe que a palavra "jogo", apesar de ter a mesma escrita em cada exemplo, possui pronúncia diferente em cada caso. No primeiro exemplo ele é verbo (eu "jógo") e no segundo ele é substantivo. Logo, essas duas palavras são homônimas homógrafas (mesma grafia, mas pronúncias diferentes). 




Afrânio está sentado num assento
Afrânio usou o acento errado na palavra. 


Observe, agora, que as palavras "assento" e "acento" possuem  a mesma pronúncia, porém são escritas de modo diferente. Isso significa que elas são homônimas homófonas

Ainda há o caso dos homônimos perfeitos, que são palavras que possuem exatamente a mesma grafia e a mesma pronúncia, porém eles têm significados diferentes.

Veja:

Meu cachorro chupou picolé de manga
A manga da camisa está suja

Observe que a palavra "manga", em cada um dos exemplos, possui a mesma grafia e a mesma pronúncia apesar de ter significado distinto em cada caso.



Revendo:

As palavras homônimas, de modo geral, são aquelas que possuem a mesma escrita ou pronúncia. Porém, possuem significados diferentes (na maior parte dos casos, uma palavra é verbo enquanto a outra é substantivo). Podem ter apenas a mesma pronúncia (homófonas), a mesma grafia (homógrafas) ou então terem, ao mesmo tempo, a mesma pronúncia e grafia (perfeitas). 

Parônimos

Por outro lado, as palavras parônimas são aquelas que possuem a grafia e pronúncia tão parecidas a ponto de gerarem dúvidas. Observe:

Afrânio saudou Juvêncio com um cumprimento
O comprimento da rua é de vinte metros. 

Veja que "cumprimento" e "comprimento" são palavras semelhantes, tendo suas grafias e suas pronúncias parecidas. Porém, "cumprimento" significa saudação (ex: aperto de mão), diferente de "comprimento".

9 comentários:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©