O que são palavras homônimas e parônimas?

As palavras homônimas são aquelas que possuem a mesma grafia (escrita) ou mesma pronúncia.Se tiverem a mesma grafia serão homônimas homógrafas.  Se tiverem a mesma pronúncia serão homônimas homófonas

Observe:

Eu jogo Mortal Kombat 
O jogo Mortal Kombat é bem realista. 

Observe que a palavra "jogo", apesar de ter a mesma escrita em cada exemplo, possui pronúncia diferente em cada caso. No primeiro exemplo ele é verbo (eu "jógo") e no segundo ele é substantivo. Logo, essas duas palavras são homônimas homógrafas (mesma grafia, mas pronúncias diferentes). 




Afrânio está sentado num assento
Afrânio usou o acento errado na palavra. 


Observe, agora, que as palavras "assento" e "acento" possuem  a mesma pronúncia, porém são escritas de modo diferente. Isso significa que elas são homônimas homófonas

Ainda há o caso dos homônimos perfeitos, que são palavras que possuem exatamente a mesma grafia e a mesma pronúncia, porém eles têm significados diferentes.

Veja:

Meu cachorro chupou picolé de manga
A manga da camisa está suja

Observe que a palavra "manga", em cada um dos exemplos, possui a mesma grafia e a mesma pronúncia apesar de ter significado distinto em cada caso.



Revendo:

As palavras homônimas, de modo geral, são aquelas que possuem a mesma escrita ou pronúncia. Porém, possuem significados diferentes (na maior parte dos casos, uma palavra é verbo enquanto a outra é substantivo). Podem ter apenas a mesma pronúncia (homófonas), a mesma grafia (homógrafas) ou então terem, ao mesmo tempo, a mesma pronúncia e grafia (perfeitas). 

Parônimos

Por outro lado, as palavras parônimas são aquelas que possuem a grafia e pronúncia tão parecidas a ponto de gerarem dúvidas. Observe:

Afrânio saudou Juvêncio com um cumprimento
O comprimento da rua é de vinte metros. 

Veja que "cumprimento" e "comprimento" são palavras semelhantes, tendo suas grafias e suas pronúncias parecidas. Porém, "cumprimento" significa saudação (ex: aperto de mão), diferente de "comprimento".

9 comentários:

  1. Legal, adorei este post ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. Ajudou bastante, valeu!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!!! Ajudou muito! :3

    ResponderExcluir
  4. ajudou bastante vou ate fazer meu trabalho de escola com ele

    ResponderExcluir
  5. Ajudou muito depois disso vou fazer minha revisão do teste

    ResponderExcluir
  6. valeu,ajudou bastante.otimo post

    ResponderExcluir

© Blog do Gramaticando - 2017. Todos os direitos reservados.
Edição: Peter Ensi.
Tecnologia do Blogger.