Como estudar Português?

como estudar português sozinho pela internet





Por onde eu começo? O que eu faço?


Vamos começar pelo começo, ora bolas!


[ 1 ] Cada palavra da língua portuguesa é formada por uma combinação de letras, que por sua vez têm sons. Assim, letras e sons se articulam para formar todas as palavras que existem no universo (LINDO!) e essa é a área de estudos da Fonologia e da Estrutura e Formação de Palavras. Portanto, se você precisa estudar todo o conteúdo de Língua Portuguesa, seria interessante começar daqui. 



[ 2 ] As palavras, uma vez formadas, precisam ser classificadas de acordo com suas características. Ou seja: toda palavra de uma língua é classificada, individualmente, em Classes Gramaticais (substantivos, adjetivos, preposições, verbos, pronomes, etc) e é fundamental conhecer cada classe gramatical, pois os demais conteúdos vão exigir esse conhecimento de você. Portanto, é importante estudar esse assunto antes de seguir para qualquer outro. 

O conteúdo de Estrutura, Formação de Palavras e Classes Gramaticais faz parte da Morfologia, que estuda a forma, estrutura e classificação das palavras de forma isolada (sem considerar o contexto, as frases etc). 

[ 3 ] Ao terminar esses conteúdos, você pode estudar Acentuação e também Nova Ortografia, dois assuntos interligados que podem ser melhor compreendidos depois de você ter estudado o que eu disse em [ 1 ] e [ 2 ].  Também poderia aproveitar esse momento para estudar Parônimos e Homônimos e todos os assuntos relacionados à ortografia (ou seja: relacionados à escrita adequada das palavras). 

[ 4 ] Bem, até aqui você estudou as palavras de forma isolada, mas elas não vivem isoladas: elas se combinam, formando frases, desde frases simples até períodos mais complexos e doidos. Entra em ação, então, a Sintaxe (Análise Sintática), que vai estudar o que cada palavra faz dentro de cada frase, classificando as palavras de acordo com a função que desempenham em cada sentença. Observe este exemplo maravilhoso, fruto de minha criatividade em criar frases originais:

Gertrudes está vendendo pinguins

"Gertrudes" e "pinguins" são substantivos (classe gramatical), mas desempenham diferentes funções dentro dessa frase esquisita: afinal, uma coisa é vender e outra coisa é ser vendido. Portanto, na classificação sintática, Gertrudes é classificada como "sujeito" da oração, enquanto que "pinguins" é classificado objeto direto. Ambos continuam sendo substantivos (na classificação por classes gramaticais), mas cada um tem uma função sintática específica dentro dessa frase (sujeito e objeto).

Não dá para estudar esse assunto sem conhecer as classes gramaticais. Se você partir direto para a Sintaxe sem conhecer nada sobre classes gramaticais, você vai se enrolar, principalmente quando for estudar a sintaxe do período composto. Portanto, antes de estudar Sintaxe, dê uma revisada nas Classes Gramaticais. É por isso que há professores que trabalham esses dois conteúdos de forma simultânea (Morfossintaxe: Morfologia + Sintaxe), articulando classes gramaticais com função sintática. 


Os pinguins da Gertrudes


[ 5 ] Depois de estudar Fonologia, Estrutura e Formação de Palavras, Classes Gramaticais e Sintaxe, será infinitamente melhor estudar outros assuntos, como Concordância e Regência Verbal, Crase, Pontuação, entre outros. 

Obviamente, em caso de emergência, você até pode estudar esses outros assuntos sem saber nada sobre Classes Gramaticais e Sintaxe, mas aí o seu estudo vai se limitar somente à memorização de regras, sem entender a lógica e o fundamento delas. 

Afinal, eu acho muito melhor estudar concordância e regência verbal depois de estudar os verbos e a sintaxe do período simples. É muito melhor estudar o emprego da vírgula depois de estudar a sintaxe do período composto. É muito melhor estudar crase depois de estudar regência verbal e combinação e contração de preposições, artigos e pronomes. E por aí vai...

Tendo essas informações em mente, escolha, agora, o seu roteiro de estudo e siga em frente!

Obs: além dos roteiros de estudo principais, há outros conteúdos disponíveis no menu da barra lateral do blog (à esquerda). 

Roteiros de Estudo


FONOLOGIA, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Aqui você vai aprender tudo sobre os morfemas e sobre os fonemas. Ou seja: você vai aprender tudo sobre os sons das palavras (fonemas) e sobre os elementos estruturais das palavras (morfemas). 

Para acessar o conteúdo sobre Fonologiaclique aqui
Para acessar o conteúdo sobre Estrutura das Palavrasclique aqui.
Para acessar o conteúdo sobre Processos de Formação de Palavrasclique aqui

CLASSES GRAMATICAIS (acessar roteiro)

Aqui você vai estudar toda a classificação das palavras (adjetivo, advérbio, conjunção, preposição, pronome, interjeição, substantivo, numeral, artigo e verbo). O roteiro já apresenta os assuntos na ordem estratégica (basta seguir a ordem).


VERBOS+ (acessar conteúdo)


Verbos+ é um complemento do roteiro de estudo Classes Gramaticais e ele serve para aprofundar o seu estudo sobre os verbos. 

Aqui você vai estudar a classificação das palavras dentro das orações (sujeito, verbo, objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial, adjunto adnominal, etc) e também vai estudar os tipos de orações (orações coordenadas e subordinadas).

ORTOGRAFIA
O Roteiro Ortografia é composto pelos seguintes assuntos (clique para ter acesso):
CraseAcentuaçãoVírgulaHífenDúvidas de Ortografia e Regras de Ortografia.


OUTROS ASSUNTOS DA GRAMÁTICA

86 comentários:

  1. Amei este blog!!! Não sei como não o vi antes! Obrigada pela iniciativa de disponibiliza-lo aos que amam nossa língua porém,tem dificuldade de domínio da mesma. VALEU!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de português, mas tive que correr atrás de blogs como estes pois estava precisando de melhorar na matéria

      Excluir
    2. Pra memorizar tem que estudar com vontade, associar e fazer mapas mentais usando cores e revê-los, desse jeito você vai estar repetindo e a repetição é a mãe da memorização.

      Excluir
    3. Por que não apareceu antes, amigo blog?

      Excluir
  2. Muito Bom!
    Recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do blogger!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog , mas to tendo um pequena dificuldade em memorizar , voce tem algum método que possa mim ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu também não sou bom em memorização. Acredito que uma boa maneira de memorizar as regras seja por meio da prática de exercícios da matéria.

      Excluir
    2. Tente utilizar mapas mentais no seu aprendizado. Tem uma ferramenta chamada freeplane. Tenho utilizado ela.

      Excluir
  5. Blog perfeito..... parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Iniciativa maravilhosa, passar teu conhecimento de maneira simples pras pessoas, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por esse retorno. Os comentários de vocês mantêm o propósito do blog, que é feito sempre pensando em vocês.

      Excluir
  7. Muito bacana. Parabéns pela iniciativa e também por dividir conhecimento com quem busca conhecimento.

    ResponderExcluir
  8. tomei pau no concurso bb, em português, se tivesse visto antes teria sido melhor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, me chamo Lucas tenho 18 anos, ano passado concluir o ensino médio, e este ano me encontro em casa querendo estudar, mas é difícil por falta do hábito mas irei CONSEGUIR!!!. Bem, a primeira matéria que quero estudar é o português pois neste ultimo ano de ensino médio comecei a gostar muito, e também por perceber que é essencial na minha vida. Mas me sinto desanimado quando me lembro da questão: por onde começar ?
    Neste blog diz que é ideal começar pela morfologia mas quero aprender tudo de português desde interpretação de texto até sintaxe, todas aquelas matérias do ensino fundamental até do ensino médio, enfim quero aprender tudo mas não sei por onde começar, eu fico perdido só de pensar. Começo pela morfologia e depois estudo aquelas outras que é passada no ensino fundamental ?
    Por favor me AJUDEM!!! me deem uma LUZ, um ROTEIRO de estudo que seria ideal para acabar com o meu sofrimento!!!!
    Desde já eu deixo o meu muitíssimo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas.

      Bem, inicialmente é preciso pensar no objetivo. Podemos estudar para concursos públicos, vestibulares ou apenas por lazer. Como você concluiu o Ensino Médio, então eu acredito que o seu alvo agora seja o vestibular e o Enem. Portanto, isso significa que você tem um prazo e a primeira coisa que devemos fazer é organizar um programa de estudo que atenda a esse prazo. Então, ao se preparar para o Enem, a melhor maneira de estudar é por meio de provas e de questões antigas. Inicialmente, faça uma prova antiga e veja como você se sai. Dessa maneira, você poderá mapear melhor os assuntos que você tem mais dificuldade e facilidade.

      Porém, caso queira estudar absolutamente tudo (começando do zero), eu sugiro que você comece pela Morfologia, estudando as classes gramaticais (substantivo, adjetivo, pronome, preposição, verbo, etc...). Primeiro estude a teoria e depois faça exercícios. Eu reconheço que o blog, em termos de prática, não oferece muitos exercícios, mas estou trabalhando nessa questão. Procure resolver provas de vestibulares e do Enem. Depois, é importante estudar a parte da Sintaxe (elementos da oração, classificação das orações, etc...).

      (continua)

      Excluir
    2. Depois de entender esses dois grandes assuntos, você pode estudar as matérias mais específicas: pontuação, acentuação, ortografia, regência verbal, concordância verbal e nominal, figuras de linguagem, fonética, formação de palavras. Faça a mesma coisa: leia as explicações e pratique exercícios.

      Para a interpretação de texto não há outra alternativa senão fazer exercícios. Interpretação não tem muita teoria: ela é mais prática. Você desenvolve bem a interpretação com a leitura. Portanto, faça as provas antigas de vestibulares, pois elas sempre terão interpretação, sempre terão algum texto acompanhado de perguntas sobre ele.

      A redação também é prática. Porém, não existe "gabarito", não existe "resposta correta" e ela é pura prática. Isso significa que, para a redação, você precisa de alguém para acompanhá-lo e corrigir seus textos. Eu já corrigi e analisei redações gratuitamente de internautas (porque eu realmente gosto de fazer isso), mas agora não posso mais fazer isso por falta de tempo (profissionalmente, estou passando por uma fase difícil e não posso me dedicar mais ao blog como antigamente). Neste quesito, é importante que você tenha alguém para corrigir seus textos para que você possa enxergar seus erros e acertos. Algo que pode o ajudar muito (muito mesmo) é o blog "Como Escrever uma Boa Redação". Lá, você encontrará dicas, técnicas e também redações corrigidas (para acessá-lo, veja os links da barra lateral esquerda). Outra coisa muito importante é se manter atualizado: leia os portais de notícias todos os dias e também as colunas de opinião. Assim, você fugirá do senso comum e terá mais autonomia para argumentar. Lembro também que o Jornal Nacional não é o único jornal do Brasil, nem o G1 é o único portal de notícias da internet: existe uma gama de portais e de endereços que você pode se atualizar e amadurecer sua crítica.

      Enfim... comece com calma e tranquilidade. Inicialmente estude as classes gramaticais, especialmente os verbos. Depois de ler as explicações, faça exercícios de vestibulares antigos (dos mais recentes aos mais antigos).

      Outra coisa importante: a internet não substituiu os livros (pelo menos por enquanto). O YouTube, os blogs e os sites são complementos do estudo. Procure pegar uma gramática tradicional, como o do Bechara ou do Ernani Terra (passei todo o Ensino Médio com essa gramática). Você deve estar estranhando um dono de blog dizer que o próprio blog não é suficiente para se preparar para um concurso. Porém, o meu compromisso aqui é com a verdade e não com visitas. A internet ajuda, mas não substitui os livros nem a classe de aula. Num futuro breve poderá substituir, mas ainda não substituiu. Portanto, se puder, compre apostilas e gramáticas, pois elas têm vários exercícios; use a internet para complementar seus estudos. Eu ainda não vi nenhum site que é capaz de oferecer um aprendizado completo: geralmente eles têm a teoria resumida e carecem de exercícios. Não adianta apenas ler as explicações: é preciso fazer exercícios. Quando você apenas lê a teoria você acha fácil e acha também que entendeu o assunto, quando você vê uma aula no YouTube você acha que entendeu tudo, porém ao bater de frente com os exercícios surgirão dúvidas e perguntas.

      Isso não serve apenas para o Português, mas também para todas as matérias, principalmente as exatas. Você lê, em Física, que as forças que agem no bloco são o peso, a normal e o atrito. Parece fácil e simples na teoria, mas daí você chega nos exercícios e vê o bloco andando, deslizando sobre outro, caindo, balançando com um pinguim em cima, pendurado numa corda, enfim... Na teoria você aprende que 2+2=4. É fácil, mas daí chega na hora da prova e a questão pede pra calcular uma integral tripla (não queira saber o que é isso).

      Portanto, pegue os assuntos (na ordem que eu disse), leia a explicação e faça os exercícios antigos de vestibular, especialmente da universidade que você pretende ingressar.

      Excluir
  10. Peter, eu sou muitíssimo grato por sua disposição em me ajudar, sua orientação tirou as dúvidas da minha cabeça que criavam uma barreira entre eu e os estudos. Sua generosidade em ajudar alguém que nunca viu prova a pessoa maravilhosa que deve ser. Espero que essa fase difícil que esta passando, passe logo!!!! :) e desejo que Deus abençoe sua vida em todos aspectos, principalmente profissional.
    Lucas.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o blog. Sou formada em Letras e aqui vou poder tirar várias dúvidas. Belo blog!!!

    ResponderExcluir
  12. OBRIGADO PELO CONTEÚDO AJUDOU MUITO.

    O BLOG TA DE PARABÉNS :)

    ResponderExcluir
  13. Parabens pelo artigo..se puderem, vejam o meu blog sobre estudo https://estudandoonlinenanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. A minha dúvida era exatamente a que o Anônimo tinha, como fazer o plano de estudo. Estou me organizando para concursos públicos, com objetivos a longo prazo, sem afobação. Estou há um bom tempo sem estudar e a língua portuguesa não é o meu forte, porém estou motivado e mais maduro do que em outras épocas. Partirei para dentro dos estudos. Caso tenha alguma dica específica para plano de estudo para concursos (português) fico grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erivelton, em se tratando de concurso, o importante é perceber os tipos de questões que um determinado concurso costuma cobrar. É por isso que a melhor maneira de estudar para qualquer concurso é por meio das provas antigas (seja qual disciplina for). Alguns deles cobram mais interpretação de texto e leitura, outros são mais práticos e cobram regras que nem mesmo os professores de português se lembram, indo bem no detalhe. Pegue as provas antigas (começando das mais recentes para as mais antigas) e tente fazê-las. Então, nas questões que você não conseguir entender, estude o assunto em específico, fazendo uma revisão teórica e depois praticando exercícios para fixar a matéria. Seja seletivo e específico. Conheça o seu concurso, conheça o estilo da prova.

      Excluir
    2. Ah, também dê uma olhada no edital. Provavelmente ele vai listar todos os conteúdos da gramática tradicional, mas observe as referências e as bibliografias, pois elas podem servir de base para o seu estudo.

      Excluir
  15. terminei o ensino médio através do supletivo, não aprendi nada, por que supletivo não ensina nada.
    tenho 28 anos e quero estudar para concurso, vocês acham que estou muito atrasado para fazer concurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ednilton, existem senhores e senhoras de idade que voltaram aos estudos. Sempre há tempo para começar, pois nós somos, na verdade, alunos pela vida inteira. Sempre estaremos estudando e nos aperfeiçoando em alguma coisa. O estudo abre muitas portas e oportunidades e, para isso, a idade não importa.

      Excluir
  16. estou muito tempo sem estudar, é terminei meus estudos no supletivo
    mais quero fazer concurso publico.
    começar fazendo português, vocês acham que eu estou fazendo o certo

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog! Como professora e amante da nossa língua é altamente recomendável.

    ResponderExcluir
  18. Vou começar a estudar, muito obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  19. Nossa o seu site é o melhor que eu já vi. Ele estimula o estudo, é fácil, organizado e simples. Perfeito!
    Parabéns e que você continue sempre querendo dividir conhecimentos!!!

    ResponderExcluir
  20. olá, meu nome é Maitê, tenho 16 anos e termino o ensino médio esse ano. Estou aqui na internet montando meu plano de estudo e encontrei o blog. É muito bom! li os comentários e respostas e tirei algumas dúvidas. Mas meu principal dilema é que farei a prova específica de português da UERJ e não tenho noção de como fazer a prova discursiva. Baixei as provas antigas e vi que não sei começar, principalmente por ter MUITA interpretação e esse ser justamente a minha fraqueza. Aliás, eu nem sei o que é esse português instrumental. Estudar morfologia, sintaxe, verbos e os processos de formação de palavras deve ser meu foco ou eu consigo achar uma melhor base de outra forma? vi que responde e ajuda a todos os leitores e decidi pedir ajuda nesse meu projeto com o vestibular. Espero ansiosa por resposta, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o blog ajuda bastante aqueles que não têm muita afinidade com a língua, mas o seu caso é mais específico: você vai fazer uma prova mais "exigente", por assim dizer, pois é específico de sua área. Eu não fiz faculdade de Letras, mas da experiência que tenho do ensino superior com as cadeiras de linguística e também pelas características das provas de concursos públicos para a admissão de professores de Português (que às vezes eu costumo fazer em casa por curiosidade) geralmente o conteúdo exige muita interpretação de texto: praticamente a maior parte das questões são aplicadas a um texto e não há outra ferramenta para melhorar a interpretação a não ser leitura e prática. Portanto, pratique esses exercícios de interpretação baixando o maior número possível de provas (pegue provas de outros vestibulares e de outros concursos), pois só pela prática será possível amadurecer essa interpretação. Quanto aos outros assuntos, sugiro a você aprofundar o conteúdo com uma gramática mais tradicional, como a do Bechara (observe a bibliografia sugerida no edital do concurso, porque cada autor segue uma linha de raciocínio na abordagem do conteúdo), pautando nos exercícios. Para concursos e vestibulares não há outro caminho: você precisa entender bem os conceitos e depois fazer muitos exercícios e, para tanto, eu sugiro a você uma gramática normativa tradicional, pois a internet atualmente ainda não é capaz de dar condições plenas para os internautas estudarem tudo o que precisam para se prepararem para um concurso (no quesito "profundidade de conteúdo", as gramática físicas ainda são as melhores).

      Excluir
  21. Muito bom este blog,dicas essenciais para concursos e vestibulares.
    Ameii.

    ResponderExcluir
  22. Estive durante muito tempo em busca de um roteiro ao qual seguir para praticar e estudar a disciplina do português, comprei diversas gramaticas, que sem um guia, de nada serviram, agradeço-lhes pelo gesto de se ocuparem para criar este site, que garanto que auxilia diversas pessoas, como me auxiliou.

    Anônimo

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Peter Ensi.
    Parabéns por este trabalho maravilhoso que desenvolve neste blog, uma vez que você ajuda muitas pessoas a encontrarem um horizonte para a preparação em concursos e vestibulares.

    Peter, tenho dificuldades com português, minha base nesta matéria é muito superficial.
    Pretendo passar no concurso para Policia Militar de Pernambuco, me indique plano de aula eficaz, com conteúdos voltados para este concurso.
    Obs.: "Preciso começar a estudar do zero"

    Certo o vosso atendimento desde já agradeço a sua atenção.

    Um forte abraço, que DEUS lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  24. Olá boa noite, meu nome é Denis, por favor, estou com dúvida em um slogan: 1- "A diversão que seu cão merece com o profissional que o dono procura!", ou 2- "A diversão que seu cão merece, com o profissional que você procura!", agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa usar a vírgula. Pode escrever direto (sem vírgula).

      Achei legal o slogan ;)

      Excluir
  25. Mas por onde começar? Exemplo: morfologia ou ortografia; classe de palavras ou verbo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aconselho começar pelo roteiro Classes Gramaticais (Morfologia) e depois ir para Verbos (que também é uma classe gramatical). Conhecer a classificação morfológica das palavras é importantes para compreender outros assuntos, como a Sintaxe, por exemplo. Claro que o estudo sempre tem um objetivo: se você estiver estudando para um concurso, dê uma olhada no edital e siga as orientações do edital, vendo a teoria e fazendo provas antigas. Estabeleça sempre um objetivo, uma meta.

      Excluir
  26. Esse blog é maravilhoso, obrigada! Não estudo português desde o vestibular e estou muito enferrujada. Agora, mais de 10 anos depois, preciso reaprender tudo para um concurso e você está me ajudando demais a relembrar todo o conteúdo. Agradeço de coração!

    ResponderExcluir
  27. Peter Ensi , meus parabéns pela sua iniciativa de criar um blog e dividir conhecimento com os outros, muitas das vezes temos boas ideias , mas não colocamos em prática. Um dos grandes motivos é a nossa vida corrida , casa , trabalho , estudo. Voce citou algo muito importante sobre os estudos; o uso dos bons e velhos e imortais livros, acho que nem tão cedo serão substituídos pela internet, pois os livros possuem o conteúdo completo e revisado por especialistas e aqui na internet voce encontra muitos trabalhos academicos e resumos inúmeras vezes cheios de erros. Desde ja agradeço novamente , desejo a todos forca na peruca e rumo a aprovação para os demais concursos públicos.

    Obs :Peter se vc puder me dar algumas dicas de como montar um blog eu agradeceria ,vieira.jonathan@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  28. olá, faço letras - Língua Portuguesa, fiz um blog hoje mesmo, sei que é chato ficar pedindo , mas alguém aqui poderia fazer uma visitinha por lá?
    http://letrasporamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Boa noite preciso de lista de exercícios para concurso, você poderia me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou trabalhando nisso. Em breve, começarei a publicar as listas de exercícios com gabarito.

      Excluir
  30. Muito bacana vai me retirar da ignorância e obtusidade que insiste em me acompanhar, apesar deu tentar evoluir tenho muita dificuldade.

    ResponderExcluir
  31. A Dilma deveria oferecer o cargo de min. da educação ao dono deste site. Eu estou muito feliz por ter encontrado essa página no Google. Vou começar a estudar português do início.
    Obrigado e Deus abençoe pela generosidade.

    ResponderExcluir
  32. Quase chorei de emoção com o seu blog! Geralmente não tenho paciência para comentar, mas há coisas que valem a pena :D Muitíssimo obrigada pelos roteiros, estava precisando justamente dessa clareza na hora de estudar. Além disso, amei o bom humor!

    ResponderExcluir
  33. Gostei muito amigo!! Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  34. Olá, Peter.
    Parabéns pela disposição e discernimento para fazer um trabalho tão bom.
    Obrigada, estou estudando português, seu blog foi uma inspiração!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  35. Muito bacana. Parabéns pela iniciativa e também por dividir conhecimento com quem busca conhecimento.

    ResponderExcluir
  36. Eu to apaixonada por esse blog, vocês são10 <3

    ResponderExcluir
  37. Que blog incrível! Está me ajudando bastante! Continuem assim. Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  38. Peter seu Blog é realmente ótimo, só assim para estudar Português... começando hoje mesmo. Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  39. Valeu Peter, você é um enviado de Deus!
    Iniciando agora meus estudos de gramática.

    ResponderExcluir
  40. Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  41. Que bacana! Obrigado e tudo de bom. De alguma forma será recompensado.

    ResponderExcluir
  42. Adorei este blog, pois não tinha ideia por onde comerçar a estudar. Obrigada! Agora tenho o caminho a seguir.

    ResponderExcluir
  43. Gente isso é um achado, perfeito mds, tô mega feliz

    ResponderExcluir
  44. Muito bom! Tô mega feliz por ter achado esse blog.

    ResponderExcluir
  45. Acabei de entra e já gostei, obrigada.

    ResponderExcluir
  46. Parabéns O Melhor Conteúdo Deus Te Abençõe Ricamente

    ResponderExcluir
  47. Muito bom, o seu trabalho! A linguagem simples e bem explicada, a maneira que age para descontrair as pessoas, é eficiente. Boa saúde e bom conhecimento para continuar passando: as nossas gerações.

    ResponderExcluir
  48. Nossa do céu, como queria ter encontrado seu blog antes, com certeza metade dos meus problemas em português teriam sido resolvidos, hahaha.
    Estou encantada com a didática, explicação e sua disponibilização em postar esses conteúdos! Ajudar é pouco, está me fazendo entender e gostar (não era pra mim) de português. Só tenho a agradecer. Obrigada pelas dicas e assuntos 'mastigados'; obrigada pela boa vontade de passar a diante seus conhecimentos e dessa forma ajudar, assim como eu, pessoas que viam a gramática como um bicho de sete cabeças e obrigada por existir! Abraços e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  49. Genteeee como assim Brasil que não encontrei esse blog ante! Amei o Blog parabéns.

    ResponderExcluir
  50. meu grande amigo, muito obrigado por disponibilizar esse material!

    agradeço de coração a ajuda GRATUITA que você dá a todo internauta que procure melhorar no português!

    desejo-lhe sucesso! e lembre-se sempre, deus ta vendo! lá de cima ele tem um lugar bacana reservado pra vc. seja um concurso dos sonhos, um comércio...

    sucesso amigo!
    e mais uma vez,
    obrigado por poder proporcionar aprendizado.
    iniciarei agora mesmo meus estudos.

    ResponderExcluir
  51. AMIGO! ATÉ O MOMENTO, NÃO SABIA POR ONDE COMEÇAS. VENDO O SEU BLOG, FICOU CLARO E ATE MAIS FÁCIL.MUITO OBRIGADO PELA DEDICAÇÃO EM AJUDAR.

    ResponderExcluir
  52. Amigo! até o presente momento estava perdida, não sabia por onde começar. depois de ter conhecido o seu blog, tudo ficou mais claro, mais fácil ate para compreende a matéria. muito obrigada pela dedicação em ajuda.

    ResponderExcluir
  53. Depois de anos voltei a este blog que me ensinou muito. Obrigada pelo conteúdo excelente disponível gratuitamente =))

    ResponderExcluir
  54. Muito obrigada, por esse blog maravilhoso!

    ResponderExcluir
  55. Esse blog é incrível ...muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  56. MUITO OBRIGADO POR DISPONIBILIZAR ESSE MATERIAL, ME AJUDOU BASTANTE NOS ESTUDOS PARA CONCURSOS, POIS NESSA ORDEM DE ESTUDOS FICA MAIS FÁCIL APRENDER.

    ResponderExcluir
  57. PARABÉNS PELO TRABALHO. OBRIGADO POR DISPONIBILIZAR TODO ESSE MATERIAL.

    ResponderExcluir
  58. ESTOU AMANDO ESTUDAR POR AQUI! ESTOU ENTENDENDO O CONTEÚDO, BEM OBJETIVO. TEM AJUDADO MUITO! PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  59. OIEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE Tudo bom professor lindo e maravilhoso, os Deuses e o Universo te abençoa imensamente!
    Então, eu vim aqui para agradecer-lhe imensamente pelo trabalho e pela disposição em criar e disponibilizar esse BLOG <3 Eu amo língua portuguesa, amo poesia, filosofia, criar frases, mas estou muito enferrujado e, você foi minha centelha junto do blog <3 Então eu vim aqui, por puro esporte e porque preciso melhorar em...tudo...digamos assim, quero aperfeiçoar a minha leitura, e tudo mais! Então pode acreditar...Eu vou comer esse blog todinho, vou mastigar tudinhooooo, não vai ter uma coisa que eu vou deixar de ler!!! Tenho muitos livros e dicionários que estou muito afim de devorar! Eu não sabia sobre classe gramatical, e outras regras do português e por essa razão eu me perdia muito - POR ONDE COMEÇAR! Então por favor, faça de tudo pra manter o blog no ar e espero que você veja essa mensagem! Amo muito você! Muito muito muito !

    ResponderExcluir
  60. Olá ! Tudo bem?
    Sou professora de LP e Inglês, Tradutora e Analista de Comércio Exterior.
    Que Blog legal. Parabéns, estou lendo e gostei muito. Nota 10.

    ResponderExcluir
  61. Olá! Tudo tranquilo?
    Sou Pedagogo e Históriador, mas gosto muito da Lingua Portuguesa. Recentimente comprei a Novíssima Gramática da Língua Portuguesa de Domingos Paschoal Cegala, 49ª edição. E acessando a internet, descobir o Blog do Gramaticando estou lendo. É muito legal.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©