O Gramaticando



Blog do Gramaticando é uma gramática on-line disponível gratuitamente para todos os públicos. Fundamentado por uma sólida bibliografia que contempla as gramáticas de referência do Português Padrão, o site é constantemente revisado e aperfeiçoado, sem perder, contudo, a sua essência, que é a de descomplicar os principais assuntos da gramática normativa de uma forma leve e descontraída, utilizando o humor como aliado do processo de ensino e aprendizagem. É editado pelo prof. Vinícius Souza Figueredo, graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Mascote do blog (versão de 2014)


NOSSA MISSÃO

Democratizar o ensino da norma-padrão da Língua Portuguesa, dialogando com todos os públicos, oferecendo conteúdo gratuito, de qualidade e fundamentado nas gramáticas de referência.

NOSSA HISTÓRIA

Em 2010, vivíamos, na internet, os primórdios dos memes com a popularização do trollface e dos fails. Eu me divertia muito lendo as páginas humorísticas das saudosas comunidades do Orkut, bem como os blogs de humor que faziam sucesso na Blogosfera (Minilua, Jacaré Banguela, Kibe Loco, Não Salvo, Não "Intendo", "Insoônia", Capinaremos, entre muitos outros). Foi nesse contexto que resolvi publicar, no meu antigo blog pessoal, uma série de posts com dicas de Português usando uma linguagem mais lúdica e descontraída que era inspirada, justamente, nesse tipo de humor.

Dessa forma, em março de 2010, nasceu o Gramaticando. Eu era somente um estudante usando meu blog para compartilhar, na internet, os conteúdos da minha matéria favorita do colégio, explicando os assuntos de um jeito leve e descontraído, de aluno para aluno. Não demorou muito para eu receber uma resposta positiva por parte dos leitores, o que me encorajou a me aprofundar cada vez mais nos estudos e a criar, no mesmo ano, um blog específico para os posts que eu publicava sobre o conteúdo de Língua Portuguesa: nascia, assim, o Blog do Gramaticando. Com o passar do tempo, acabei descobrindo a minha vocação pelo ensino e me tornei professor. 

Portanto, mais do que uma gramática on-line, disponível para todos os públicos e totalmente gratuita, o Blog do Gramaticando faz parte da minha história, da minha paixão pelo mundo da educação e das letras. 

E é uma honra ter você aqui. Muito obrigado pela sua visita! ;)



2010


2011

2012

2013 


2014 



2015 



Atual

3 comentários:

  1. Olá!
    Fiquei horas tirando umas dúvidas com a minha filha no blog de vcs.Muito bacana,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse blog é tudo de bom!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é sensacional ensino o português de forma fácil. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©