O Gramaticando

NOSSA HISTÓRIA


Em 2010, vivíamos, na internet, os primórdios dos memes com a popularização do trollface e dos fails. Eu me divertia muito lendo as páginas humorísticas das saudosas comunidades do Orkut, bem como os blogs de humor que faziam sucesso na Blogosfera (Minilua, Jacaré Banguela, Kibe Loco, Não Salvo, Não "Intendo", "Insoônia", Capinaremos, entre muitos outros). Foi nesse contexto que resolvi publicar, no meu antigo blog pessoal (criado em 2007), uma série de posts com dicas de Português usando uma linguagem mais lúdica e descontraída inspirada nesse tipo de humor.

Foi assim que, em março de 2010, nasceu o Gramaticando. Eu era somente um estudante usando meu blog para compartilhar, com o mundo, os conteúdos da minha matéria favorita do colégio. Porém, jamais imaginaria que teria uma resposta tão positiva e bacana por parte dos leitores, o que me encorajou a criar, no mesmo ano, um blog específico para os posts que eu publicava para o Gramaticando: nascia, assim, o Blog do Gramaticando. 

Continuei publicando novos posts, atualizando o blog sempre que possível e fui descobrindo a minha vocação pelo ensino e pelo mundo das Letras. Atualmente sou professor de Língua Portuguesa graduado em Letras pela Uerj e todo conteúdo disponível aqui é livre para uso não comercial, já que o BG foi criado tendo como norte a democratização do conhecimento. Continuarei aperfeiçoando, revisando e atualizando todo o material e espero que o blog continue a contribuir para o estudo da nossa língua portuguesa. Mais do que uma gramática on-line e gratuita, o Blog do Gramaticando é uma parte significativa da minha história de vida. 

E muito obrigado a você, que me honra com a sua visita ;)
2010


2011

2012

2013 


2014 



2015 



Atual

8 comentários:

  1. Olá!
    Fiquei horas tirando umas dúvidas com a minha filha no blog de vcs.Muito bacana,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Um campo de busca seria muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sugestão. Realmente essa observação foi bem importante e eu adicionei um campo de busca ao blog. Obrigado!

      Excluir
  3. Olá, amei seu blog... Eu gostaria de saber mais sobre prefixos, sufixos, e morfema! Agradecida N.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, nós temos uma postagem sobre processo de formação de palavras, que fala a respeito dos processos de derivação prefixal e sufixal. Ela está aqui: http://www.blogdogramaticando.com/2012/10/processo-de-formacao-de-palavras.html

      Porém, se você tiver dúvidas mais específicas a respeito desse assunto você pode nos perguntar.

      Excluir
    2. Amei o blog, meu único arrependimento é por não ter conhecido antes.
      Sem dúvidas não existe um blog melhor que este.
      ''Nota 10''

      Excluir
  4. Esse blog é tudo de bom!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse blog é sensacional ensino o português de forma fácil. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©