Ver e Vir

Olá povo,

Hoje vamos falar de dois verbos bem chatos: "vir" e "ver". O povão confunde o tempo todo a conjugação desses dois verbos. Se você também confunde, então essa é a sua chance de sair da "catigoria" do povão! Pare de falar errado e saia do povão!

Um eficiente serviço da BREGA-BREGA
Reboques LTDA

1ª Caso: "vir" ou "vier"

O caso mais clássico de todos é a "confuseba" do futuro do subjuntivo. Para o verbo "ver", a gente fala "quando eu o vir". Para o verbo "vir", a gente fala "quando eu vier".

Quando você vier para cá, me avise (verbo "vir"). 
Quando você vir o cachorro andar sobre as águas, me avise. (verbo "ver"- sentido de "olhar").


OBS: O termo "você" é um pronome de tratamento e é conjugado da mesma forma de "ele(a)" (3ª pessoa singular). Se você usar o "tu", o conjugue assim: "quando tu vires" (verbo ver) e "quando tu vieres". 


2ª Caso: "viesse" e "visse"

Mantendo a forma do caso anterior, usamos, no pretérito imperfeito do subjuntivo, "se ele visse" (verbo "ver") e "se ele viesse" (verbo vir).

Se ele viesse para cá, ele me avisaria (verbo "vir"). 
Se ele visse o cachorro andar sobre as águas, ele me avisaria (verbo "ver").


Os principais casos em que os verbos "ver" e "vir" se confundem são no modo subjuntivo. Há outros casos em que a conjugação dos verbos são iguais, mas é possível descobrir o sentido pelo próprio contexto. Portanto, prefiro enfocar nosso estudo nesses dois casos, que são os mais usuais e cotidianos de nossa língua.

Verbatin!

As explicações nas postagens possuem, de forma estratégica, caráter informal e coloquial para preservar o conceito autor-leitor, que faz parte do modelo expressivo cultivado pelo blog. Leve em consideração o conteúdo da postagem e não a forma em que ela será apresentada. 

(crédito das imagens na ordem em que foram apresentadas)
comediadiaria.com.br
www.portalbizarro.com

Morfologia - VERBOS (Série)

Verbos (Introdução)
Verbos - Pessoas do discurso
Conjugação - Modo Indicativo 
Conjugação - Modo Subjuntivo
Conjugação - Modo Imperativo 
Transitividade Verbal (Conexão Sintaxe)

Um comentário:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©