Verbos: Pessoas

No artigo anterior você viu um monte de coisas sobre os verbos. Não se preocupe em tentar entender tudo agora.

Agora, nós vamos entender melhor a respeito das pessoas do discurso. Você se lembra delas na postagem anterior? Bem, as pessoas do discurso são os pronomes que realizam a ação dos verbos. Exemplos: eu dirijo, ele nadou, nós compraremos, eu dancei com um pinguim etc... 



Eu (primeira pessoa do singular) e
minha mulher (funciona como "ela", que é a terceira pessoa do singular)

Ou seja: as pessoas do discurso são os pronomes que conjugam os verbos (são os pronomes do caso reto). Veja quem eles são:

EU (1ª PESSOA)
TU (2ª PESSOA)
ELE(A) (3ª PESSOA)

Essas são as 3 pessoas. Agora, elas podem ficar no plural também:

NÓS (PLURAL DE "EU")
VÓS (PLURAL DE "TU")
ELES(AS) (PLURAL DE "ELE(A)")

Portanto, temos, ao todo, "seis" pessoas (3 no singular e 3 no plural)

EU (1ª pessoa do singular)
TU (2ª pessoa do singular)
ELE(A) (3ª pessoa do singular)
NÓS (1ª pessoa do plural)
VÓS (2ª pessoa do plural)
ELE(AS) (3ª pessoa do plural)

Para cada tipo de pessoa nós vamos ter uma conjugação diferente. Ex: eu canto, tu cantas, ele canta e etc... Observe, então, que para cada pessoa em cada número (singular ou plural) nós teremos um verbo diferente. Que legal, né?

Observação:

Maria cantou equivale a "ela cantou"

A loja foi construída equivale a "ela foi construída". 

João e Astolfo caíram equivale a eles caíram 

Portanto, as pessoas (ou coisas) que conjugam os verbos sempre serão uma das 3 pessoas do discurso ("eu", "tu" e "ele", tanto no singular quanto no plural). 


Tu ou Você?

O "tu" também é um pronome do caso reto, assim como "eu", "ele", "nós" etc... Por outro lado, "você" é um pronome de tratamento (assim como "senhora", Vossa Majestade, etc...). Ele cumpre o papel do "tu" (pessoa com quem se fala), mas é conjugado como se fosse a 3ª pessoa do singular (ele). Ou seja: "você" recebe a mesma conjugação de "ele". 

Por exemplo: 

TU FAZES 
ELE FAZ / VOCÊ FAZ 

TU CANTARÁS
ELE CANTARÁ / VOCÊ CANTARÁ

TU VENDESTES 
ELE VENDEU / VOCÊ VENDEU 


O plural de "tu" é "vós", enquanto o plural de "você" é "vocês".


13 comentários:

  1. voce esta mi ajudando obrigado...

    ResponderExcluir
  2. "Eu" vai para o plural? "Nós" seria equivalente à "eus"?... Segundo Fiorin, baseado em Benveniste, "nós" é ampliação de "eu" e não o plural. "Nós" é equivalente a "eu" e outro(s).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu acho lógico dizer que o plural da primeira pessoa do singular (eu) é a primeira pessoa do plural (nós), assim como o plural da segunda pessoa do singular (tu) é a segunda pessoa do plural (vós), assim como o plural da terceira pessoa do singular (ele) é a terceira pessoa do plural (eles).

      O que você está dizendo é que "nós" não é plural de "eu". Portanto, "vós" não é plural de "tu" e "eles" não é plural de "ele", certo?

      Então, você tem certeza de que "eles" não é o plural de "ele" ou de que "elas" não é o plural de "ela"?

      Excluir
  3. OPS: eu- primeira pessoa do singular. Minha esposa (ela) é terceira pessoa do singular e não segunda, certo? Isso está abaixo da figura do ferro/grelha. Rsrsrsrsrrsrsrsrsrs. Obrigada desde já, o blog esta me ajudando muito no aprendizado. Ficarei grata da resposta.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, obrigado... Erro meu. Não sei se fico espantado pelo erro em si ou pelo fato de essa postagem ter mais de 3 anos desde que foi publicada e o erro ter persistido. Agradeço a sua correção.

      Excluir
    2. Vish, obrigado... Erro meu. Não sei se fico espantado pelo erro em si ou pelo fato de essa postagem ter mais de 3 anos desde que foi publicada e o erro ter persistido. Agradeço a sua correção.

      Excluir
  4. eu gostei muito mas tem pouca explicasao

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©