Numerais

Hoje nós vamos falar dos numerais. Claro que, a primeira coisa que vem a sua mente são números. De fato, você não deixa de estar certo. Porém, os numerais não se restringem apenas ao um, dois e três. Os numerais se referem a qualquer tipo de quantidade.




Numerais Cardinais - são os números (um, dois, três, etc...)
Numerais Ordinais - indicam a ordem ou posição (primeiro, segundo, terceiro, etc...)
Numerais Fracionários - indicam a divisão dos seres (meio, dois terços, quatro quintos, etc...)
Numerais Multiplicativos - indicam a ideia de quantas vezes se foi multiplicado (dobro, triplo, etc...)

Até aí não tem muito mistério, certo?

Numerais X Substantivos Coletivos

O que não se pode esquecer também é que década, dúzia, par, novena e outras palavras desse tipo também são numerais. Portanto, palavras que indicam quantidades, sem serem necessariamente números em si (por extenso), são numerais. Cuidado para não confundir com substantivos coletivos. Por exemplo, um molho de chaves indica o aglomerado de várias chaves, mas é substantivo coletivo, apesar de indicar quantidades de um determinado objeto.

Números por extenso 

Aí encontramos algo mais interessante e legal de se trabalhar: a escrita de determinados numerais. Escrever o número 1 é fácil: UM. E 60 ou 600? Confira a resposta clicando aqui.

Para escrever por extenso, devemos usar vírgula entre os conjuntos numéricos (dezena, centena, milhar, etc...) e, dentro de cada conjunto, devemos usar "e".

Exemplo:

21.550.432.123 - Vinte e um bilhões, quinhentos e cinquenta milhões, quatrocentos e trinta e dois mil, cento e vinte e três.


11 comentários:

  1. como se escreve por extenso: 40.937,17 M2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pergunta, pois esse número maldito está quebrado. Se fosse uma redação, você teria que escrevê-lo com algorismos ao invés de por extenso, porque se usa algarismos para números quebrados desse porte.

      Porém, se realmente você deseja saber um meio possível de escrever o referido número em extenso, então teria que indicar a "vírgula".

      Quarenta mil, novecentos e trinta e sete vírgula dezessete metros quadrados.

      Só há esse jeito mesmo, pois as vírgulas separam as casas decimais a partir das unidades.

      Excluir
    2. tambem queria saber

      Excluir
  2. Quarenta mil novecentos e trinta e sete e dezessete centésimos .Ewerton Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem observado. Também é possível usar o "centésimos", mas hoje em dia o mais comum é pronunciar a "vírgula".

      Excluir
  3. adoro o teu site,,estudo o Frances,alemao,e ingles,falo tambem o italiano,mas sou uma vergonha na lingua portuguesa.

    ResponderExcluir
  4. Interessante questão que costuma confundir quem se arrisca a escrever valores e expressões numéricas por extenso. O correto, na verdade, é "quarenta mil, novecentos e trinta e sete metros quadrados e dezessete centésimos". Marcelo Braz Fabiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto a minha quanto a sua forma estão corretas, Marcelo. Para indicar números decimais por extenso, podemos usar o padrão dos textos legislativos (que foi o que você fez), podemos usar a forma matemática ou então a forma mais usual, indicando onde está a vírgula (que foi o que eu fiz). Todas essas formas estão corretas.

      Excluir
  5. "1,9 milhões de habitantes". Eu sempre leio assim esses tipos de números: "um vírgula nove milhões". É correto "ler" a vírgula?

    ResponderExcluir
  6. Sim, essa é uma das formas corretas de se ler e de se escrever esse número por extenso. Aliás, é a forma mais usada (é assim que a mídia e a imprensa fazem), Você também pode usar a forma "x inteiros", "y centésimos", "z milésimos", etc (dependendo das casas decimais depois da vírgula) que é uma forma mais matemática.

    ResponderExcluir