Hino Nacional versão Desciclopédia

Se você nunca entendeu o Hino Nacional direito, então aí vai uma reescritura dele pela Desciclopédia (e tem um dicionário no final)


Quem tava ali na beira do ipiranga Ouviu o grito alto da moçada Na mesma hora o sol da liberdade Iluminou bem forte a parada Se pra chegar na igualdade A galera topou entrar na porrada Pra curtir a liberdade Nego arrisca o pescoço e não diz nada Oh, pátria amada, tu é irada Salve, salve Brasil enquanto o cruzeiro do sul Brilhar nesse teu céu que é maneiraço Um sonho de amor e de esperança Vai continuar baixando no pedaço Gigante tu já é de natureza Grandão, bonito pacas e de boa Teu futuro também vai ser firmeza Terra adorada 
Te amo pra burro outros países tão com nada Mãe mais legal que os mano aqui já viu Pátria amada BRASIL 


  • Ipiranga - Um grande rio que atualmente não serve nem pra lavar a planta dos pés, graças a você, sua mãe, o vizinho, o cachorro e meio mundo.
  • Margens plácidas - Plácida quer dizer calma, serena, ô mané. (Não confunda com Flácida).
  • Brado retumbante - É QUANDO VOCÊ GRITA E FAZ ECO ECO ECO eco eco ....
  • Penhor - Usado de maneira metafórica (figurada, vai estudar!). Penhor desta igualdade é a garantia, a segurança de que haverá liberdade. 
  • Imagem do Cruzeiro resplandece - Não é o time do Cruzeiro, é o Cruzeiro do Sul, constelação que forma a imagem de (pasmem!) uma cruz!
  • Impávido Colosso - Nada haver com o ex-programa TV Colosso. "Colosso" é o nome de uma estátua de enormes dimensões. Estar "impávido" é estar tranquilo (agora sem trema), calmo, e isso nem seu professor de Português sabia.
  • Mãe Gentil - por incrível que pareça, a sua mãe é a sua pátria, o Brasil. "Um país que ama e defende seus "filhos" (os brasileiros) como qualquer mãe". Por isso, quando você se der mal por causa do Brasil, não fique nervoso, irado ou mesmo magoado, ela te ama e só acabou com sua vida porque quer o seu melhor! ;)
  • Fulguras - fulgurante (reluzante, brilhante). 
  • Florão - Florão é um ornato (se não sabe procura no dicionário) em forma de flor usado nas abóbadas (procura essa palavra também) de construções grandiosas. O Brasil seria o ponto mais importante e vistoso da América.
  • Garrida - parece dor de barriga mas não é. Garrida = Enfeitada. Que chama a atenção pela beleza.
  • Lábaro - Sinônimo de bandeira. "Lábaro" era um antigo estandarte usado pelos romanos.
  • Clava forte - Clava, como todo bom jogador de RPG sabe é um grande porrete usado no combate corpo-a-corpo, e às vezes não tão a corpo assim utilizado por criaturas possivelmente primitivas como os Ciclopes. No verso, significa mobilizar um exército, entrar em guerra, assim como os mafagafos, que não precisaram de clava alguma.

(com adaptações)



2 comentários:

  1. Cara. Até hoje Português foi uma tortura. Não encontrava lógica. Achava que era apenas mera decoreba. Agora tenho prazer de estudar-lo em seu blog. Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Muiiito bom Vinic... A explicação da "mãe gentil" está corretíssima!!!! beijo e cotinue sendo assim tão criativo!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©