Descubra se você é uma pessoa chata - T02




Essa é o segundo texto da série  "Jogos dos 7 Erros". Porém, o texto de hoje tem 3 erros (pelo menos é o que eu acho). Encontre os 3 erros gritantes de ortografia no texto abaixo, enviando sua resposta por meio de um comentário ou então pelo formulário de contato. Será que você é capaz de encontrá-los?

No texto anterior (Manias de Pobre), ninguém conseguiu encontrar os erros e eu, naturalmente, acabei ganhando. Vamos ver o placar:



 Bem, vamos ao texto de hoje:

* * *

VOCÊ É UMA PESSOA CHATA?



A conversa em monólogo: o chato nunca percebe que está falando sozinho. O ouvinte é quem sofre e geralmente dá sinais de vida falando “hein”, “aham”, “sim”, “claro”, “concordo”, entre outros termos vagos como esses... Logo, se você conversa com uma pessoa e ela se limita a confirmar coisas vagas, então tem alguma coisa errada. Quem gosta de uma conversa não aje como ouvinte mas sim, sempre participa junto. Logo, se você for conversar com uma pessoa e só você falar, então experimente mudar de assunto por mais legal que ele seja para você. Ou, às vezes, o cara chato se empolga, fala demais e não deixa o outro falar. 

Não motiva nenhum pouco: o chato não sabe motivar e, às vezes, consegue desmotivar, baixando o astral do outro. Isso faz parte da falta de compreensão da pessoa com os outros e do seu pensamento egoísta. Se você quer ser uma pessoa mais legal, passe a motivar mais as pessoas. Afinal, quem não gosta de receber umas palavras de apoio e de encorajamento? 

Intrometido: Pessoas intrometidas costumam ser chatas. Perguntam coisas desnecessárias com que objetivo? Resposta: para nada, ou então para sair fofocando por aí. Sugam a sua paciência para nada. Você é obrigado a respirar fundo e responder educadamente. Se você der uma indireta, elas não entendem e interpretam mal, o achando mau educado. Evite ser intrometido: basta não ser a agenda da pessoa. Evite perguntar o que ela vai fazer ou vai deixar de fazer. 

Incompreensível: O chato não compreende as pessoas. Uma vez eu bati a cabeça e fui para o colégio com um galo na cabeça. Como é terrível responder a cada 5 minutos a mesma pergunta: “Ih, cara! O que aconteceu aí? Você bateu a cabeça?”. Imagine se a cada cinco minutos aparece alguém para perguntar: “você bateu a cabeça?”. Tudo bem se a pessoa que perguntou tem afinidade com você e é sua amiga, agora o que dizer daqueles que nunca falaram com você e simplesmente querem saber por curiosidade? Não é algo chato? Não é algo típico de pessoas incompreensíveis e, além disso, intrometidas? 

O chato consegue te irritar: o verdadeiro chato é aquele que, acima de tudo, consegue irritar profundamente você. Ora, podemos perceber isso durante uma conversa, por exemplo. Se somente você fala durante a conversa e o seu ouvinte parece desconfortável e passa a ser seco com você, então você pode estar o irritando. 

Com essas cinco características, você pode evitar ser uma daquelas pessoas bem chatas. É claro que tem outras variantes. Se você for uma daquelas pessoas que sempre está mau humorada e nada te alegra, você poderá ser considerada chata por alguém, por exemplo. Orgulhoso demais? É chato. Humilde demais? É chato. Certinho demais? É chato. Educado demais? É chato... Repetitivo demais? Muito chato...
E então? Você tem mais características para acrescentar a essa lista? Faça seu comentário e ajude a enriquecer essa postagem. 

* * *

E então? Você encontrou os 3 erros grosseiros de ortografia? Ainda não?! 
Se quiser dar um palpite, envie o seu comentário ou uma mensagem pelo formulário de contato... mas acho que não vai adiantar... acho que vou ganhar de novo. 

VERBATIM!


VEJA AS RESPOSTAS E O RESULTADO DOS LEITORES CLICANDO AQUI



7 comentários:

  1. Aje do verbo Agir, nesse caso não seria com "G" (Age)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito! Você encontrou o erro. Parabéns!

      Esclarecimento: era para ter mais dois erros no texto, mas eu acabei os escrevendo de modo correto (foi automático). Portanto, eu acabei de atualizar a postagem, inserindo os novos erros.

      Porém, como o único erro do texto antes dessa atualização era a grafia do verbo "agir" e por consideração à participação do leitor, vou considerar que o leitor venceu essa rodada, empatando o jogo.

      Entretanto, atualizei a postagem e deixei de brinde, no texto, os erros de grafia originais (a palavra errada é repetida duas vezes).

      Parabéns ao leitor que virou o jogo. Agora estamos 1x1 e, em breve, vou revelar os outros dois erros originais (que acabei escrevendo certo nessa postagem antes da participação vitoriosa do leitor).

      Excluir
  2. Caaaara. complicado achar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão... São erros bem sutis, mas fazem bastante diferença. Em breve, vou postar e explicar a resposta.

      Excluir
  3. Aje é com G. (AGE) verbo agir.
    Mau educado é com com L e separado por hífen.(MAL-EDUCADO)

    ResponderExcluir
  4. Aje é com G.
    Não motiva nenhum pouco:
    O correto não seria: "não motiva nem um pouco"?
    Mau educado é com L, contrário de bem educado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita observação! Eu realmente não observei a questão do "nenhum pouco" e do "nem um pouco". Perfeito mesmo!

      Só faltou citar a questão do hífen (mal-educado), mas tirando esse detalhe, você compreendeu muito bem a proposta dessa brincadeira educativa. Eu também estou aprendendo bastante com vocês.

      Um abraço!

      Excluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©