Vocativo


Amigos, vamos nos reunir hoje. 
Minha senhora, eu já disse que não quero ser seu genro. 
Professor, eu não entendi essa matéria.

Os termos em destaque são chamados de "vocativos". O vocativo nada mais é do que a palavra ou expressão usada pelo falante para se referir ao seu ouvinte (interlocutor).

Veja outros exemplos:

Gilvomar: Linda, quer dançar comigo?
Lindulceia: Eu não, mas a minha avó, que tem a sua idade, está doidinha para isso.

Neto: Vovó Maricota, pare de fumar!
Vó: Calma, Beicinho... Eu tenho bastante saúde ainda.




PLANO DE ESTUDO "ANÁLISE SINTÁTICA SEM TRAUMA" - CONTINUAR

VERBATIM!

2 comentários:

  1. O que significa "VERBATIM" ?

    ResponderExcluir
  2. As primeiras postagens do Blog do Gramaticando começaram a ser publicadas em 2010 e, nesse período, eu tinha como meta escrever algo tradicional (a gramática aprendida nas escolas) de um jeito nunca visto antes (de modo informal e engraçado). Eu queria criar algo único e original na internet. Portanto, ao final das postagens, eu comecei a colocar a fonte das imagens (as fotos engraçadas que eu usava ao longo das postagens) e a fonte da ideia louca de misturar coisa séria com brincadeira, que era "eu". Porém, eu nunca gostei de atribuir a fonte para mim mesmo ("fonte: eu"). Acho isso estranho. Foi por isso que eu adotei o "verbatim" (que significa "idêntico à fonte original") e é por isso que eu costumo usar o "nós" ao invés do "eu", apesar de eu escrever e manter sozinho o blog (é uma maneira de trazer o leitor para mais perto do blogueiro, melhorando a interatividade).

    O blog está em evolução e esse conceito está em mudança, tanto que as postagens que foram atualizadas estão seguindo um novo padrão (o "verbatim" está sendo retirado dos posts), pois eu pretendo amadurecer o blog e ampliá-lo para um público mais diverso.

    ResponderExcluir