Minicurso ou mini-curso?



Como escrever: "minicurso" ou "mini-curso"?

Resposta: minicurso

Nesse tipo de palavra composta (que usa prefixo) temos duas situações onde devemos usar hífen:

1) Quando a palavra que vem depois do prefixo começa com "h" (ex: mini-hotel)

2) Se o prefixo terminar com a mesma letra que inicia a palavra seguinte (ex: mini-instrumento, contra-almirante, inter-racial, sub-brigadeiro). EXCEÇÕES:"co", "pro", "pre", "re" (ex: cooperar, preenchimento, reescrita)

Como "curso" não se escreve nem com "h" nem com "i" (última letra do prefixo "mini"), então devemos escrever "minicurso" junto.

Enquanto isso, no minicurso de inglês...



4 comentários:

  1. Respostas
    1. "Bem-vindo" deve ser escrito com hífen.

      É uma palavra complicada para se provar o uso do hífen pelas regras em vigor. A regra diz que o advérbio "bem" pode ou não se juntar com a palavra seguinte. Se a palavra seguinte começar com "h" ou com "vogal", então o hífen deverá ser usado (senão a palavra será pronunciada de outra maneira). Porém, "bem-vindo" é um caso a parte. Quando a segunda palavra começa com consoante, o "bem" pode se juntar (ex: benfeitor) ou não (ex: bem-comportado). No caso de "bem-vindo", o hífen deverá ser usado.

      Excluir
  2. Como escrevo minisseminário, miniseminário ou mini seminário? Não encontrei consenso na internet. No momento eu que escrevo esta pergunta, as duas primeiras ficaram sublinhadas de vermelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nova Ortografia afirma que, em palavras iniciadas pelo prefixo "mini", nós dispensamos o hífen e duplicamos o "s" se a palavra seguinte começar com "s". É assim em "minissaia", por exemplo. Portanto, segundo a regra, devemos escrever "minisseminário".

      Excluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©