"Nem tudo são flores" ou "Nem tudo é flores"?





Qual é o certo? Como escrever?

A) No Titanic, nem tudo são flores
B) No Titanic, nem tudo é flores






Resposta: o verbo "ser" pode concordar com "tudo" (tudo é) ou então com "flores" (são flores). A preferência é o plural ("são flores"). Logo, o mais correto é dizer "nem tudo são flores" (porém, dizer "nem tudo é flores" também está correto).


A concordância do verbo "ser"


Quando o sujeito for um pronome (tudo, nada, aquilo, isso, esse, este, etc...) e o predicativo estiver no plural, então a preferência será o uso do verbo "ser" no plural ("são"). É o caso do "nem tudo são flores". O sujeito é "tudo" (um pronome) e o predicativo "flores" está no plural.

Clique aqui caso você não lembre o que é um sujeito
Clique aqui caso você não lembre o que é pronome 
Clique aqui caso você não lembre o que é predicativo
Clique aqui caso você não lembre nada a respeito de Análise Sintática e queira começar do zero e aprender de um jeito rápido com os artigos do nosso roteiro de estudos. 


Veja outro exemplo:

O que é isso, Virgulino?
Isso são carros velhos, Getúlio!

Veja que o sujeito é um pronome ("isso") e o predicativo está no plural ("carros"). O verbo, então, preferencialmente irá para o plural ("são").

Outros exemplos:

"O inferno são os outros"
"A culpa da enchente são as chuvas"








Um comentário:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©