Qual a diferença entre redundância e pleonasmo?



A redundância nada mais é do que fazer uma repetição desnecessária, dizendo a mesma coisa duas vezes. É um erro que deve ser evitado.

Exemplos: "conviver junto" (conviver já quer dizer "viver junto"), "sair pra fora" (além de "entrar pra dentro", "subir pra cima", "descer pra baixo"), "metades iguais" (sério que são iguais?!), "estrelas do céu" (não me diga! Pensei que eram as do mar!), "novidade inédita", "países do mundo" (ainda bem que são do mundo, né?), "encarar de frente" (realmente é melhor do que encarar de costas), "elo de ligação" e por aí vai.

Típica pessoa que comete redundâncias  redondamente redundantes


Por outro lado, o pleonasmo é a repetição "correta" por conta da "licença poética", da literatura, coisa que escritores e poetas podem fazer. Como por exemplo, "e rir o meu riso". É claro que só podemos "rir um riso" e "chorar um pranto", mas essas palavras foram escritas por Vinícius de Morais com um intuito poético (Soneto da Fidelidade). O pleonasmo é uma repetição enfática, feita de propósito pelo autor.



7 comentários:

  1. kkkkkkkk O da Dilma claro. A nossa "presidenta"!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ultimamente acho deveria está mais para "Presidanta" - junção de "Presidenta" com Anta

      Excluir
  2. O da Dilma faz todo o sentido, diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
  3. "Cada um no seu quadrado e vice-versa"

    ResponderExcluir
  4. Redundância seria, no caso, o pleonasmo vicioso.

    ResponderExcluir
  5. Basta ler a frase direito para entender o que Dilma disse. Faz todo sentido mesmo, não está errado: ela quer dizer que país rico DE VERDADE é um país em que não há pobreza, tendo em vista que o Brasil é um país riquíssimo, porém grande parte dessa riqueza está nas mãos de poucos ricos e milionários, ou seja, cheio de pobreza. E essa é uma das metas do governo dela: distribuir a riqueza e diminuir as desigualdades sociais. Portanto, não está errado! Vamos aprender a ler, galera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ???????????????????? 'A gente entendemos tudo' kkkkkk

      Excluir