AO INVÉS DE ou EM VEZ DE? Como escrever?
A expressão "em vez de" tem o mesmo sentido de "no lugar de", ou seja: tem a característica da substituição. Um exemplo: "EM VEZ DE Toleneyson apresentar o trabalho, Timétio fez a apresentação" (Timétio fez a apresentação no lugar de Toleneyson).
Já a expressão "ao invés" significa "ao contrário". Ao invés de acontecer uma coisa, aconteceu outra contrária. Exemplo: "AO INVÉS DE ficar quieto, Timétio fez a apresentação".
Porém, também podemos usar o "em vez de" com o sentido de "ao invés" "ao contrário". Veja como fica: "EM VEZ DE ficar quieto, Timétio fez a apresentação".
Conclusão: usamos "ao invés de" para significar "ao contrário de". Para as demais situações ( também incluindo "ao contrário de") usamos "em vez de".
Afinal, a palavra "invés" significa "inverso", "avesso", "contrário". Por conta disso, ela jamais poderia significar outra coisa diferente de "ao contrário". A expressão "ao invés de" só pode significar "ao contrário de" porque "invés" significa "contrário". Pronto: esse é o jeito mais eficaz de decorar as diferenças.
Quer um jeito melhor? Basta usar SEMPRE "em vez de" (porque é correto nos dois casos). Pronto! Be happy! "Em vez de" é o coringa! Esqueça o "ao invés de".
Portanto, podemos escrever tanto "Beniclécio ficou em casa em vez de sair" (porque "em vez" é o coringa e serve para tudo), como "Beniclécio ficou em casa ao invés de sair" (porque "ficar em casa" é o contrário e é o inverso de "sair de casa"").
Nenhum comentário:
Postar um comentário