Entregar "EM MÃO" ou "EM MÃOS"?



"Entregue o documento em mãos".

Nem mesmo os dicionários conseguem responder a essa questão: alguns, como o Aurélio, afirmam que o modo correto é dizer "em mão". Outros, como o Houaiss, afirmam que podemos dizer tanto "em mão" quanto "em mãos".

Bem, independente de ter passado a vida inteira falando errado ou não, uma coisa é certa: todos os dicionários chegam à conclusão de que a forma "em mão" está correta, sendo que a polêmica gira em torno da expressão "em mãos".

Portanto, é melhor falar logo "em mão"... apesar que a forma "em mãos" é tão popular que, se você falar "em mão" é capaz de alguém pensar que você está falando errado.





Próxima dúvida:


2 comentários:

  1. Prezado grato por oportunizar este espaço para comentários.
    No meu modo de ver, na condição de professor da língua portuguesa, podemos usar "em mão" ou "em mãos" preservado o mesmo sentido, pois o emprego desta última já se consagrou na fala e na escrita. De fato, há o uso tendencioso, tradicional da expressão "em mão". Conclusão: empregar uma ou outra é questão de estilo de quem a empregará. Parabéns pelo trabalho. Convido a visitar meu blog: http://texto-revisado.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©