Juiz ou juíz? Juiza ou juíza? Quando usamos o acento?


tags: acento, Nova Ortografia, juiz, juíz, juiza, juíza, juizes, juízes, raiz, raíz, raízes, raiz


Por que "juiz" não tem acento e "juíza" tem? 

Bem, tudo isso gira em torno de uma coisa chamada hiatoO hiato nada mais é do que o encontro entre duas vogais, só que existe um detalhe: elas estão em sílabas diferentes. Ou seja: as vogais se encontram (uma está ao lado da outra), mas ao mesmo tempo estão separadas pelas sílabas. 

Então, quando a vogal do hiato aparece sozinha na sílaba ou então ao lado de um "s" ela recebe o acento. Entendeu? Ou ela está sozinha, ou ela está ao lado do "s". 

Em "juiz", a vogal "i" aparece na sílaba ao lado do "z": JU-IZ. Portanto, não leva acento. 

Em "juíza", a vogal "i" aparece sozinha na sílaba: JU-Í-ZA. Portanto, ela exige o acento. 

Se "juiz" fosse com "s", então ele levaria acento: juís. 

Agora você já sabe o motivo de "juízes" ter acento, assim como "raízes". E você também já sabe o motivo de "raiz" não ter acento. 

Outros exemplos: saúde, reúne, caí...






6 comentários:

  1. OBRIGADA. PERDI PONTOS EM UMA GINCANA POR ESCREVER JUIZ SEM ACENTO. TEIMARAM COMIGO QUE É COM ACENTO.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicação e parabéns pelo blog!!! Quero levantar uma questão. No caso de "REIS" qual a explicação para não ter acento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta.

      A palavra "reis" é monossilábica (não tem hiato). É o plural de uma palavra que tem apenas uma sílaba (rei), ao contrário de "juiz" (que tem duas sílabas). É o mesmo caso de "céus" (plural do monossílabo "céu").

      Agora, por que "céus" tem acento e "reis" não tem? Bom, quando a palavra é composta por uma única sílaba ela é acentuada se for tônica ou se tiver ditongo aberto. Por isso nós acentuamos "réis" (moeda), porque "réis" é uma palavra monossilábica que tem ditongo aberto. Por outro lado, "reis" (de chefe monárquico) não tem ditongo aberto.

      São ditongos abertos: "éi", "éu" e "ói" (tanto no singular quanto no plural). A palavra "reis" tem a pronúncia fechada (como se fosse "rêis") e, portanto, não é ditongo aberto. Porém, "réis" tem acento ("éi" é ditongo aberto).

      Obrigado pela pergunta.

      Excluir
  3. só para lembrar ei e oi ditongos abertos nas paroxítonas não têm mais acento depois do último acordo ortográfico

    ResponderExcluir