Interpretando Marcas - Logotipo Rede Globo




tags: o que significa o logotipo da rede globo, logo, logomarca, interpretação




O texto não está apenas nas palavras: ele está nos desenhos e nos símbolos. Eles falam, transmitem mensagens e nos influenciam. 

Hoje, nós vamos interpretar o texto que há por trás da imagem que você provavelmente se depara todos os dias: o famoso logotipo da Rede Globo. O que significa o logotipo da Rede Globo?

Quem sempre esteve por trás de toda a identidade visual da emissora foi o renomado designer Hans Donner. Seu logotipo é o mesmo desde os anos 70: um globo dentro de um retângulo que está dentro de outro globo. 

O globo significa o mundo e o retângulo significa a televisão (tanto que o retângulo é preenchido pelo espectro colorido da TV). Então, na interpretação oficial, o símbolo mostra a televisão (retângulo) dentro do mundo mostrando o próprio mundo, ou seja: a televisão é global e amplia as nossas fronteiras, transcendendo as barreiras que nos limitam. Ela mostra o que está acima de nós, dando-nos uma visão macro e universal de nosso espaço. Olhar para o mundo é olhar para nós mesmos: nós nos identificamos com o que vemos, com o mundo que vemos e, a partir desse momento, nós passamos a ser mais globais, tomando um discernimento de nosso próprio espaço.

Ao longo do tempo, o logotipo sofreu várias modificações, principalmente de texturas metálicas e de reflexos, entretanto sempre manteve a sua identidade: os círculos e o retângulo. Hoje, a tendência do designer é se tornar mais "clean". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©