Plural dos substantivos compostos

Olá pessoal, tudo bom?

Dando sequência ao nosso roteiro de estudos, hoje nós vamos estudar o plural dos substantivos compostos. O ideal seria estudar esse assunto depois de estudarmos todas as classes gramaticais, mas já que acabamos de estudar o plural dos substantivos simples, acho válido estudarmos o plural dos substantivos compostos agora (ao menos para termos uma noção geral).

Digo isso porque, para entendermos o plural dos substantivos compostos, nós precisamos observar quais são os tipos de palavras que compõem esses substantivos. Afinal, um substantivo composto pode ser formado por adjetivos, verbos, numerais e por aí vai. A palavra "segunda-feira", por exemplo, é um substantivo composto (é nome de um dia da semana), mas ela é formada por duas palavras diferentes: "segunda" (numeral) e "feira" (substantivo) e nós ainda não estudamos os numerais. 

Portanto, se você tiver dificuldades em entender esse assunto agora, não se preocupe: volte aqui novamente depois de ter estudado todas as classes gramaticais.

Estamos combinados?



* * * 

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS COMPOSTOS

Vamos estudar caso por caso:


 1ª Caso: as duas palavras vão para o plural 

As duas palavras que compõem um substantivo composto serão flexionadas no plural se esse substantivo composto for formado por substantivos, adjetivos e numerais, pois essas palavras são variáveis (vão para o plural). 

Observação: adjetivos são palavras que atribuem características aos substantivos, enquanto que os numerais são palavras que expressam quantidades (são vinculadas a um número). Como nós ainda não estudamos os adjetivos e os numerais, seria interessante voltar a este conteúdo após estudar esses assuntos. 

Vamos aos exemplos:


SEGUNDA-FEIRA / SEGUNDAS-FEIRAS 
("segunda" é numeral e "feira" é substantivo)

CARTÃO-POSTAL / CARTÕES-POSTAIS 
("cartão" é substantivo e "postal" é adjetivo)

GENTIL-HOMEM /GENTIS-HOMENS 
("gentil" é adjetivo e "homem" é substantivo)

COUVE-FLOR: COUVES-FLORES
("couve" é substantivo e "flor" é substantivo)

Essa couve-flor está um pouco diferente...

Observação: no caso "substantivo + substantivo", se o segundo substantivo estiver indicando a finalidade ou o tipo do primeiro, então somente o primeiro irá para o plural. Exemplo: navio-escola / navios-escola (navio "tipo" escola, navio com a finalidade de ser uma escola). Outros exemplos: palavra-chave / palavras-chave, bomba-relógio / bombas-relógio, peixe-espada / peixes-espada. 

É por isso que o plural de "couve-flor" também pode ser "couves-flor", ou seja: couve "tipo" flor.
O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela ABL, registra as duas possibilidades de plurais ("couves-flores" e "couves-flor").



 2ª Caso: palavras com elementos de ligação 

Se as duas palavras do substantivo composto forem ligadas por uma preposição ("de", "em", "sem" etc), então somente a primeira palavra irá para o plural. 

Exemplos:

PÉ DE MOLEQUE / PÉS DE MOLEQUE 

ESTRADA DE FERRO / ESTRADAS DE FERRO

PIMENTA DO REINO / PIMENTAS DO REINO 

MULA SEM CABEÇA / MULAS SEM CABEÇA 

Observação: se as duas palavras não forem ligadas por preposição, então somente o último termo irá para o plural. Exemplo: bem-te-vi / bem-te-vis ("te" não é preposição, mas sim pronome que liga "bem" com "vi").

 3ª Caso: a primeira palavra é "guarda" 

Existem tantas palavras compostas que começam com "guarda" que esse tipo de palavra merece uma atenção especial. Observe que "guarda" pode ser conjugação do verbo "guardar" (ex: "ele guarda pinguins no armário"), ou então pode ser um substantivo (ex: "o guarda que estava de plantão viu o ladrão pular o muro"). Se "guarda" for verbo, então ele não irá para o plural. Caso contrário, se guarda for o substantivo, então ele irá para o plural. Exemplos:


GUARDA-ROUPA / GUARDA-ROUPAS
("guarda" é conjugação do verbo "guardar")

GUARDA-FLORESTAL / GUARDAS-FLORESTAIS
("guarda" é substantivo)

 4ª Caso: palavras repetidas (ou semelhantes) 

Se as palavras forem repetidas (ou semelhantes), então somente a segunda irá para o plural. Exemplos:


TIQUE-TAQUE / TIQUE-TAQUES

PINGUE-PONGUE / PINGUE-PONGUES


O plural de "pingue-pongue" é "pingue-pongues", pois se trata de um substantivo composto
formado por duas palavras semelhantes (somente a segunda vai para o plural)



 5ª Caso: palavra invariável com palavra variável 

Se o substantivo composto for formado por palavras invariáveis (ex: verbos, advérbios) misturadas com palavras variáveis (substantivos, adjetivos), então somente a palavra variável irá para o plural, já que a palavra invariável realmente é invariável (ou seja: não muda, não vai para o plural, não varia)

Exemplos:

CATA-VENTO / CATA-VENTOS 

VIRA-LATA / VIRA-LATAS

BEIJA-FLOR / BEIJA-FLORES

ALTO-FALANTE / ALTO-FALANTES

VICE-PRESIDENTE / VICE-PRESIDENTES 

EX-DIRETOR / EX-DIRETORES




 OBSERVAÇÕES 

OBS 1) As palavras compostas que são escritas juntas são tratadas como se fossem palavras simples: basta acrescentar o "s" (mas continuam sendo classificadas como substantivos compostos, pois são formadas por dois ou mais radicais). Exemplos:

AGUARDENTE / AGUARDENTES

PONTAPÉ / PONTAPÉS


OBS 2)  Algumas palavras merecem a nossa atenção:

Guarda-marinha: pode ser "guardas-marinha" ou "guardas-marinhas"
Xeque-mate: pode ser "xeques-mate" ou "xeques-mates"
Chá-mate: pode ser "chás-mate" ou "chás-mates" 
Salvo-conduto: pode ser "salvos-condutos" ou "salvo-condutos"
Padre-nosso: pode ser "padres-nossos" ou "padre-nossos"

OBS 3) Se a primeira palavra for invariável e a segunda já estiver no plural, então toda a palavra será invariável (ou seja: não mudará). Exemplo: "um saca-rolhas", "dois saca-rolhas".

7 comentários:

  1. Parceiro, parabéns pelo conteúdo. É intuitivo e muito claro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Peter! Estou encantadíssima com o seu blog e estou estudando através dele :). Parabéns pelo blog e por sua generosidade de compartilhar seus conhecimentos ;)

    Fiquei com uma dúvida ao analisar o quanto entendi. Queria saber se colocações como 'amigo mala' são consideradas substantivos compostos ou para ser substantivos compostos é obrigatório o uso do hífen?
    por exemplo, veja essa frase tosca que inventei:

    "João é meu amigo. Ele é muito atrapalhado, por isso eu e seus amigos o chamamos de AMIGO MALA. Então o nosso AMIGO MALA foi viajar e estamos sentindo sua falta."

    Nessa frase, o 'AMIGO MALA' é considerado substantivo composto? Ou para transformar em substantivo composto tenho que adicionar o hífen?

    "Tenho vários amigoS-mala como João" - Analisando: amigo-mala como substantivo composto, o substantivo 'mala' mostra o tipo do primeiro substantivo que é "amigo". Então para transferir para o plural, o correto é amigoS-mala. Correto? obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, inicialmente obrigado pelo feedback. Eu fico agradecido pelas suas palavras.

      Olhe, existem palavras compostas que não admitem hífen, que são aquelas ligadas por elementos conectores, como "maria vai com as outras", "pé de moleque", etc... Portanto, se "amigo mala" fosse uma palavra composta ela deveria ser escrita com hífen: "amigo-mala". Porém, ela não é uma palavra composta: é apenas um substantivo sendo caracterizado por um adjetivo. Caso contrário, sempre que o substantivo se encontrasse com um adjetivo os dois se transformariam numa palavra única: "amigo-chato", "amigo-legal", "amigo-sensacional", "amigo-bacana", "amigo-gordo", "amigo-magro" e por aí vai... Portanto, "mala" é apenas um adjetivo usado no sentido coloquial: Você pode escrever "tenho vários amigos malas", da mesma forma que você pode escrever "tenho vários amigos idiotas", "tenho vários amigos legais", e assim por diante...

      Por outro lado, "mala sem alça" é uma palavra composta, pois ela precisa dos três elementos (mala+sem+alça) para ter o seu significado completo e não usamos hífen porque as palavras são ligadas por um conectivo.

      Portanto, você poderia dizer: "tenho um amigo mala sem alça", ou então "tenho amigos malas sem alça". Como "mala sem alça" é uma palavra composta que usa elemento de ligação, então apenas a primeira palavra (mala) irá para o plural. E pelo fato de ter elemento de ligação ela não é escrita com hífen (antes da Nova Ortografia ela era escrita assim: mala-sem-alça). Ok?

      Excluir
  3. Prezado Prof Peter,
    Gostaria de lhe parabenizar não só pela iniciativa do blog, que é de grande valia, mas também pela sua humildade em reconhecer quando se enganou em algum exemplo .
    PARABÉNS, são de pessoa como você que nosso pais está precisando:=)

    ResponderExcluir
  4. Oi Vinicius! Parabéns pelo site, conteúdo bem elaborado, estou estudando!
    Apenas uma correção, abaixo da animação diz:

    - O plural de "pingue-pongue" é "pingue-pongues", pois se trata de um substantivo composto
    formado por duas palavras semelhantes (somente a primeira vai para o plural)

    Entre parênteses, deveria ser: somente a segunda palavra vai para o plural? Certo? Me deixou na dúvida. :-)

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©