ENTRE EU e você ou ENTRE MIM e você?




Como devemos falar: entre eu e você ou entre mim e você?

Vamos ao exemplo:

A) Entre eu e ela não houve nada.
B) Entre mim e ela não houve nada. 



A forma correta é: "entre mim e ela não houve nada". Isso acontece porque o "eu", assim como todos os outros pronomes pessoais do caso reto devem ser empregados como sujeitos e não como complementos. Portanto, devemos usar o "eu" quando ele estiver executando alguma ação (verbo), que não é o que acontece no exemplo acima. É o mesmo caso do "para eu" e "para mim": o "mim" não conjuga verbo, pois quem conjuga é o "eu". Logo, o correto é dizer "ele trouxe esse livro para mim" e não "ele trouxe esse livro para eu". Porém, se houver um verbo depois, devemos usar o "eu': "ele trouxe esse livro para eu estudar". 

Portanto, não se esqueça: "mim" não conjuga verbo, mas "eu" sempre conjuga verbo, pois como "eu" é um pronome pessoal do caso reto ele deve ser usado como sujeito (que é o termo que conjuga o verbo) ao invés de complemento. 

Então, para ressaltar mais uma vez, a alternativa correta é a letra B: "entre mim e ela não houve nada". 

3 comentários:

  1. Muito tempo longe da sala de aula, agora estou me sentindo um novo aprendiz. Obrigado pelo Blog, muito útil.

    ResponderExcluir
  2. Não existe uma regra que obriga dizer ou colocar a segunda pessoal a frente na frase? Exemplo: entre ela e eu, não houve mais nada?
    Estou curioso sobre isso..

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©