SEMI-NOVO, SEMINOVO ou SEMI NOVO? O hífen e a Nova Ortografia.



seminovos ou semi novos nova ortografia semi-novo seminovo

Qual é o certo: carro "seminovo", "semi-novo" ou "semi novo"? Devemos usar o hífen ou não?

Segundo a Nova Ortografia (ou Novo Acordo Ortográfico) e o nosso Método da Regra Geral, devemos usar hífen nas palavras compostas quando o prefixo terminar com a mesma letra que iniciar a segunda palavra. Exemplo: micro-ondas. O prefixo "micro" termina com "o" e a palavra "ondas" começa com "o". Portanto, devemos separar um "o" do outro "o".

Caso o prefixo não termine com a mesma vogal que inicia a segunda palavra, então não precisamos usar o hífen. Exemplo: autoescola, autopeça, microcomputador. Portanto, devemos escrever "seminovo" junto (sem hífen), pois o prefixo "semi" termina com "i" e a palavra "novo" começa com "n".

Porém, tome cuidado: essa regra é válida para palavras compostas do tipo "prefixo + palavra". Por exemplo, "guarda-chuva" é uma palavra composta do tipo "palavra + palavra" ("guarda" não é prefixo, mas sim um verbo). Além disso, em determinadas situações devemos dobrar as letras ao invés de separá-las (exemplo: "minissaia"). 

E como eu vou saber quando devo usar hífen ou não, meu Deus?!

Para acabar com todas as suas dúvidas sobre o uso do hífen você pode usar o nosso Método da Regra Geral, que é simples e muito eficaz. Conheça esse método clicando aqui e acabe com todas as suas dúvidas.





A resposta correta é a letra "A", pois o prefixo "semi" termina com "i" e a palavra "novo" começa com "n".


Próxima dúvida:

DAQUI HÁ ou DAQUI A?


Um comentário:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©