Respostas Comentadas - Lista de Exercícios sobre Substantivos


Segue abaixo as respostas comentadas da Lista de Exercícios sobre Substantivos

Questão 1 – Assunto: Classificação dos Substantivos

A palavra “beijo” é um substantivo abstrato porque designa ação (é um substantivo associado ao verbo “beijar”). “Fada”, assim como “Deus”, “alma”, “espírito”, “gnomo”, “Papai Noel”, “anjo”, entre outros, são substantivos concretos, já que eles existem por conta própria (o substantivo abstrato pode existir no mundo real ou no mundo imaginário; a questão fundamental é que o substantivo abstrato existe por conta própria; ele é independente). A palavra “menino” é um substantivo concreto. A palavra “fé” é um substantivo abstrato, já que designa uma qualidade (qualidade de “ser fiel”) e a palavra “amor” também é um substantivo abstrato (designa sentimento).

Observando essas classificações, a única alternativa correta (aquela que possui uma sequência de um substantivo abstrato e dois concretos) é a alternativa C.


Questão 2 – Assunto: Classificação dos Substantivos

Os substantivos abstratos são aqueles que, como a questão diz, não se vinculam ao ser (ou seja: não se vinculam ao “existir”; eles não têm existência própria).

Na alternativa A, “barulho” é um substantivo abstrato (ele não existe por si só; ele depende do motor para existir). Na alternativa B, “sonhos” é um substantivo abstrato (o sonho não existe por si só; para ele existir, alguém precisa sonhar). Na alternativa C, “necessidade” e “paciência” são substantivos abstratos (para existirem, alguém precisa “necessitar” e ter “paciência”). Na alternativa E, “redondeza” é um substantivo abstrato (vem do adjetivo “redondo”) e “disparada” é outro substantivo abstrato (expressa ação). Observação: os substantivos derivados de adjetivos são substantivos abstratos (limpo-limpeza, redondo-redondeza, belo-beleza, claro-clareza). Nesses casos, são sempre escritos com os sufixos EZ ou EZA. 

A resposta da questão é a letra D, pois “almas” é um substantivo concreto, mesmo não sendo palpável ou material.  “Alma”, assim como “espírito”, são conceitos que existem de forma própria e independente.

Questão 3 – Assunto: Flexão de Substantivos quanto ao gênero.

O substantivo “sobrecomum” é aquele que designa, ao mesmo tempo, seres do sexo masculino e feminino. A única alternativa onde isso acontece é a alternativa C  (“ente” pode designar pessoas do sexo masculino ou feminino). As demais alternativas estão erradas: “ré” é a versão feminina de “réu”, “tatu” é epiceno (tatu macho e tatu fêmea), “aldeã” é feminino de “aldeão” e “analista” é comum de dois gêneros (podemos dizer “a analista” ou “o analista”).

Questão 4 – Assunto: Flexão de Substantivos quanto ao gênero

Revisão:  os substantivos “comum de dois” são aqueles onde descobrimos o gênero pelo artigo usado (“o rival” é do sexo masculino e “a rival” é do sexo feminino). Os substantivos “sobrecomuns” são aqueles que designam, ao mesmo tempo, seres masculinos ou femininos (“a vítima” pode ser do sexo masculino ou feminino; “a criança” pode ser do sexo masculino ou feminino). Os substantivos “epicenos” são usados para designar o sexo de determinados animais (usando “macho” ou “fêmea”, como “onça macho” e “onça fêmea” ou “borboleta macho” e “borboleta fêmea”).

Voltando à questão, a resposta é a alternativa C, porque o substantivo “omoplata” não é masculino, mas sim é feminino (a questão pede a alternativa errada). As alternativas A, B e D estão corretas conforme a “revisão” que fizemos no parágrafo anterior.

Questão 5 – Assunto: Flexão de Substantivos quanto ao gênero

A resposta correta é a letra D porque “milhar” é a única palavra masculina dentre as alternativas (as outras palavras são femininas: a análise, a cal, a libido, a síndrome).

Questão 6 – Assunto: Flexão de Substantivos quanto ao número (substantivos simples)

O plural de “cidadão” é “cidadãos”. Logo, a alternativa correta é a letra D, já que “cristão” admite “cristãos” como plural, seguindo o modelo de “cidadão”.

 Nas demais alternativas, temos como plurais: “botões” (botão), “vulcões” (vulcão), “tabeliães” ou “tabeliões” (tabelião), “escrivães” (escrivão).

Obs: o plural de “vulcão” também pode ser “vulcãos”, mas essa forma raramente é usada e como “vulcão” também faz plural como “vulcões”, a resposta continua sendo a letra D.

Questão 7 – Assunto: Flexão de Substantivos quanto ao número (substantivos compostos)

Plural de “vice-rei” é: vice-reis. Quando o primeiro elemento da palavra composta for um prefixo (“vice”), apenas o segundo elemento irá para o plural (“reis”).

Plural de “porta-estandarte” é: porta-estandartes. Quando o primeiro elemento da palavra composta for um verbo (“porta”, do verbo “portar”), apenas o segundo elemento irá para o plural (“estandartes”).

Plural de “navio-escola” pode ser “navios-escolas” ou “navios-escola” (é um caso especial que admite os dois plurais).

Plural de “baixo-relevo” é “baixos-relevos”, pois a palavra é composta por um adjetivo e por um substantivo (que são palavras variáveis quanto ao número).

Sendo assim, a resposta correta é a letra E.

Questão 8 – Assunto: Flexão de Substantivos quanto ao número e ao grau

O diminutivo de gato é “gatinho” e o seu plural é “gatinhos”. Logo, as alternativas C e D estão erradas.

O diminutivo de ave é “avezinha”. De modo geral, se a palavra original não tem a letra “s” então devemos escrever o seu diminutivo com “z” (ave – avezinha), ao contrário de “coisinha”, por exemplo (escrita com “s” porque “coisa” tem “s”). O plural de “avezinha” é “avezinhas”.

O diminutivo de “cão” é “cãozinho” (“cão” não tem “s”, então devemos escrever o diminutivo com “z”). O plural do diminutivo é “cãozinhos”.

Logo, com base nisso, o gabarito é a alternativa B.

Questão 9 – Assunto: Flexão dos Substantivos quanto ao grau

“Molécula” é diminutivo de “mol”, “homúnculo” é diminutivo de “homem”, “viela” é diminutivo de “via” e “flautim” é diminutivo de “flauta”. Com base nisso, somente a alternativa C está correta.

Cuidado com a pegadinha: a questão pede uma alternativa que não tenha um substantivo no diminutivo. Na letra C, “baratinho” é um diminutivo de “barato”, que não é substantivo (é um adjetivo).

Questão 10 – Assunto: definição, classificação e flexão dos substantivos

“Pintura”, além de ser substantivo simples, também pode ser um substantivo concreto (quando tiver o mesmo sentido de “tela”, “quadro”) e também pode ser um substantivo abstrato (quanto tiver o mesmo sentido de “obra”, “técnica”, denotando a ação de “pintar”). Por exemplo: em “esta é uma bela pintura”, a palavra “pintura” é um substantivo concreto. Agora, em “o surrealismo é uma característica da pintura de Salvador Dali”, a palavra “pintura” é um substantivo concreto (é o mesmo que dizer “o surrealismo é uma característica da obra de Salvador Dali”). Portanto, a alternativa A está correta.

 “Magnetismo”, assim como “eletricidade”, “gravidade”, “chuva”, “ventania”, é um fenômeno natural. Portanto, ele é um substantivo concreto (os fenômenos naturais são substantivos concretos por justamente serem naturais e espontâneos). Logo, a alternativa B está errada.

Os substantivos são palavras variáveis (eles variam conforme o grau, o gênero e o número). Portanto, a alternativa C está errada.

O diminutivo de “pão” é “pãozinho” e o plural de “pão” é “pães”. Logo, o plural do diminutivo de “pão” é “pãezinhos”. Portanto, a alternativa D está errada porque não basta apenas colocar a letra “s” ao final do diminutivo de “pão” (pãozinho); é preciso acrescentar a letra “e” depois da letra “a” (pãezinhos).


Com base nessas análises, a letra E está errada porque existe somente uma alternativa correta. 

Um comentário:

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©