Análise Sintática (parte 2) -Exercícios de Concursos e Vestibulares




Esta é a lista de exercícios de Concursos Públicos e Vestibulares do segundo capítulo do Roteiro de Estudo sobre Análise Sintática. Para acessar todos os capítulos do roteiro, clique aqui. Confira, ao final da lista, o gabarito comentado


Questão 1 (PUC-PR) - Sobre o exemplo: "a lua brilhou alegre no céu", afirmamos:

I. O verbo "brilhar" é intransitivo.
II. O verbo "brilhar" é transitivo direto.
III. O verbo "brilhar" é transitivo indireto.
IV. O predicado é nominal.
V. O predicado é verbal.
VI. O predicado é verbo-nominal.

(A) Estão corretas I e VI.
(B) Estão corretas I e V.
(C) Estão corretas II e V.
(D) Está correta apenas IV.
(E) Estão corretas III e VI.


Questão 2 (TJ-SP) - Sobre a oração "a pobre anda humilhada demais", afirma-se que:

I - o sujeito é a expressão "a pobre";
II - o predicado é verbal;
III - o núcleo do predicado é o termo "anda".

Está correto apenas o que se afirma em:

(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e III
(E) II e III


Questão 3 (FMU-SP) - Assinale a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal.

(A) Os viajantes chegaram cedo ao destino.
(B) Demitiram o secretário da instituição.
(C) Nomearam as novas ruas da cidade.
(D) Compareceram todos atrasados à reunião.
(E) Estava irritado com as brincadeiras. 


Questão 4 (Cetro - Auditor Fiscal - Campinas) - Em relação ao trecho: "mais convincente é a drástica recuperação nas taxas de expansão dos PIBs da Índia e China [...]", assinale a alternativa cujo termo destacado equivale sintaticamente ao termo destacado acima.

(A) "A conexão entre abertura comercial e prosperidade econômica é forte e sugestiva". 
(B) "Os críticos, então, mudam de assunto e argumentam que o crescimento motivado pelo comércio beneficia apenas as elites e não os pobres [...]". 
(C) "Os defensores do livre comércio também não precisam ter receio [...]"
(D) "[...] o argumento negativo de que a experiência histórica justifica os argumentos a favor do protecionismo é falho". 
(E) "Também não podemos argumentar que o crescimento tenha pouco a ver com a política comercial [...]". 


Questão 5 (UFGO) - Em uma das alternativas abaixo, o predicativo inicia o período. Assinale-a.

(A) A dificílima viagem será realizada pelo homem.
(B) Em suas próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver.
(C) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana.
(D) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito?
(E) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos



* * *



Veja, agora, o GABARITO e os COMENTÁRIOS



Não desça a 
a página se
ainda estiver
fazendo as questões



* * *


GABARITO COMENTADO



Questão 1 - letra A
Nível da Questão: Fácil
Comentários: o verbo "brilhar" é intransitivo, já que ele não precisa de complemento para ter sentido. Por exemplo: podemos dizer simplesmente "a lua brilha" (a oração pode terminar no verbo sem necessidade de complemento). Já a oração "a lua brilhou alegre no céu" expressa ação ("brilhar") e também expressa a característica da lua naquele momento ("alegre"), fazendo com que o predicado seja verbo-nominal (ação e estado). Portanto, a alternativa correta é a letra A. 

Questão 2 - letra A
Nível da Questão: Fácil
Comentários: o sujeito da oração é a expressão "a pobre" e o verbo "anda" é um verbo de ligação que liga o sujeito ao predicativo do sujeito ("humilhada"). Portanto, o predicado é nominal (o item II está errado) e o núcleo do predicado nominal é o termo "humilhada", que é o predicativo (o item III está errado). Portanto, como apenas o item I está correto, a resposta da questão é a letra A.

Questão 3 - letra D
Nível da Questão: Médio
Comentários: somente oração apresentada na letra D possui um predicado verbo-nominal, que expressa ação por meio do verbo "comparecer" ("compareceram todos") e também expressa uma característica do sujeito por meio do predicativo do sujeito ("atrasados"). Portanto, podemos entender que "todos compareceram" (ação) e que "todos estavam atrasados" (característica, estado, qualidade). A associação entre a ação (predicado verbal) e a característica (predicado nominal) gera o predicado verbo-nominal. Nas outras alternativas isso não acontece: as alternativas A, B e C possuem predicado verbal (expressam ação), enquanto que a alternativa E possui predicado nominal (expressa estado, característica, qualidade).

Questão 4 - letra C
Nível da Questão: Médio
Comentários: a questão pede para assinalarmos a alternativa cujo termo destacado tenha a mesma função sintática do termo destacado na oração apresentada no enunciado. Na oração que foi apresentada no enunciado, a expressão em destaque funciona como sujeito da oração. Para enxergá-lo melhor, basta colocar os termos da oração em sua ordem original, que é "a drástica recuperação nas taxas de expansão dos PIBs da Índia e China é mais convincente", ou seja: o sujeito é "a drástica recuperação nas taxas de expansão dos PIBs da Índia e China". Então, precisamos encontrar a única alternativa cujo termo destacado seja um sujeito e isso só ocorre na letra C, já que "os defensores do livre comércio" é o sujeito da oração "os defensores do livre comércio também não precisam ter receio". 

Questão 5 - letra C
Nível da Questão: Difícil
Comentários: a única alternativa que possui um período iniciando com um predicativo é a letra C. A oração (o período é simples), com os termos na ordem direta, fica assim: "O sol tornou-se humanizado com a presença humana". O sujeito é "o sol", o verbo é "tornar" e o seu complemento (objeto) é o próprio sujeito, já que o verbo é reflexivo ("tornou-se"). Sendo assim, "o sol" é sujeito e também é objeto (a oração está na voz reflexiva). O termo "humanizado" é o predicativo do objeto "o sol" (que também é o sujeito da oração). Na alternativa, os termos foram trocados de posição e o período se inicia com "humanizado" (predicativo do objeto). Como a questão não especifica o tipo de predicativo, a alternativa correta é a letra C. Nas demais alternativas, os termos que iniciam os períodos não funcionam como predicativo (A - sujeito; B - adjunto adverbial de lugar; D - adjunto adverbial de tempo; E - sujeito). 



5 comentários:

  1. Na Questão 3, alternativa C, "novas" não seria Predicativo do Objeto "ruas" ?

    ResponderExcluir
  2. Nesse caso, o verbo "nomear" é transitivo direto e "as novas ruas da cidade" é objeto direto. O termo "novas", assim como o termo "da cidade" estão dentro do objeto e podem até mesmo ser cortadas da oração sem prejudicar o sentido e a coerência da oração ("nomearam as ruas"). Portanto, "novas" não pode ser predicativo porque o predicativo (tanto do sujeito quanto do objeto) não pode ser cortado da oração (é um termo essencial). Essa questão ficará mais clara quando você estudar os adjuntos (conteúdo do próximo capítulo).

    ResponderExcluir
  3. Na questão 3: Chegaram "cedo". Não seria verbo nominal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaise. Se eu falar, por exemplo, "chegaram preocupados", aí sim eu terei um predicado verbo nominal, pois eu tenho o verbo "chegaram" (predicado verbal) e tenho também o termo "preocupados" ligado ao sujeito (predicado nominal). Já no caso "chegaram cedo", a palavra "cedo" está associada ao verbo ("chegar cedo") e não ao sujeito, sendo, portanto, somente um predicado verbal. Quando você estudar os adjuntos adverbiais (próximo capítulo) você entenderá melhor esse conceito. Um abraço!

      Excluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©