Verbo MAQUIAR

Olá gente, tudo bom?

Hoje nós vamos falar sobre o verbo "maquiar" (de "fazer maquiagem"), que costuma causar um pouco de confusão na hora da conjugação.
Quando uma garota exagera um pouquinho na maquiagem


Primeiro ponto: veja que o verbo termina em "IAR", então tome cuidado porque "maquear" não existe. Ou seja: nós devemos dizer "maquiar" e "maquiagem" (e não "maquear", nem "maqueagem").

Segundo ponto: os verbos regulares terminados em IAR seguem sempre a mesma conjugação. Ou seja: verbos como copiar, espiar, variar e maquiar, por exemplo, possuem o mesmo padrão de conjugação. Se eles possuem o mesmo padrão, então basta copiar o padrão.

O verbo "maquiar" termina em IAR, então ele segue a mesma conjugação de "copiar" ou de qualquer outro verbo regular terminado em IAR. Veja:

Eu COPIO / Eu MAQUIO
Tu COPIAS / Tu MAQUIAS
Ele COPIA / Ele MAQUIA
Nós COPIAMOS / Nós MAQUIAMOS
Vós COPIAIS / Vós MAQUIAIS
Eles COPIAM / Eles MAQUIAM

Essa foi a conjugação do verbo no presente do modo indicativo. Para os demais tempos e demais modos, o verbo "maquiar" também segue a mesma conjugação dos verbos regulares terminados em IAR.

Exceções: existem alguns verbos terminados em IAR que são irregulares (não seguem o mesmo padrão de conjugação dos demais verbos). Esses verbos são os "verbos do MARIO" (mediar, ansiar, remediar, incendiar, odiar), mas é fácil conjugá-los porque esses verbos seguem a mesma conjugação do verbo "odiar" (eu odeio, eu medeio, eu anseio, eu remedeio, eu incendeio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©