Hiperônimo e Hipônimo

Olá pessoal!

Dando continuidade aos nossos estudos em Semântica, hoje eu vou explicar o que é hiperonímia (hiperônimos) e hiponímia (hipônimos). Que palavras esquisitas são essas? Parece que estou falando outra língua? Calma... logo você verá que essa matéria não é difícil. Vamos lá!

 HIPERÔNIMOS E HIPÔNIMOS 

Em nossa língua, existem palavras que indicam seres ou coisas de uma forma mais abrangente e genérica, enquanto que outras palavras indicam seres ou coisas de forma mais específica.

Por exemplo: a palavra animal indica algo mais abrangente, enquanto que cachorro, cavalo e gato indicam seres mais específicos (são tipos de animais). 

Ou seja: "animal" é uma palavra de sentido mais amplo, enquanto que "cachorro", "cavalo" e "gato" são palavras mais específicas que indicam o tipo de animal.

Portanto, "animal" é hiperônimo de cachorro, cavalo e gato, enquanto que cachorro, cavalo e gato são hipônimos de animal. Entendeu? 

Cavalo é um tipo específico de animal. Portanto, "animal" é hiperônimo de "cavalo".
E "cavalo" é hipônimo de "animal".



Veja outros exemplos:

Fruta é hiperônimo de laranja, abacaxi, maçã e banana.
Laranja, abacaxi, maçã e banana são hipônimos  de fruta

Profissão é hiperônimo de dentista, professor, motorista e arquiteto.
Dentista, professor, motorista e arquiteto são hipônimos  de profissão

Cor é hiperônimo de azul, amarelo e vermelho.
Azul, amarelo e vermelho são hipônimos  de cor

Veículo é hiperônimo de automóvel, ônibus e caminhão.
Automóvel, ônibus e caminhão são hipônimos  de veículo


Carro é hipônimo de veículo, pois carro é um tipo específico de veículo.
E veículo é hiperônimo de carro.




Ou seja: o hiperônimo é a palavra de sentido mais amplo e genérico que engloba o sentido de outras palavras, enquanto que o hipônimo é a palavra de sentido mais específico que é englobada por um hiperônimo.

Isso não impede, contudo, que uma mesma palavra funcione como hiperônimo ou como hipônimo. Por exemplo, cardiologista é um tipo de médico (especializado em tratar o coração), portanto médico é um hiperônimo de cardiologista (pois cardiologista é um tipo específico de médico). Por outro lado, médico é um tipo de profissão, logo médico é um hipônimo de profissão. 

profissão => médico => cardiologista











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©