Olá pessoal!
Hoje nós vamos falar sobre os advérbios, que são palavras que acrescentam circunstâncias e outras características a verbos, adjetivos ou, até mesmo, a outros advérbios, modificando, assim, o seu sentido original.
Observe os exemplos abaixo, prestando atenção nas palavras destacadas em vermelho:
Meu gato escorregou e caiu.
Meu gato escorregou e caiu ontem.
Meu gato escorregou e caiu rapidamente.
Observe que as 3 frases explicam o mesmo acontecimento, porém não são completamente iguais, pois na segunda frase, a palavra "ontem" indica quando o gato caiu, enquanto que, na terceira frase, a palavra "rapidamente" indica como o gato caiu. Ou seja: são três frases diferentes, indicando informações diferentes (apesar de falarem sobre o mesmo acontecimento).
Portanto, "ontem" e "rapidamente" são exemplos de advérbios que modificam o sentido original do verbo "cair", acrescentando uma nova informação, ou seja: um novo detalhe, uma circunstância.
Afinal, uma coisa é dizer que o gato caiu. Outra coisa é dizer que "caiu ontem" (indicando tempo). E outra coisa é dizer que "caiu rapidamente" (indicando modo).
É por isso que "ontem" e "rapidamente" modificam o sentido do verbo "cair" e essa é a função do advérbio: modificar o sentido de verbos, adjetivos ou de outros advérbios, atribuindo a eles novas informações (circunstâncias).
Exemplos de advérbios modificando verbos:
Farei as tarefas.
Farei as tarefas amanhã.
Farei as tarefas cuidadosamente.
Nesses exemplos, os advérbios "amanhã" e "cuidadosamente" estão modificando o verbo "fazer" (farei), indicando quando e de que modo eu farei as tarefas.
Exemplos de advérbio modificando adjetivos:
Frederico é alto.
Frederico é muito alto.
Nesse exemplo, a palavra "muito" está intensificando o adjetivo "alto", indicando que Godofredo é alto demais. Logo, "muito" é um advérbio de intensidade.
Exemplos de advérbio modificando advérbio:
Estou vendo o jogo de futebol e percebi que Godofredo joga bem.
Estou vendo o jogo de futebol e percebi que Godofredo joga muito bem.
Na primeira frase, temos o advérbio "bem", indicando de que forma Godofredo joga futebol (ou seja: "bem" é um advérbio que modifica o verbo "jogar"). Já na segunda frase, temos o advérbio "muito" intensificando o advérbio "bem". Logo, é um advérbio modificando outro advérbio.
eu estou procurando verbos e adverbos e pra mim escrever as definiçoes♥♥
ResponderExcluirOlá.
ExcluirPARA A NOOOOOSSA ALEGRIA, observe que, ao final da postagem dessa página, tem um link que redireciona o leitor para a página de classificação de advérbios (está escrito "veja a classificação dos advérbios "clicando aqui"). Lá você encontrará todos os advérbios possíveis, além de estarem devidamente classificados (se faltar é porque não inventaram ainda).
Sobre os verbos, o BG possui diversas postagens, desde a definição até aquelas conjugações desgraçadas e difíceis. Basta observar essa barra lateral direita (ao lado dessa postagem) e acessar a área "MORFOLOGIA". Lá tem o item "Verbo", onde você vai encontrar o que precisa.
Vlw pela participação,
Abraço
Anonimo, lembre que "MIM" não faz nada...você deveria ter escrito "eu estou procurando verbos e adverbos e pra EU escrever as definiçoes..." Abs
ResponderExcluirNão seria ADVERBIOS??
ResponderExcluirAinda estou aprendendo, mas creio que na frase citada "Meu gato comeu muita ração." 'muita' está se referindo a 'ração' ,e ração é um substantivo, logo, 'muita' nesta frase seria um pronome... Contudo se formamos a palavra "Meu gato comeu muito." aí sim seria um advérbio, pois agora o 'muito' esta se referindo ao verbo... Certo?
ResponderExcluirVocê tem razão: se o "muito" for variável ele não será mais advérbio (ex: meu gato comeu muitas bananas).
ExcluirObrigado pela correção. A postagem foi atualizada.
"Meu gato come ração NA COZINHA." No caso, isso é uma locução adverbial de lugar?
ResponderExcluirIsso mesmo.
ExcluirO "na" é o encontro da preposição "em" com o artigo "a" (em+a=na) e "cozinha" é um substantivo. Porém, a expressão "na cozinha" deixa de ser simplesmente um encontro entre preposição, artigo e substantivo e ganha o "status" de advérbio, indicando lugar. Como esse "status" aparece em mais de uma palavra (na + cozinha), então nós temos uma locução adverbial.
Outros exemplos de locuções adverbiais de lugar: "à direita", "por trás", "ao fundo", "na esquina", "ao lado", etc.
Sua pergunta foi boa. Obrigado pela sua participação.
"É muita falta do que fazer, viu." É = verbo; e MUITA seria o quê? (Não pode ser advérbio, porque diz na definição que é invariável, né?)
ResponderExcluirNesse caso, "muita" é um pronome indefinido.
ExcluirO advérbio sempre será uma palavra invariável (tanto em gênero quanto em número) que modificará o VERBO. Já o pronome indefinido modificará um SUBSTANTIVO. No exemplo que você deu, o substantivo modificado é "falta". Portanto, a palavra "muita" é um pronome indefinido (mais especificamente um "pronome adjetivo indefinido").
Explicando melhor...
Veja outro exemplo: "é preciso muita força de vontade, muito entusiasmo, muitas horas de estudo e muitos momentos de lazer perdidos para atingirmos nossos objetivos". Nesse caso, as palavras "muita" modifica "força de vontade", "muito" modifica "entusiasmo", "muitas" modifica "horas de estudo" e "muitos" modifica "momentos de lazer perdidos". Todas as palavras modificadas são substantivos, assim como em "é muita falta do que fazer".
Por que é indefinido? Resposta: por que eu não sei exatamente o quanto eu preciso de "entusiasmo", "horas de estudo", etc (palavras modificadas) para atingir o meu objetivo: é algo indefinido.
Olááá!!
ResponderExcluirGostaria de saber se na frase: Não vou mais fazer o trabalho
Esse não é advérbio de negação e o mais de intensidade??
Correto, o "não" é negação e o "mais" intensifica o "não". O advérbio, além dos verbos, também pode modificar um outro advérbio.
Excluir