Advérbio (definição)




Meu gato come ração. 



Eu poderia dizer algo do tipo:

Meu gato come ração rapidamente
Meu gato come ração na cozinha.
Meu gato comeu ração ontem
Meu gato comeu rapidamente a ração na cozinha ontem


Perceba que nesses exemplos nós estamos dando detalhes da ação verbal: podemos dar detalhes do modo (ex: rápido, devagar, melhor, pior...), do lugar (ex: na cozinha, no quarto, no Brasil, em Marte), do tempo (ex: ontem, hoje, amanhã), da intensidade (ex: pouco, muito, bastante...) e por aí vai. Essas palavras são os advérbios. São palavras invariáveis que indicam as circunstâncias da ação verbal. Ou seja: os advérbios nos dão detalhes e características da ação verbal. Quando isso acontece, nós dizemos que os advérbios modificam os verbos.




Alguns se flexionam (variam) em grau (ex: pouco/pouquíssimo, perto/pertinho,...), aumentando ou diminuindo a intensidade, além do grau comparativo de superioridade (bem-melhor, mal-pior).

Além dos Verbos...

Os advérbios, além dos verbos, também podem modificar os adjetivos ou até mesmo outros advérbios além de orações inteiras. Veja os exemplos:

Meu gato é muito bom. 
("muito" é um advérbio que intensifica o adjetivo "bom")

Meu gato pula muito bem.
("muito" é um advérbio que intensifica o advérbio "bem", que por sua vez modifica o verbo "pula")


Felizmente, o meu gato é sortudo. 
("felizmente" é um advérbio que modifica a oração inteira)

OBS: muitos advérbios terminam em "mente" (lamentavelmente, rapidamente, felizmente, fatalmente, etc). 

A Classificação

Porém, o mais importante é saber a classificação dos advérbios, ou seja: saber se eles dão a ideia de modo, tempo, lugar, afirmação, negação, dúvida e por aí vai.

No próximo artigo, eu vou falar a respeito da classificação dos advérbios. Clique no link "ir para o próximo artigo".


12 comentários:

  1. eu estou procurando verbos e adverbos e pra mim escrever as definiçoes♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      PARA A NOOOOOSSA ALEGRIA, observe que, ao final da postagem dessa página, tem um link que redireciona o leitor para a página de classificação de advérbios (está escrito "veja a classificação dos advérbios "clicando aqui"). Lá você encontrará todos os advérbios possíveis, além de estarem devidamente classificados (se faltar é porque não inventaram ainda).

      Sobre os verbos, o BG possui diversas postagens, desde a definição até aquelas conjugações desgraçadas e difíceis. Basta observar essa barra lateral direita (ao lado dessa postagem) e acessar a área "MORFOLOGIA". Lá tem o item "Verbo", onde você vai encontrar o que precisa.

      Vlw pela participação,

      Abraço

      Excluir
  2. Anonimo, lembre que "MIM" não faz nada...você deveria ter escrito "eu estou procurando verbos e adverbos e pra EU escrever as definiçoes..." Abs

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou aprendendo, mas creio que na frase citada "Meu gato comeu muita ração." 'muita' está se referindo a 'ração' ,e ração é um substantivo, logo, 'muita' nesta frase seria um pronome... Contudo se formamos a palavra "Meu gato comeu muito." aí sim seria um advérbio, pois agora o 'muito' esta se referindo ao verbo... Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão: se o "muito" for variável ele não será mais advérbio (ex: meu gato comeu muitas bananas).

      Obrigado pela correção. A postagem foi atualizada.

      Excluir
  4. "Meu gato come ração NA COZINHA." No caso, isso é uma locução adverbial de lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo.

      O "na" é o encontro da preposição "em" com o artigo "a" (em+a=na) e "cozinha" é um substantivo. Porém, a expressão "na cozinha" deixa de ser simplesmente um encontro entre preposição, artigo e substantivo e ganha o "status" de advérbio, indicando lugar. Como esse "status" aparece em mais de uma palavra (na + cozinha), então nós temos uma locução adverbial.

      Outros exemplos de locuções adverbiais de lugar: "à direita", "por trás", "ao fundo", "na esquina", "ao lado", etc.

      Sua pergunta foi boa. Obrigado pela sua participação.

      Excluir
  5. "É muita falta do que fazer, viu." É = verbo; e MUITA seria o quê? (Não pode ser advérbio, porque diz na definição que é invariável, né?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, "muita" é um pronome indefinido.

      O advérbio sempre será uma palavra invariável (tanto em gênero quanto em número) que modificará o VERBO. Já o pronome indefinido modificará um SUBSTANTIVO. No exemplo que você deu, o substantivo modificado é "falta". Portanto, a palavra "muita" é um pronome indefinido (mais especificamente um "pronome adjetivo indefinido").

      Explicando melhor...

      Veja outro exemplo: "é preciso muita força de vontade, muito entusiasmo, muitas horas de estudo e muitos momentos de lazer perdidos para atingirmos nossos objetivos". Nesse caso, as palavras "muita" modifica "força de vontade", "muito" modifica "entusiasmo", "muitas" modifica "horas de estudo" e "muitos" modifica "momentos de lazer perdidos". Todas as palavras modificadas são substantivos, assim como em "é muita falta do que fazer".

      Por que é indefinido? Resposta: por que eu não sei exatamente o quanto eu preciso de "entusiasmo", "horas de estudo", etc (palavras modificadas) para atingir o meu objetivo: é algo indefinido.

      Excluir
  6. Olááá!!
    Gostaria de saber se na frase: Não vou mais fazer o trabalho
    Esse não é advérbio de negação e o mais de intensidade??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, o "não" é negação e o "mais" intensifica o "não". O advérbio, além dos verbos, também pode modificar um outro advérbio.

      Excluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©