Substantivo (definição)

Definição

O substantivo é qualquer palavra que nomeia qualquer coisa

E quando eu digo qualquer coisa, é qualquer coisa mesmo: substantivo pode ser nome de pessoa, de animal, de lugar, de objeto, enfim...  toda palavra que funciona como nome de alguém ou de alguma coisa é um substantivo e não importa se essa coisa (ou pessoa) exista no mundo real ou então no mundo da imaginação. 

"João" é um substantivo (nome de gente), assim como "cadeira"  (nome de um objeto), como "Pikachu" (nome de um Pokémon), como Blog do Gramaticando (nome do melhor blog de português da galáxia) e como Anta Gorda, Entrepelado e Veado Velho (nomes de cidades brasileiras... sim, é isso mesmo que você leu).  




substantivo
"Entrepelado" é um nome, então é um substantivo (é um nome de lugar)

Eu, por exemplo, vou todos os dias para a faculdade de Mercedes-Benz, já que eu sou rico. Tenho motorista particular, vou no ar condicionado, posso escolher quarenta e tantos lugares para sentar (mas na maior parte das vezes eu vou em pé) e, lógico, é preciso ser rico para pagar o preço absurdo da passagem. "Mercedes-Benz" é o nome da fabricante do ônibus, então é um substantivo (é o nome da empresa). 

Resumindo: substantivo é a palavra que funciona como nome de alguém ou de alguma coisa. 



Classificação


Os substantivos podem ser organizados em vários tipos, ou seja: os substantivos possuem uma classificação. Eles podem ser classificados em: comuns, próprios, concretos, abstratossimples, compostos, primitivos e derivados.

Vamos ver, agora, cada uma dessas classificações.




11 comentários:

  1. No incio do post diz: "Nós já estudamos a primeira dupla da morfologia... verbo e seu amigo advérbio", mas eu cliquei em "seguir uma sequência de estudo" e vim parar aqui, sendo que nem vi a primeira dupla logo de cara já me senti perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação. O problema será corrigido. Você também pode seguir os links da barra lateral esquerda. Estarei revisando o sistema de links do blog. Mais uma vez, obrigado pela observação.

      Excluir
    2. Ah, eu entendi o problema. Essa postagem foi escrita antes do plano de estudos se organizar e, na época, foi publicada após os artigos de advérbio e de verbos. Bem, continue seguindo o plano normalmente pois os advérbios estão na sequência, enquanto que os verbos foram convertidos num plano de estudo separado chamado "Verbos 360".

      Excluir
  2. esse saite é otimo
    me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  3. Após terminar um curso superior, é a primeira vez que vejo aulas tão explicativas da língua portuguesa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. É a tia me ensinou errado !!! Fiquei muito feliz por encontrar esse blog, pois estou às voltas com essa matéria e estava procurando um caminho pra trilhar passo a passo, enfim encontrei! Obrigada!

    ResponderExcluir