OS SUBSTANTIVOS
O substantivo diz respeito à classe de palavra com que se nomeia seres em geral. Ou seja: todas as palavras que funcionam como nomes (para qualquer coisa) são classificadas como substantivos.
João é um substantivo (porque é nome de gente), assim como cadeira (nome de um objeto), Brasil (nome de um país), Gramaticando (nome do melhor blog de português da galáxia), amor (nome de um sentimento), relâmpago (nome de um fenômeno natural), Matrix (nome de um filme), gato (nome de um animal que gosta de arranhar minha cara quando estou dormindo... além de me olhar com desdém) e Borrazópolis, Putinga e Entrepelado (cidades brasileiras).
CALMA! Não precisa tirar a roupa! "Entrepelado" é somente o nome da cidade (é um substantivo, nome de lugar) |
Resumindo: o substantivo é a palavra que nomeia as coisas e os seres em geral. Toda palavra que funciona como nome de alguém ou de alguma coisa é classificada como substantivo.
Outro exemplo de substantivo é o glubion.
Ué? É sério que você não sabe o que é um glubion?
Eu não sei se você reparou, mas o Blog do Gramaticando tem um mascote. Ele é uma gracinha: é amarelo, baixinho, redondinho e usa óculos. Quando ele está irritado, ele pode morder e arrancar sua mão, mas tirando esse pequeno detalhe ele é bem tranquilo. Olha ele aí:
Bem, agora que você já entendeu a definição, vamos estudar a classificação dos substantivos. Afinal, existem diferentes tipos de substantivos de acordo com diferentes critérios. Sendo assim, os substantivos podem ser classificados como comuns, próprios, concretos, abstratos, simples, compostos, primitivos e derivados.
É isso que veremos no próximo artigo. Siga o roteiro!
ROTEIRO "CLASSES GRAMATICAIS"
Próximo:
Muitoo boom
ResponderExcluirConcordo
ExcluirObrigado pela observação. O problema será corrigido. Você também pode seguir os links da barra lateral esquerda. Estarei revisando o sistema de links do blog. Mais uma vez, obrigado pela observação.
ResponderExcluirAh, eu entendi o problema. Essa postagem foi escrita antes do plano de estudos se organizar e, na época, foi publicada após os artigos de advérbio e de verbos. Bem, continue seguindo o plano normalmente pois os advérbios estão na sequência, enquanto que os verbos foram convertidos num plano de estudo separado chamado "Verbos 360".
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirTotozildes foi o melhor kkkkkkkkk
ResponderExcluiresse saite é otimo
ResponderExcluirme ajudou bastante
ooooooooooooootino
ResponderExcluirApós terminar um curso superior, é a primeira vez que vejo aulas tão explicativas da língua portuguesa. Parabéns.
ResponderExcluirÉ a tia me ensinou errado !!! Fiquei muito feliz por encontrar esse blog, pois estou às voltas com essa matéria e estava procurando um caminho pra trilhar passo a passo, enfim encontrei! Obrigada!
ResponderExcluirBlog muito bom!!! explicação simples e objetiva, parabéns!!!
ResponderExcluirNossa, gente que legal, tô aprendendo muito por aki, obrigada pelo blog
ResponderExcluirJá de início, amei!!
ResponderExcluirÉ tanta gratidão que não cabe no meu comentário.
ResponderExcluirGratidão mil X
Conceitos muito objetivos, parabéns!
ResponderExcluirEsse blog é melhor do que o ensino que tive na escola, eu sempre entro aqui pra ver as mudanças e estudar sempre que posso, tenho um caderno que copiei tudo, pois minha memória não é tão boa para gravar tudo, parabéns para o gramaticando ótima iniciativa.
ResponderExcluirComo sempre o melhor blog!
ResponderExcluirMinha mente abriu e reencontrei aquela
ResponderExcluirEsponja prestes a absorver
Valioso conteudo
Pica da galaxia esse blog!
ResponderExcluirParabéns, muito bom!
O blog que me ensinou a gostar de português. s2
ResponderExcluirRealmente é o melhor blog das galáxias kk
ResponderExcluirQue legal gente, bacana ver conteúdo de qualidade disponível! Parabéns aos organizadores (as) pelo excelente trabalho!
ResponderExcluireste blog é muito bom mesmo
ResponderExcluirMuito bom os exercícios de vocês, inteligentes, me foram de grande ajuda.
ResponderExcluir