Substantivo (definição)

OS SUBSTANTIVOS


O substantivo é a classe de palavra com que se nomeia seres em geral. Essa é a definição que as gramáticas costumam apresentar.

Não entendeu? Nem eu... 

Vamos simplificar: em outras palavras, o substantivo é o tipo de palavra que funciona como nome de alguém ou de qualquer coisa. Simples assim. Então se os substantivos não existissem, nada no mundo teria nome. Imagine como seria uma conversa num mundo sem substantivos, sem nomes. Com certeza seria um caos!

– Oi! Qual seu nome?
– Não tenho. 
– Você trouxe aquela coisa?
– Que coisa?
– Aquela coisa grande que a gente usa para enfeitar a coisa quadrada.
– A coisa grande que está dentro da coisa pequena?
– Não... é a coisa grande que está dentro da outra coisa grande.
– Aquela coisa redonda?
– Quê?
– Sei lá!

Portanto, o substantivo é a palavra que funciona como nome para tudo. João da Silva Pinto é um substantivo (nome de gente), assim como cadeira (nome de um objeto), como Blog do Gramaticando (nome do melhor blog de português da galáxia), como amor (nome de um sentimento), como relâmpago (nome de um fenômeno natural), como Sempre ao seu lado (nome do filme que me faz chorar horrores), como gato (nome de um animal que gosta de arranhar minha cara quando estou dormindo... além de me olhar com desdém) e como Anta Gorda e Entrepelado (nomes de cidades brasileiras... sim, é isso mesmo que você leu). Todo nome é um substantivo.




substantivo
"Entrepelado" é um nome, então é um substantivo (é um nome de lugar)


Resumindo: substantivo é a palavra que funciona como nome de alguém ou de alguma coisa

Ei! Ainda não acabou! Esta matéria está apenas... começando (risadas malignas). Ainda precisamos estudar a classificação dos substantivos. Eles podem ser classificados em: comuns, próprios, concretos, abstratossimples, compostos, primitivos e derivados.

É isso que veremos no próximo artigo. 

           ROTEIRO "CLASSES GRAMATICAIS"        

Próximo:

13 comentários:

  1. No incio do post diz: "Nós já estudamos a primeira dupla da morfologia... verbo e seu amigo advérbio", mas eu cliquei em "seguir uma sequência de estudo" e vim parar aqui, sendo que nem vi a primeira dupla logo de cara já me senti perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação. O problema será corrigido. Você também pode seguir os links da barra lateral esquerda. Estarei revisando o sistema de links do blog. Mais uma vez, obrigado pela observação.

      Excluir
    2. Ah, eu entendi o problema. Essa postagem foi escrita antes do plano de estudos se organizar e, na época, foi publicada após os artigos de advérbio e de verbos. Bem, continue seguindo o plano normalmente pois os advérbios estão na sequência, enquanto que os verbos foram convertidos num plano de estudo separado chamado "Verbos 360".

      Excluir
  2. esse saite é otimo
    me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  3. Após terminar um curso superior, é a primeira vez que vejo aulas tão explicativas da língua portuguesa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. É a tia me ensinou errado !!! Fiquei muito feliz por encontrar esse blog, pois estou às voltas com essa matéria e estava procurando um caminho pra trilhar passo a passo, enfim encontrei! Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Blog muito bom!!! explicação simples e objetiva, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, gente que legal, tô aprendendo muito por aki, obrigada pelo blog

    ResponderExcluir

© Blog do Gramaticando - 2019. Todos os direitos reservados.
Autor: Vinícius Souza.
Tecnologia do Blogger.