Adjunto Adverbial

E dando sequência aos nossos estudos sobre Análise Sintática, hoje nós vamos falar a respeito do adjunto adverbial. Os adjuntos adverbiais são os termos da oração que acrescentam informações, circunstâncias e  detalhes à oração.

OBS: para entender melhor esse assunto, é importante que você saiba o que é um advérbio. Caso tenha dúvidas, clique aqui.

ADJUNTO ADVERBIAL


Vamos começar com este exemplo:

Chico escreveu um aviso. 


Temos aí: "Chico" (sujeito), "escreveu" (verbo "escrever") e "um aviso" (objeto direto). Observe que o verbo é transitivo direto e que "um aviso" é objeto direto (não há preposição).

Agora, vejamos este outro exemplo:


  Chico escreveu um aviso na rua

Acho que Chico vai precisar refazer o aviso...


Você percebeu que eu acrescentei o termo "na rua". Essa expressão ("na rua") acrescenta uma informação sobre o verbo "escrever", indicando onde Fulano escreveu o aviso. Portanto, "na rua" é um adjunto adverbial que tem a função de acrescentar uma informação a respeito do verbo, indicando em que local a ação aconteceu.

Os adjuntos adverbiais podem indicar muitos tipos de informações: lugar, tempo, intensidade, finalidade, entre outros. Ou seja: os adjuntos adverbiais podem indicar diferentes circunstâncias (circunstância de lugar, circunstância de tempo etc).
 
Veja alguns exemplos (em vermelho):



Fulano escreveu, com tinta branca, um aviso na rua

Ontem, Fulano escreveu, com tinta branca, um aviso na rua

Ontem, juntamente com Beltrano, Fulano escreveu, com tinta branca, um aviso na rua


Todas essas expressões destacadas em vermelho são  adjuntos adverbiais. São termos acessórios  que dão informações adicionais à oração, indicando o modo, o tempo, o lugar, etc.

Adjunto Adverbial: verbos, advérbios e adjetivos


Os adjuntos adverbiais geralmente atribuem características aos verbos, aos advérbios e aos adjetivos. Veja um exemplo com cada um deles:

Joãozinho caiu.
  Joãozinho caiu na calçada

A expressão "na calçada" é um adjunto adverbial que acrescenta informações ao verbo "cair", indicando o lugar em que Joãozinho caiu. 

Frederico é legal. 
  Frederico é muito legal.

A palavra "muito" é um adjunto adverbial que intensifica o adjetivo "legal" (que é predicativo do sujeito). 

Filomena dança. 
Filomena dança bem
Filomena dança muito bem

A palavra "muito" é um adjunto adverbial que intensifica o adjunto adverbial "bem", que por sua vez está associado ao verbo "dançar". Ou seja: um adjunto adverbial ("muito") intensifica outro adjunto adverbial ("bem") que acrescenta uma informação ao verbo ("dança").

Hilarious Dancing Gif 2024 | ozogama.lt
Filomena mostrando suas habilidades com a dança

Adjunto Adnominal x Adjunto Adverbial 


Cuidado para não confundir esses dois tipos de adjuntos. O adjunto adnominal é um termo que caracteriza ou determina um substantivo (abstrato ou concreto), ligando-se a esse substantivo. Já o adjunto adverbial se liga a verbos, advérbios e adjetivos. Observe, com atenção, o exemplo abaixo:


Ontem, o professor de matemática
disse rapidamente as notas da prova. 

Adjuntos Adverbiais: "ontem" e "rapidamente" são adjuntos adverbiais ligados ao verbo "disse" (dizer). Veja que esses adjuntos expressam o tempo ("ontem") e a forma ("rapidamente") que a ação foi realizada (ação de "dizer as notas"). 


  Ontem, o professor de matemática
disse rapidamente as notas da prova

Adjuntos Adnominais: "o" e "de matemática" são adjuntos adnominais ligados ao substantivo professor, enquanto que "as" e "da prova" são adjuntos adnominais ligados ao substantivo "notas". Os adjuntos adnominais acompanham esses substantivos. 

Portanto, não esqueça: os adjuntos adnominais estão ligados aos substantivos, enquanto que os adjuntos adverbiais estão ligados aos verbos, advérbios e adjetivos. 

Agora, no próximo artigo, nós vamos analisar melhor os tipos de adjuntos adverbiais







4 comentários:

  1. Vinic, mestre da língua!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas aulas! Parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Esse blog foi minha melhor descoberta do ano! Quando não estou em casa acesso pelos computadores do meu colégio... os técnicos da sala de informática simplesmente não entendem pq fico rindo sozinha!!
    Parabéns pelo trabalho professor!

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. GRAMATICANDO® Brasil, ANO XIV. Tecnologia do Blogger.
©