Verbos Problemáticos III - verbos defectivos I

Hoje nós vamos falar a respeito dos verbos defectivos. São verbos problemáticos, com "defeito de fabricação", são verbos irregulares (que fogem ao padrão da conjugação regular), sendo que, às vezes, até faltam-lhes alguma conjugação. O exemplo clássico é o verbo COLORIR. Veja a conjugação no presente do indicativo:



Eu ?
Tu colores
Ele colore
Nós colorimos
Vós coloris
Eles colorem


Observe que a primeira pessoa do singular (EU) não possui conjugação. É isso mesmo: não existe "eu coloro".

Outro exemplo clássico é o verbo "falir". Veja a conjugação no presente do indicativo:

Eu ?
Tu ?
Ele ?
Nós falimos
Vós falis
Eles ?

O verbo "falir", no presente do indicativo, só é conjugado na primeira pessoa do plural (nós) e na segunda pessoa do plural (vós).

Outros exemplos clássicos são: explodir, precaver, reaver.

Lista Negra dos verbos defectivos:

abolir/adir/adir/aguerrir/banir/bramir/brandir/brunhir/brunir/buir/carpir/colorir/combalir/comedir-se/ compelir/condir/delinquir/delir/demolir/descomedir-se/desmedir-se /discernir/ embair/ emergir/ emolir/empedernir/esbaforir/espavorir/exaurir/exinanir/explodir/extorquir/falir/florir/ fornir/ fremir/ ganir/ haurir/ imergir / infletir/ latir/ munir/ polir/ puir/ remir/ renhir/ ressequir/ retorquir/ revelir/ ruir/ submergir/urgir/vagir.






3 comentários:

  1. Professor, o verbo explodir, segundo o site do Priberam, existe em todas as conjugações. Você afirmou que não... Está certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, então deve ser porque o Priberam tem a versão da gramática de Portugal. O verbo "explodir" não é conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo e também não é conjugado no presente do subjuntivo.

      Bem, eu vou alterar então a fonte de consulta para o conjugador do Só Português. Veja:

      http://www.conjugador.com.br/index.php?verbo=explodir&pesquisa=1

      Obrigado pelo seu comentário.

      Excluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©