INFANTO-JUVENIL ou INFANTOJUVENIL? O hífen e a Nova Ortografia




Como escreve: infanto-juvenil ou infantojuvenil?

A principal regra da Nova Ortografia quanto aos hifens diz que devemos usá-los quando o prefixo terminar com a mesma vogal que iniciar a segunda palavra. Por isso, nós escrevemos: micro-ondas, anti-inflamatório, etc... 

Sendo assim, como infanto termina com a vogal "o" e juvenil começa com a consoante "j", devemos escrever infantojuvenil (sem hífen). 

Veja melhor as regras dos hifens clicando aqui. 


Próxima dúvida:
XUXU ou CHUCHU?

2 comentários:

  1. Não seria sufixo? ´´...devemos usá-los quando o prefixo terminar...``

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor

      Bem, o prefixo fica no início da palavra (como "infra" em "infraestrutura", que é a união de "infra" + "estrutura") e o sufixo aparece no final da palavra (como "mente" em "felizmente", que é a união de "feliz" + "mente"). A palavra "infelizmente", por exemplo, tem prefixo (in) e sufixo (mente) ao mesmo tempo.

      A palavra "infantojuvenil" é a união de "infanto" + "juvenil", ou seja: "infanto" está no início de "infantojuvenil" funcionando, portanto, como um prefixo.

      Obs: na verdade, a classificação mais correta para "infanto" seria "falso prefixo", mas na prática não há muitas diferenças entre prefixos e falsos prefixos.

      Excluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©