CONSERTAR ou CONCERTAR? Como decorar a diferença?



Essa é bem clássica. "Concerto", com a letra "c" é o mesmo que orquestra e "conserto", com a letra "s", vem do verbo "consertar" (consertar os defeitos, os erros, etc...). Logo, o certo é dizer "consertar".


Agora vem a pergunta: como decorar isso?


Bem, comigo foi assim: eu decorei a frase "preciso consertar sapato, que começa com S", tipo "conserto é com S de sapato". Pronto: o negócio fixou na cabeça de tal modo que eu nunca mais confundi as duas formas. 

É o mesmo caso de "acender" e de "ascender": "ascender se escreve com S de subir". Pronto: "ascender quer dizer subir... logo acender quer dizer a outra coisa, que é ligar ou colocar fogo". 

Nesses casos binários, basta decorar um para automaticamente decorar o outro. Eu sei que "tráfego" é o do trânsito porque "tráfico" é o de drogas, "de encontro" é contra alguma coisa, então "ao encontro" é "a caminho, na direção" de alguma coisa. "Submergir" é mergulhar por causa do "sub" (embaixo), então "emergir" é vir à superfície, saindo da água e, nessa mesma estratégia, "emigrar" é sair do país, então "imigrar" é entrar no país e daí eu sei que "imigrante" é quem entra e "emigrante" é quem sai.


Próxima dúvida:

2 comentários: