TROFÉUS ou TROFÉIS?



"Ganhei muitos troféis!"


Bem, com certeza não ganhou troféu em Língua Portuguesa, pois o plural correto é "troféus". É o mesmo caso de "chapéus" e de "degraus": basta acrescentar o "s". 



Eu não faço ideia do motivo de essa dúvida persistir desde os tempos em que eu tinha aula com a "tia" e desenhava com os lápis da Faber-Castell e colecionava Tazos (é... muito tempo atrás), mas enfim, não tem mistério: basta colocar o "s" e você tem o plural. 

Caso a dúvida apareça para assombrá-lo, basta se lembrar de "graus": ninguém fala "hoje está fazendo 40 grais", mas sim "hoje está fazendo 40 graus". Então, com "graus" você se lembra de que o certo é "degraus" e, assim, se lembra do resto desses plurais problemáticos (chapéus e troféus). 

Ah, e "chapéu" e "troféu" continuam com o acento, pois a Nova Ortografia baniu os acentos somente dos ditongos abertos "ei" e "oi' (é por isso que "herói" tem acento e que "heroico" não tem).




Próxima dúvida:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©