O que é PREDICATIVO DO SUJEITO e PREDICATIVO DO OBJETO?


predicativo do sujeito, predicativo do objeto, o que é


O que é Predicativo?

Veja esta oração:

Astolfo comprou um gato

A palavra "um gato" é um objeto direto, pois está completando o sentido do verbo "comprar", que é um verbo transitivo direto (se você tiver dúvida nisso, aconselho dar uma olhada em nosso roteiro de estudo  gratuito sobre Análise Sintática clicando aqui). 

Agora, veja esta oração:

Astolfo é magro

Observe que "magro" está completando o sentido do verbo "ser" (é). Porém, o verbo "ser" é um Verbo de Ligação. Os verbos de ligação são aqueles que expressam estado ou mudança de estado. Exemplos: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, etc. 

O complemento dos verbos de ligação não é chamado de objeto, mas sim de predicativo. Em outras palavras: o predicativo é o objeto que aparece depois de verbos de ligação (ao invés de verbos transitivos). 

Se o predicativo estiver associado ao sujeito, então ele será chamado de "predicativo do sujeito". Porém, se o predicativo estiver associado ao objeto, então ele será chamado de "predicativo do objeto".

Agora, veja uma coisa:

Astolfo chegou ao trabalho. Astolfo estava atrasado

Observe que eu tenho duas orações. Na primeira, o complemento é um objeto indireto (ao trabalho). Na segunda, o complemento é um predicativo (atrasado). Como "atrasado" está associado a "Astolfo", que é o sujeito, então "atrasado" é o predicativo do sujeito.

Agora, eu vou transformar essas duas orações em uma só:

Astolfo chegou ao trabalho atrasado

Nessa oração, "ao trabalho" continua sendo objeto indireto e "atrasado" continua sendo predicativo do sujeito. Observe também que tanto "ao trabalho" quanto "atrasado" são complementos: eles completam o sentido de alguém, ao contrário dos adjuntos (que são termos acessórios).

Agora, veja:

Astolfo deixou a cozinha suja

"Suja" também é um predicativo, ou seja: é um complemento. Porém, esse predicativo está associado a "cozinha", que é o objeto direto da oração. Portanto, "suja" é o predicativo do objeto.

É muito fácil confundir os predicativos (do sujeito e do objeto) com os adjuntos adnominais. Veja a diferença entre eles clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©