À vista, a vista ou avista


Como se escreve: "à vista", "a vista" ou "avista"? 

Na realidade, as três formas estão corretas, mas cada uma delas tem um sentido diferente e você precisa ter cuidado com isso. Veja, agora, a explicação:


À VISTA 

A expressão "à vista" (com crase) geralmente se refere ao "pagamento à vista" (pagamento integral feito no momento da compra, sem parcelamentos). Exemplo:


Gislaine destruiu o fogão que eu comprei à vista.


Não repitam isso em casa. 


Também podemos usar "à vista" para indicar algo que possa ser visto por estar, logicamente, dentro do alcance de visão de alguém (ex: "as rachaduras da parede estão à vista", "terra à vista", "gente chata à vista"), ou então para expressar como alguém ou alguma coisa é vista por alguma pessoa (ex: "à vista dele, você fica muito esquisita com essa peruca").  

ATENÇÃO!

Usamos crase com "pagamento à vista", mas não usamos crase com "pagamento a prazo" (já que "prazo" é uma palavra masculina). 


A VISTA

A expressão "a vista" (sem crase) nada mais é do que o artigo "a" na frente do substantivo "vista", que é outro nome que usamos para "olho". 

Então se alguém passar horas fritando os olhos na frente do computador esse alguém vai resmungar que "a vista está ardendo"!

Portanto, nesse caso, "a vista" (sem crase) se refere aos olhos. 

Observação

Quem escreve vendo a vista (sem crase) está literalmente vendendo os olhos. O certo é vendo à vista (com crase), expressando, assim, que estamos vendendo alguma coisa exigindo o pagamento integral, sem parcelas. 

AVISTA

A palavra "avista" nada mais é do que uma conjugação do verbo "avistar". Veja:

Eu avisto
Tu avistas
Ele avista
Nós avistamos
Vós avistais
Eles avistam

"Avistar" nada mais é do que "enxergar", "ver", sendo usado geralmente com o sentido de "enxergar mais ao longe". Podemos dizer, por exemplo, que "eu gosto de avistar a cidade do Rio de Janeiro quando viajo de avião", ou então podemos dizer que:


Joãozinho avista, lá do alto do prédio, Pedrinho andando de skate.
Pedrinho 0 x 10 Skate



CALMA!

Não saia ainda... é tão bom ter você aqui no blog e eu tenho mais uma dica! Qual é a forma correta de escrever: "pudesse" ou "podesse"? Você tem certeza?  Clique aqui para ver a resposta. 


Um comentário:

  1. Maravilhoso!
    Obrigada por compartilhar seu riquíssimo conhecimento.

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©