Elementos da Comunicação

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Hoje nós vamos estudar os elementos da comunicação.

O que é comunicação?

A comunicação nada mais é do que a transmissão de uma mensagem criada por alguém e que é recebida e compreendida por outra pessoa. Isso pode acontecer de diversas formas, pois a gente pode se comunicar de diferentes maneiras com as pessoas, seja falando, escrevendo, fazendo gestos, desenhando e por aí vai. 

É claro que a comunicação pode falhar e isso pode acontecer de diversas formas. Podemos falar uma coisa para uma pessoa e ela pode entender outra coisa completamente diferente. Quantas vezes você já viu isso acontecer? 



Sendo assim, para que a comunicação possa funcionar, é preciso que, dentro de uma determinada situação (contexto ou referente), uma pessoa (emissor ou remetente) transmita uma mensagem para alguém (receptor ou destinatário). Essa mensagem é transmitida por meio de um código utilizando algum canal de transmissão. Portanto, esses são os elementos básicos que uma comunicação deve ter para poder ser realizada: esses são os elementos da comunicação

 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO 

Emissor (ou remetente): é aquele que elabora e envia a mensagem. 
Receptor (ou destinatário): é aquela que recebe a mensagem.
Mensagem: é o conteúdo transmitido pelo emissor ao seu destinatário
Código: é a forma que a mensagem foi elaborada para que a outra pessoa possa entendê-la. 
Canal: é o meio pelo qual a mensagem é veiculada
Contexto (ou referente): é o assunto que envolve a mensagem, indicando, portanto, a situação e o contexto em que ela se encontra

Vamos dar um exemplo: imagine que Joselito acabe de ver um cachorro roubar o carro dele. É isso mesmo: um cachorro! Joselito imediatamente liga para a polícia, dizendo:

Socorro! Um cachorro acaba de roubar o meu carro!




Nesse exemplo de comunicação feita à polícia, temos:

Emissor: Joselito
Receptor: policial
Mensagem: "Socorro! Um cachorro acaba de roubar o meu carro!"
Código: mensagem por voz, falada em língua portuguesa
Canal: a comunicação foi feita por meio do telefone
Contexto: roubo de um veículo por um cachorro

Sendo assim, em qualquer situação de comunicação, esses elementos podem ser identificados. Caso haja algum problema em algum desses elementos, a comunicação pode acabar falhando, provocando "ruído" de comunicação e, portanto, de compreensão.

Vamos ver outros exemplos:


Exemplo 1

Durante uma aula de matemática, o professor explica, aos alunos, a resolução de uma questão do teste. Enquanto ele fala e os alunos escutam, o professor age como emissor da mensagem (que é a explicação da resolução da questão), enquanto que os alunos agem como receptores dessa mensagem. E para tanto, o professor pode utilizar diferentes canais para transmitir essa explicação: pode usar o quadro, slides ou então somente a própria voz. 

Emissor: professor
Receptor: aluno
Mensagem: é a explicação que o professor deu para resolver a questão do teste
Código: o professor explica a questão usando códigos e expressões matemáticas
Canal: o professor pode usar o quadro, slides ou então somente a própria voz
Contexto: aula de matemática com a explicação da resolução da questão






Exemplo 2

Quando estamos dirigindo, somos orientados por placas de trânsito. Cada placa transmite uma mensagem aos motoristas, como por exemplo: curva à direita, proibido estacionar, velocidade máxima de 60 km/h e assim por diante. Além disso, essas mensagens podem ser transmitidas por meio de diferentes tipos de códigos, que variam desde desenhos até textos escritos.

Vamos supor que eu esteja viajando numa rodovia federal com a minha família e encontre esta placa:




Nesta placa, temos os seguintes elementos de comunicação:


Emissor: governo federal (Dnit)
Receptor: motorista (eu mesmo)
Mensagem: "curva suave à direita"
Código: mensagem em forma de desenho, sem texto escrito
Canal: a comunicação foi feita utilizando uma placa de trânsito
Contexto: viagem em rodovia federal



Cuidado! Animais de 6 patas na estrada!

Exemplo 3

Quando encontramos um anúncio na internet, também estamos diante de uma situação de comunicação. Num anúncio de venda de uma geladeira na internet, temos:

Emissor: anunciante
Receptor: internauta
Mensagem: "vende-se esta geladeira"
Código: mensagem em forma de anúncio, com a foto do produto contendo a placa com a mensagem
Canal: anúncio veiculado em site de vendas
Contexto: compra e venda de eletrodomésticos 


Essa geladeira parece ser muito boa!


Bases Teóricas

Esses seis elementos da comunicação que acabamos de estudar foram propostos pelo linguista Roman Jakobson, que também propôs as seis funções da linguagem. Até o momento, esse é o conteúdo que estudamos nas gramáticas escolares e é por isso que ele consta aqui, no Gramaticando. Porém a comunicação humana é um mundo fascinante que apresenta muita coisa para ser investigada e estudada, pois nem tudo pode ser resumido a uma simples questão de "emissor" e "receptor". Nesse sentido, é importante ressaltar que existem muitas outras teorias e "escolas" de pensamento acerca de comunicação e de linguagem, mas que não serão abordadas aqui. Para quem se interessar e quiser se aprofundar mais nesse assunto, não deixe de pesquisar a respeito das teorias da comunicação.

Bons estudos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©