Linguagem Verbal e Não Verbal

 Olá pessoal, tudo bem? Hoje nós vamos entender a diferença entre linguagem verbal e linguagem não verbal

 DEFINIÇÕES E EXEMPLOS

A  linguagem verbal é aquela que utiliza palavras faladas ou escritas. 

Por outro lado, a linguagem não verbal é aquela que utiliza meios visuais para comunicação sem fazer uso de palavras faladas ou escritas, como por exemplo: desenhos, ilustrações, gestos, movimentos etc. 

Veja os exemplos abaixo:



Na placa acima, temos uma mensagem que utiliza somente linguagem verbal, ou seja: palavras escritas. Não há nenhum desenho ou ilustração. Portanto, trata-se de linguagem verbal. Usando somente palavras, o criador da placa nos alerta para termos cuidado com vaca brava, cão bravo, búfalo assassino, cerca elétrica e empregado louco.

Acho melhor mantermos distância...





Nesse outro exemplo, temos uma placa que faz uso de linguagem não verbal, pois não há nada escrito. A mensagem é transmitida unicamente por desenhos que comunicam o perigo de furacão ou tornado.



Também é possível encontrarmos, numa única mensagem, a ocorrência combinada de linguagem verbal e não verbal. Quando elas aparecem juntas, temos o uso da linguagem mista (ou híbrida), que é o que acontece, por exemplo, na placa abaixo:



Nessa placa, temos a mensagem escrita "proibido alienígenas neste local", além do desenho de um alienígena, combinando, dessa forma, desenho com palavras escritas. Trata-se, portanto, do uso da linguagem mista, que combina, numa única mensagem, a linguagem verbal com a não verbal. 

OUTROS EXEMPLOS 


Se uma pessoa falar alguma coisa para nós, essa pessoa estará usando a linguagem verbal, pois a mensagem está sendo transmitida por palavras faladas. Portanto, durante uma conversa, seja presencialmente, ao telefone ou então por outro meio, nós estaremos usando a linguagem verbal. Ao usarmos o Whatsapp, também estaremos fazendo uso de linguagem verbal ao digitarmos uma mensagem (usando somente palavras), ou então ao gravarmos um áudio, já que se trata de palavras escritas ou faladas. 


Joselito tentando conquistar Josefina. Como só há palavras escritas, então
o diálogo está sendo realizado por meio da linguagem verbal.



Por outro lado, se eu utilizar, no Whatsapp, emojis, figurinhas ou qualquer outro tipo de ilustração, eu estarei usando a linguagem não verbal para me comunicar. E se eu utilizar as duas coisas (palavras escritas e emojis), estarei utilizando linguagem mista. 

E se eu estiver me comunicando com alguém utilizando somente gestos, sem dizer uma única palavra, eu estarei usando somente a linguagem não verbal. É interessante observar que nós utilizamos bastante a linguagem não verbal em nossas interações cotidianas, pois o "corpo" transmite muitas informações de acordo com nossa postura, nosso olhar, nossos gestos. Mesmo sem dizer uma única palavra, transmitimos muitas informações às pessoas somente por gestos, olhares e postura. 


Jerônimo indicando que "está de olho em você". Sem dizer uma palavra e usando apenas os gestos, trata-se de uma mensagem transmitida por meio da linguagem não verbal.





QUESTÕES DE VESTIBULARES

Para Enem, vestibulares e concursos públicos em geral, é importante conhecermos não apenas as definições de "linguagem verbal", "não verbal" e "mista", como também é fundamental sabermos compreender e interpretar textos que utilizam esses três tipos de linguagem. Nesse sentido, é muito comum encontrarmos questões com charges e tirinhas. Sendo assim, é importante identificar e compreender o sentido dos elementos verbais e não verbais em qualquer tipo de texto. 




A charge acima foi utilizada em uma questão de interpretação de textos no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão. Podemos ver que a charge utiliza linguagem mista por combinar desenhos com palavras escritas, ou seja: combina linguagem verbal e não verbal. Por conta disso, precisamos interpretá-la levando em conta todos os elementos visuais, de modo a entender a mensagem da charge em sua totalidade. 

UEMA 2019: A charge apresenta visão crítica sobre formas de interação social na atualidade porque as redes sociais disponíveis na internet têm

a) influenciado convívio harmonioso entre indivíduos de grupos sociais antagônicos.
b) preservado as relações sociais com seus costumes sedimentados e cristalizados.
c) colaborado para a assimilação e a propagação da cultura televisiva.
d) promovido novas formas de socialização baseadas numa relação virtual.
e) determinado ações sociais que mantêm a estrutura hierárquica da sociedade.














GABARITO:

Alternativa "d".





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©