"Embaixo", "em baixo", "denovo" ou "de novo"?


tags: de novo ou denovo gramática de novo junto ou separado de novo ou denovo yahoo denovo ou dinovo denovo junto ou separado denovo ou de novo dicionario denovo ou de novo gramática


1) "De novo" ou "denovo"?

Em relação ao "denovo", o correto é escrever "de novo" (separado). Muita gente cisma em escrever "denovo" junto não sei por quê*. Portanto, escreva de novo. A palavra "denovo" não existe.

* Sabe a diferença entre "por que", "porque", "porquê" e "por quê"? É bem simples: veja aqui.



2) "Embaixo" ou "em baixo"?

Quanto ao "embaixo", há pessoas que associam ao "em cima" e dizem: se "em cima" se escreve separado, então "em baixo" se escreve separado também.

Porém, esse pensamento está errado! De modo geral, se escreve "embaixojunto e "em cimaseparado.

Waldir está em cima do ônibus. 
Waldir está embaixo do banco do ônibus. 


 OBS 1: Eu disse "de modo geral" pois, de fato, existe "em baixo" separado, mas o sentido é outro. É empregado quando "baixo" é um adjetivo. Ex: "Dorovaldina sempre se expressa em baixo calão". Nesse caso, "baixo" é um adjetivo. Para os outros casos (que são os mais usuais) se escreve "embaixo".


OBS 2: Também existe a diferença entre o uso de "embaixo" e "debaixo". Use "embaixo" para indicar estado, ou seja, não indica ação ou movimento (ex: há poeira embaixo da cadeira) e "debaixo" para indicar ação ou movimento (ex:a carta passou debaixo da porta). O termo "abaixo" é mais usados em exemplos do tipo: "leia as regras abaixo descritas", sendo, portanto, usado para apresentar uma listagem ou enumeração, seja lá o que for.


Não se vá!

O blog possui planos de estudo on-line grátis sobre verbos, análise sintática e morfologia, contando com módulos teóricos e com mais de 500 exercícios de vestibulares e de outros concursos. Veja nossos assuntos disponível na barra lateral esquerda ou então clique aqui.

Nós temos uma série de ortografia com as dúvidas mais frequentes dos internautas.            



46 comentários:

  1. me ajudou mto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Muito BOA a ideia (sem acento) do blog, Adorei

      Excluir
    2. Muito boa a ideia do blog, adorei. (com letra minúscula e com pontuação)

      Excluir
    3. Muinto boua a idéia du blogui, ádorei. (Tudo errado =D)

      Excluir
    4. Muito boa a ideia do blog, muito engraçado os comentários, adorei!

      Excluir
  3. parabéns muito bom os textos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários de incentivo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vlw.... me judow bastante!!!!

    ResponderExcluir
  6. super legal! me ajudou bastante. Obrigado DE NOVO.....kkkkk......

    ResponderExcluir
  7. Nossa, fico impressionado com esse blog, é muito bom mesmo. Sempre que digito alguma dúvida de gramática no Google, 90% das veces acabo parando aqui.
    Ótimo blog, parabens!

    ResponderExcluir
  8. Ai, de novo surgiu-me uma dúvida...ao ler o seu texto eu percebi que a frase "se escreve de novo junto ou separado?" talvez esteja errada...
    Talvez a regra tenha mudado, mas não é proibido começar uma frase com um pronome? Nesse caso, deveria ser 'escreve-se de novo...', não é?

    Helen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. Não se inicia um PERÍODO com pronome. Já uma frase ou oração pode começar com pronome desde que não seja a primeira do período.

      Na referida postagem, eu considerei os tópicos 1 e 2 como continuação do período, tendo em vista que eles são apresentados a partir dos dois pontos. O propósito da enumeração após os dois pontos é apenas organizacional. Isso é possível por conta do gênero textual trabalhado. O blog confere ao autor essa liberdade de espaço e organização, ao contrário de um texto mais formal, por exemplo.

      A sua observação foi muito pertinente, pois explorou os aspectos dinâmicos e flexíveis envolvidos num gênero textual mais interativo, que gera uma liberdade de expressão maior não alcançado ou previsto pela protocolos normativos. Fico muito grato pela sua participação e espero ter esclarecido essa questão.

      Vinic

      Excluir
  9. a melhor parte é a associação entre as frases e as imagens ! hahahah

    ResponderExcluir
  10. Muuito bom.
    "Para xingamentos e barracos: aperte a tecla "10" de seu telefone, depois tente morder seu próprio cotovelo e vá pescar!"

    Criatividade é o que há. =)

    ResponderExcluir
  11. # Muito bom, adorei as animações para explicações!
    Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Primeira vez na página. Adorei! E nem curto tanto "Português". Ajudou muito. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  13. noooooooooooosa, parabéns, claro, objetivo e engraçado (:

    ResponderExcluir
  14. Vinic, já faz tempo que te acompanho, parabéns pelas excelente ideias, contudo, quero saber o termo correto: você vai vim ou você vai vir? Pergunto porque vi sua publicação do verbo vir e vier e ficou esta dúvida, muito legal tal publicação. grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente pergunta, amigo.

      A forma correta é perguntar "você virá"?,usando o futuro simples.

      Evite usar o verbo "ir" como auxiliar do "vir" e até do próprio "ir". É daí que surgem pérolas como o "eu vou ir". Simplesmente, não use esses tipos de verbos no futuro composto.

      O "vim" é conjugado no pretérito. Dizer "vai vim" é algo do tipo: "vou para a feira ontem", misturando futuro com pretérito.

      A respeito do "vai vir", é outra construção complicada, pois estamos misturando o "ir" com o "vir".

      Não posso afirmar com certeza se essas formas estão erradas (indicando uma fonte oficial). Porém, simplesmente nós não as usamos (não é o ideal da norma culta). O correto é usar o futuro simples e perguntar "você virá"?

      Excluir
  15. Opa,boa tarde,Olha eu aqui denovo,blog muito bom,sempre que dá passo por aqui,continua postando ai,quero ver isso aqui cada vez melhor,alguem ai sabe desse site http://www.rastreadorgps.org/ ? to querendo saber se é bom,dizem que rastrea carro,moto,pessoas até...alguem ja ouvir falar?abraços,bom trabalho ai com o blog que ta fera!

    ResponderExcluir
  16. ajudou bastante, gostei dos exemplos

    ResponderExcluir
  17. gostei,bem explicado!PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  18. GOSTEI. EDUCATIVO E CRIATIVO. PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  19. Acredito que muitas pessoas escrevem "denovo" porque fazem, mesmo que inconscientemente, uma analogia equivocada com o advérbio "devagar".

    ResponderExcluir
  20. Olá, povo! Há ainda uma situação: a de "de baixo", quando dá a ideia de movimento vertical, em direção a, de um ponto mais baixo para um ponto mais alto. Neste caso, "de baixo" para cima.
    Muito legal são os nomes das personagens dos exemplos!!

    ResponderExcluir
  21. Excelente a postagem! Obrigado e parabéns pelo site pessoal!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Sempre usei "por baixo" ao invés de "debaixo". Posso fazer isso???? Já vi gente usando "por debaixo" rsrs.. Aí também já é demais.

    ResponderExcluir
  23. Para béns* pelo blog!

    * a propósito... "para béns" se escreve junto, ou separado??? rsrsrrs

    ResponderExcluir
  24. Obrigado a todos pelos comentários! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  25. Muito bem, me ajudou muito. Obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  26. Meu camarada, enquanto ao "por baixo" ??? E no caso do "eu vou ir" eu sempre digo apenas "eu vou" ou "eu irei". Estou correto???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, o "por baixo" é o contrário de "por cima". Então, basta fazer essa correspondência.

      No caso do "eu vou ir", você está certo ao dizer "eu vou" ou "eu irei". Afinal, "eu vou ir" é redundante: estamos usando o verbo "ir" como auxiliar dele mesmo.

      Excluir
  27. Muito interessante... adorei *___*

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
Blog do Gramaticando, de Vinícius Souza Figueredo, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Brasil, ANO XI. Tecnologia do Blogger.
©